segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Casa Cor Pará 2012 encerra com avaliação positiva também para o turismo

Oratório que homenageava a padroeira
dos Paraenses, N. S. de Nazaré.
 A segunda edição da Casa Cor Pará, que teve início no dia 10 de outubro e foi encerada neste domingo, (02), tendo como tema "Moda. Estilo. Tecnologia", reuniu 59 expositores em uma área de 5.500 m², com espaços cuidadosamente decorados para agradar ao público de mais de 30 mil pessoas que passou pelo local durante os dias do evento.

Segundo os franqueados, 2012 foi um ano ainda mais promissor para o evento que movimentou a economia local em mais de R$ 15 milhões, gerando aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. De acordo com Isan Anijar, um dos organizadores da mostra, a Casa Cor foi benéfica também para o setor turístico do estado, sendo até mesmo uma espécie de atração. “Registramos este ano a presença de cerca de 2.600 turistas em grupos que vieram de outros estados especialmente para visitar o evento e também fazer negócios”, informou Isan.  “Fomos a segunda maior mostra da franquia e colocamos o Pará no calendário dos grandes realizadores de eventos deste segmento. Estamos satisfeitos, mas queremos ser o primeiro lugar nesse ranking”, completou.

O Secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes,
conduz a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ao lado
de Isan Anijar, um dos organizadores da Casa Cor Pará
Na última sexta-feira, como parte da programação os últimos dias da Casa Cor Pará, foi apresentado ao público um oratório que homenageava Nossa Senhora de Nazaré, elaborado pelas arquitetas Baviera Madureira e Leila Giusti, que conceberam a peça em formato de instalação que buscava "despertar os sentidos dos visitantes pela visão, audição e olfato, convidando á meditação e reflexão ", informaram as profissionais.

A inauguração do oratório contou com a presença do Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, que conduziu um cortejo levando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré até o espaço, onde ela foi entronizada e o oratório aberto à visitação do público. Adenauer elogiou a iniciativa das arquitetas. “O carinho do povo paraense por Nossa Senhora de Nazaré é algo que vai além do Círio de Nazaré, no mês de outubro, mas é vivido de maneira intensa em todos os momentos. O paraense se entrega profundamente a esta devoção e vive isso em todos os aspectos de sua vida”, afirmou o Secretário.

A imagem é entronizada no oratório pelas arquitetas
O interior do oratório, perfumado com essências, apresenta uma grande tela onde é projetado um filme que simboliza uma chuva de lírios e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré que surge em direção ao centro da tela. Uma música suave complementa o clima de meditação. “Apresentamos um espaço onde o público pode interagir. As pessoas que adentram têm uma visão de um ambiente para contemplar Nossa Senhora de Nazaré e também admirar uma obra de arte. Trata-se de uma instalação sensorial”, afirmaram as arquitetas responsáveis pelo trabalho. Na ocasião foi cogitada a possibilidade de levar a instalação para outros espaços públicos para exibição permanente. A sugestão é que seja um dos shoppings da cidade. “Vamos conversar com os gestores dos espaços para saber dessa possibilidade para que mais pessoas possam contemplar esta verdadeira obra de arte”, informou Adenauer Góes.

As arquitetas Baviera Madureira e Leila Giusti emocionadas
CASA COR PARÁ - A mostra contou com espaços decorados em homenagem a ícones fashion e da música, que propagam o nome de nosso Estado pelo mundo. Entre as personalidades homenageadas estiveram a Top Model Caroline Ribeiro, o designer Carlos Alcantarino, a dupla Joelma e Chimbina, a cantora Fafá de Belém, madrinha da mostra e o arquiteto responsável pelos projetos do evento em 2011 e 2012 Dr. Alcyr Meira. Além de ambientes decorados para fazer o público sonhar e se inspirar, a Casa Cor Pará 2012 contou com uma vasta programação de lazer e opções para curtir com a família, bem como espaço para compras na loja oficial da mostra paraense.

Texto e fotos: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur


Adenauer Góes e Isan Anijar, juntamente com as arquitetas
Baviera Madureira e Leila Giusti, no interior do oratório

Quadro do vídeo exibido no oratório

Nenhum comentário:

Postar um comentário