sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Oratório que homenageia Nossa Senhora de Nazaré é atração nos últimos dias da Casa Cor Pará


Acontece em Belém até o próximo dia 02, a segunda edição da Casa Cor Pará, maior evento de arquitetura, design e paisagismo que o Estado já recebeu. A mostra está acontecendo desde o dia 10 de outubro, em um prédio de 5.500 m², com 59 ambientes descorados, fazendo o público sonhar com novidades tecnológicas e cheias de estilo para seus lares.

Uma das atrações dos últimos dias da Casa Cor é a inauguração de um oratório que homenageia Nossa Senhora de Nazaré, assinado pelas arquitetas Baviera Madureira e Leila Giusti. A inauguração acontece hoje (30), a partir das 20h, em um dos ambientes da Casa Cor Pará, que está instalada na Avenida Conselheiro Furtado, próximo a um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, o Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas.

Na ocasião será realizado um cortejo pelos ambientes levando a imagem da Rainha da Amazônia até o oratório, contando com a presença de representantes da Basílica Santuário de Nazaré e da Diretoria do Círio, contando ainda com a apresentação da cantora lírica Brenda Costa, que entoará canções alusivas à Maria. Também marcará presença no evento o Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, que elogiou a iniciativa das arquitetas em compor o espaço. “O carinho do povo paraense por Nossa Senhora de Nazaré é algo que vai além do Círio de Nazaré, no mês de outubro, mas é vivido de maneira intensa em todos os momentos. O paraense se entrega profundamente a esta devoção e vive isso em todos os aspectos de sua vida, como neste caso, na atuação dessas duas conceituadas profissionais”, afirmou o secretário, que também convida o público a participar da inauguração do espaço: “vale a pena conferir este magnífico trabalho de arte e fé”, convida.

CASA COR - Segundo os franqueados, 2012 promete ser um ano ainda mais promissor para o evento que em sua primeira edição, que recebeu mais de 30 mil visitantes e movimentou a economia local em mais de R$ 15 milhões, gerando aproximadamente mil empregos diretos e indiretos na área da construção civil do Estado.

ORATÒRIO -  A arquitetura é uma forma de fazer, um fazer dinâmico, que prima pelo bem estar do indivíduo dentro do espaço que o acolhe, como se estivesse no útero materno, ergonomia. “Apresentamos um espaço onde as pessoas que adentrarem terão uma visão de um ambiente para contemplar Nossa Senhora de Nazaré, a padroeira do Estado do Pará e também admirar uma obra de arte, uma instalação sensorial”, afirmam as arquitetas responsáveis pelo trabalho.

A obra apresenta uma estrutura metálica que remete ao manto de Nossa Senhora, além de embarcações, cabeças em miriti e uma rede de pesca, que remetem ao modo de vida do paraense, devotos e pescadores devotos. Traz também bolas vermelhas que simbolizam sementes, “nós que já fomos sementes e as plantas, todos estamos sendo homenageados no espaço”, justificam as autoras.

Internamente, o piso é grama sintética, para que as pessoas ao entrarem, sintam como se estivessem em um jardim, a parede é revestida com tecido, este que representa o céu ao amanhecer, com a estrela Dalva, que representa o Pará na bandeira do Brasil, a constelação do Cruzeiro do sul, dentre outras.

Na ocasião será projetado um filme, “que exemplifica as lágrimas de comoção que se transformam em gotas de chuva, e estas em pétalas de lírio que se unem formando a flor de lírio, que é o símbolo da pureza, amor eterno, a fartura, transformando em um buquê, onde repousa a imagem de Nossa Senhora de Nazaré trazendo aos pés a flor de girassol, cujo significado intrínseco é de adoração à vida representando entre outras coisas a dignidade, a fertilidade e a glória, com um fundo musical de água da chuva, do canto do uirapuru e o lírio mimoso tocado ao violino com entradas de piano, e o aroma de lírios no ar, como em um jardim”, informam Baviera Madureira e Leila Giusti.

Serviço: A inauguração do oratório em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré acontece hoje, às 20 horas, com um cortejo levando a imagem de Nossa Senhora, na Casa Cor Pará.


Texto: Fabrício Coleny - Gerência de Comunicação da Paratur.

Nenhum comentário:

Postar um comentário