sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

SETUR realiza ações para o fortalecimento do turismo em Bragança

Marujas em frente à igreja de São Benedito (Foto: Rádio Pérola)

A Igreja de São Benedito, patrimônio cultural do município de Bragança, na região nordeste paraense, ganhará iluminação arquitetural de sua fachada, graças a recursos viabilizados pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR) em atendimento à solicitação da Associação Bragantina de Músuca (ABM) e do Instituto de Artes Aurimar Monteiro de Araújo (AMA). O projeto de iluminação, assinado pela arquiteta e lighting designer Lucia Chediek, será inaugurado neste sábado (8).

Erguida no século XVIII, a igreja de são Benedito fica localizada no largo de mesmo nome, que faz parte do principal cartão-postal da cidade de Bragança: a orla do Caeté. O templo católico apresenta estilo eclético, influenciado por diversas tendências trazidas da Europa para o Brasil durante a era colonial e possui forte relevância para o município, por ser considerado o berço de uma das mais importantes manifestações culturais e religiosas do Estado: a Festividade de São Benedito, da qual faz parte a Marujada, declarada como patrimônio cultural e artístico do Pará, através da lei 7.330/09.

A iluminação integra o projeto Incubadora de Eventos, da Diretoria de Políticas Públicas de Turismo, da SETUR. "Selecionamos alguns eventos emblemáticos no Pará, a exemplo da Marujada de Bragança, para trabalharmos no sentido de dar a esses eventos melhor performance quanto ao design, planejamento e operacionalização dos eventos. No caso da iluminação de Bragança, o design da iluminação, é uma das contribuições principais para a melhoria do evento”, informa Álvaro do Espírito Santo, titular adjunto da SETUR e diretor de Políticas Públicas do Turismo.

De acordo com as projetistas, que dentre outros trabalhos realizaram a iluminação externa da Basílica Santuário de Nazaré, em Belém, “a iluminação dará uma identidade clássica, ressaltará os elementos arquitetônicos e os símbolos religiosos presentes na fachada, assim como, a linda imagem de São Benedito localizada em baixo da cruz”, informam.  A ideia é dar ênfase às linhas e volumes, através da contraposição de temperatura de cores quentes e frias. Para receber o projeto, foi realizado um breve trabalho de restauração da fachada. 

Lúcia Chedieck, que é paraense, natural do município de Bragança, mas há 22 anos reside em São Pauo (SP), iniciou a instalação da iluminação no final de novembro. A inauguração da iluminação, que ocorre neste sábado (8), criou grandes expectativas de abrilhantar mais ainda a programação oficial da Festividade de São Benedito em 2012.

POLÍTICAS PÚBLICAS - Alvaro do Espírito Santo, informa que, além de Bragança, onde o foco é a melhoria da Marujada, a SETUR também vai investir em outros eventos nos municípios de São Caetano de Odivelas (Boi Tinga), Oriximiná (Círio de Santo Antônio), Santarém (Sairé), Barcarena (Paixão de Cristo), e Marapanim (Festival de Carimbó).  "Nosso setor de pesquisas comprova que o fluxo de pessoas para esses municípios vem aumentado, o que exige melhor qualificação dos eventos", informa.

FAMTUR - Nos dias 26, 27 e 28 equipe da SETUR vai realizar um Famtur (viagem de familiarização) com agentes de viagens de Belém para apresentar a eles os principais produtos turísticos ofertados por Bragança, em especial a Marujada, referência para o turismo na Região Amazônia Atlântica. 

Texto: Benigna Soares e Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário