quarta-feira, 3 de abril de 2013

Agências aprovam roteiro turístico de 8 dias e 7 noites no Pará



Belém, Marajó e Tapajós são as regiões turísticas principais apresentadas como opção de  novo roteiro turístico para quem pode aproveitar 8 dias e 7 noites no Pará. A apresentação, às agências de viagens,  guias de turismo e outros membros do trade paraense, foi realizada na manhã desta quarta-feira, dia 3, pelo secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes.

O roteiro, elaborado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Setur com apoio da empresa de consultoria Chias Marketing, propõe às agências de turismo comercializar pacotes que ampliem a permanência do turista no Pará, apresentando os inúmeros produtos disponíveis nas regiões turísticas de Belém (capital, distritos e ilhas), Marájó (Soure e Salvaterra) e Tapajós (Santarém e Alter-do-Chão).

“O roteiro aprimora a oferta de produtos e serviços que as agências de turismo já estão ofertando e amplia as possibilidades dessa oferta”. Disse Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav-Pa). Ela elogiou o resultado do primeiro ano de execução do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), após balanço feito pelo titular da Setur, Adenauer Góes, que anunciou que o pacto entre iniciativa privada, governo e sociedade civil organizada firmado em 2011, quando houve a criação da Setur, se mantém e vem dando bons resultados ao Pará. “Teremos em breve novos produtos para anunciar, fruto do envolvimento de todos e dessa parceria”. Adiantou Rose.

Anete Ferreira, consultora da Chias Marketing, empresa contratada para dar consultoria ao Governo do Estado explicou que o Plano Ver-o-Pará resultou de pesquisas junto a diversos segmentos do turismo paraense, dos agentes nacionais e internacionais que comercializam o produto Pará e também das operadoras de turismo. O roteiro, sugerido à agências, resulta também desse planejamento, que vem com a proposta de contribuir para  que o Pará seja o destino líder da Amazônia até 2020. 

Na ocasião a diretora de Produtos Turísticos da Setur, Conceição Silva da Silva, apresentou os titulares das gerências da Setur responsáveis pela criação de novos produtos turísticos, fortalecimento dos que já existem na grade do Plano Ver-o-Pará, a partir das regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, onde predominam os segmentos cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

O roteiro  "Pará: 8 dias e 7 noites"  está sendo colocado pela Paratur nas prateleiras das principais operadoras e agências de turismo do Brasil e exterior, como estratégia de vender os produtos turísticos do Estado tendo como carro chefe Belém, Marajó e Tapajós. Estação das Docas, em Belém, praia do Amor, em Alter-do-Chão, artesanato marajoara, no Marajó, são alguns desses produtos, que cada vez mais ganham a simpatia dos turistas.

O biólogo e apresentador de um programa de tv, Richard Rasmunsen, que participou da reunião, é um desses adeptos do turismo paraense. Ele trouxe ao Governo do Estado, através do Instituto de Artes do pará (IAP), da Paratur e Setur, entre outros parceiros, um projeto de resgate, valorização e comercialização do artesanato do Marajó, segundo ele por reconhecer "o valor histórico e cultural desse material, que só existe na Amazônia, no Pará". 

“O Governo do Estado vem cumprindo sua missão de, através de políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento social e econômico do Estado, fortalecer o turismo como atividade econômica capaz de impulsionar a geração de emprego e renda”.   Afirmou Adenauer, que avaliou positivamente  o resultado do primeiro ano do Plano Ver-o-Pará e da Setur, que fortalecem a missão de promoção e divulgação que já vem sendo realizadas pela Paratur.

A reunião que aconteceu no Hotel Regente, no bairro de Nazaré, reuniu cerca de 60 pessoas, entre representantes do setor hoteleiro, agentes de viagens, guias de turismo, imprensa especializada, gestores municipais, entre outros.  Durante o “café com trade”, a Setur  também apresentou o cronograma de feiras e eventos onde o destino Pará vai ser promovido e divulgado em 2013. O calendário segue as diretrizes do Plano Ver-o-Pará, que aponta como mercados nacionais prioritários alguns estados vizinhos do Pará, além de São Paulo, Santos, Campinas, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, em São Paulo, Belo Horizonte (MG) Rio de Janeiro (RJ), na Região Sudeste do país. No Centro-Oeste, Brasília e  na Região Sul: Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Já na Europa a prioridade do Governo do Estado será Portugal, França, Inglaterra e  Alemanha. Países escandinavos também estão no alvo de captação de turistas ao Pará, entre os quais Oslo, Estocolmo e Copenhagen. Na América do Norte a Paratur vai buscar fluxo turístico com ações em Nova York, Los Angeles e Miami (EUA). Na América do Sul, os turistas escolhidos são de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), das Guianas e do Suriname.

O balanço de resultados do Plano Ver-o-Pará, a política de captação de Eventos, a implantação da Escola de Gastronomia da Amazônia e a estruturação de produtos turísticos segmentados também estiveram na pauta do encontro, que visa contribuir para melhorar  a oferta de produtos  turísticos e do receptivo paraense.

Benigna Soares - GEC Paratur

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