terça-feira, 21 de maio de 2013

Pará na rota de voos charter da Europa, América e das Antilhas

                                                                                               Foto: Divulgação
Entre 2010 e 2012 o Pará recebeu 61 operações de voos charter, oriundos de países como  Cabo Verde, Suriname, Guiana Francesa, Saint Martin, França, Argentina, Gana e República Dominicana. No total, 1.472 turistas dessa procedência desembarcaram em Belém no período, segundo a Companhia Paraense do Turismo (Paratur), com dados da Infraero, que acaba de anunciar mais 22 operações, desta vez de Curaçao, maior ilha do arquipélago das Antilhas Neerlandesas, país autônomo que faz parte do Reino dos Países Baixos e tem como capital Willemstad.

O anúncio foi feito pela Infraero este mês aos representantes das cerca de 50 entidades que integram o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur).   Ao todo são 22 operações da companhia INC – Insel Air International confirmadas a partir de Belém com destino a Curaçao. Em junho as operações vão ocorrer nos dias 17, 20, 24 e 27. Em julho as datas confirmadas pela INC são 01, 04, 08, 11, 15, 18, 22, 25 e 29. Em agosto vão ocorrer nos dias 01, 05, 08, 12, 15, 19, 22, 26 e 29. Os voos chegarão em Belém sempre às 14h45 e partem 15h50, segundo a Infraero, cada um com 152 assentos.

Espaço São José Liberto, referência cultural, artística,
comercial e do patrimônio histórico de Belém/ Foto: Claúdio Santos

Só em 2010 o Pará recebeu 875 turistas visitantes dessa modalidade, oriundos de Cabo Verde. Em 2011 foram 34 operações, somando 442 passageiros de París e em 2012 aconteceram 10 operações e um total de 155 passageiros vindos de Gana.

“É uma excelente notícia. O principal objetivo da Paratur, ao promover e divulgar o turismo paraense, é ampliar o fluxo de visitantes. A confirmação de voos charter de Curaçao, assim como outros que possamos receber, é muito importante para movimentar esse fluxo e motivar a iniciativa privada a investir mais no turismo. É também um sinalizador positivo ao Governo de Estado que, através da Setur, vem investindo na qualificação da mão de obra que recebe esses turistas". Afirma a presidente da Paratur, Socorro Costa.

O Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, também comemora a boa notícia. “Essa é uma das alternativas de promover melhor incremento de fluxo ao Pará. Essa operação será iniciada pela Insel nos meses de junho, julho e agosto, justamente no período de férias, em que o setor está melhor organizado para receber nossos visitantes, com reforços na área do receptivo, mão de obra, segurança, atendimento de saúde e outros. Seguramente, criará uma nova rota de acesso de visitantes tanto para o Pará quanto para o Brasil”. Explica Adenauer Góes, ao enfatizar que “o Estado vem compreendendo cada vez mais o turismo e a atividade econômica, preparando-se nas diversas vertentes, inclusive quanto á capacitação de recursos humanos, e qualificação do produto turístico, preparos fundamentais para garantir competitividade de mercado”, ressalta.

Abibe Ferreira Júnior  (INFRAERO), Socorro  Costa, ( Paratur) e
 Hildebrando Coelho  Correia  novo superintendente
 do Aeroporto Internacional de Belém

O superintendente Regional da Infraero, Abibe Ferreira Júnior,  diz que esses voos chegam de Curaçao em um momento de crescimento no movimento operacional do Aeroporto. “O recebimento desses voos mostra que Belém tem potencial para receber bem e satisfazer os estrangeiros com a sua beleza, assim como propicia aos paraenses visitarem Curaçao. O que se espera é que esse voo se torne  regular, desde que haja uma demanda suficiente”, declarou.

De acordo com a Infraero os principais países emissivos de voos charters para Belém entre 2010 e 2012 foram: Cabo Verde (Praia), Suriname (Paramarimbo), Guiana Francesa (Caiena), Saint Martin (Philipsburg), França (Paris), Argentina (Buenos Aires), Gana (Acra) e República Dominicana (Santo Domingo). Alguns dos mercados, inclusive, integram mercados prioritários do Plano Ver-o-Pará- Plano Estratégico de Turismo do Pará , a exemplo da Argentina, França e Suriname.


Texto: Benigna Soares - Gêrencia de Comunicação Paratur

Um comentário: