quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Exposição Belém da Memória pode ser vista até dia 18 no Parque Shopping


Pode ser vista, no Parque Shopping, até o próximo dia 18, a exposição fotográfica Belém da Memória, aberta em comemoração aos 397 anos de Belém no último dia 11. O Repórter Fotográfico Ray Nonato, do jornal O Libral, é o curador da mostra que reúne 20 imagens da capital no início do século passado, no período da Belle Époque.  O projeto que leva o nome de Belém da Memória pode ser visto no primeiro piso do shopping . "Essas imagens são pouco conhecidas do público e muito diferentes daquelas expostas na internet. Algumas delas foram extraídas de cartões postais datados de mais um século", explica Ray Nonato. " Quase quatrocentos anos de história merece um olhar mais atento, um cuidado redobrado, uma atenção especial". Afirma o fotógrafo, que é membro da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo - Abrajet Pará.

A exposição tem essa pretensão: fazer um comparativo, mostrar o quanto é importante cuidar bem desse patrimônio que encanta a nossa gente e quem nos visita. Como as imagens falam mais que todas as palavras, deixe que elas toquem seu coração, sua mente e sua responsabilidade social sobre todo esse rico acervo aqui apresentado.

As imagens do início do século passado insinuam Belém como a capital mais européia da região Norte com seus casarões, ruas, praças euroamazônicas, teatro e igrejas nos moldes franceses.
A proposta do Parque Shopping é mostrar que esse legado merece uma atenção especial, embora parte do patrimônio que foi perdido pelas ações do tempo e do homem. É a contagem regressiva para os 400 anos de fundação de Belém do Pará.


A exposição tem patrocínio do Parque Shopping, das Organizações Romulo Maiorana (ORM), da Mídia 4, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e do Centro Cultural Tancredo Neves (Centur).



Local: Parque Shopping Belém - Primeiro piso
Data da Exposição:  até 18/01/2013
Endereço: Rodovia  Augusto Montenegro, Número 4.300
Mostra: As 20 imagens, com tamanho  50 x 80, foram reproduzidas do livro Belém da Saudade, editado pela Secult.

Nenhum comentário:

Postar um comentário