sábado, 4 de agosto de 2012

Setur busca fortalecimento de relações internacionais com o Suriname e melhorias no receptivo turístico

Suriname possui muitos encantos turísticos.
Foto: Benigna Soares
 

Hoje o Suriname possuí mais de 50 mil brasileiros em seu território, a maioria vivendo em Paramaribo.  Ampliar o número de vôos que ligam o Pará a esse país foi o objetivo de uma reunião na manhã da última sexta-feira, dia 3, entre o secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, o superintendente regional da Infraero, Samuel Sales, o assessor da Superintendência Regional da Infraero, Manoel Campos e o coordenador de treinamento aeroportuário do Aeroporto Internacional Johan Adolf Pengel, do Suriname, Lloyd G. Lingers.

Durante o encontro, que ocorreu na sede da Infraero, em Belém, os participantes dialogaram sobre parcerias visando superar dificuldades hoje existentes para a permanência de vôos regulares que interliguem o Pará a esse país e conseqüentemente à Europa, através da França e de seus departamentos.   Adenauer Góes explicou que o Governo do Estado, ao lançar no ano passado o Plano Ver-o-Pará, que traça as estratégias do turismo paraense a serem executadas até 2020, tem como ações previstas estabelecer relações internacionais que fortaleçam essa atividade como fator econômico que vai além do fluxo turístico.

“Temos interesse em estreitar relações com o Suriname e com outros países e departamentos da França no que diz respeito à mobilização de pessoas, tanto para lazer quanto para negócios, bem como ao transporte de cargas na relação importação e exportação destas mercadorias que entram e saem do país, através de outros estados”. Disse Adenauer Góes, ao explicar que mudanças nessa dinâmica abrem oportunidades de tornar Belém um pólo importante dessa transação.  O Estado, diz ele, perde mercado nessa área de transportes de carga para estados que não possuem fronteira com as guianas (Francesa e Inglesa). “Uma perda significativa para a economia regional”. Diz Adenauer.

O Pará é atraente ao público francês
Foto: Jean Barbosa - Paratur
Na oportunidade os representantes dos dois países discutiram ainda sobre possibilidades de aumentar as rotas da empresa aérea Surinam Airways para o Pará, facilitando assim a entrada e saída de cidadãos entre o Suriname e o Brasil, levando em conta que a localização geográfica do Pará faz do Estado o portão ao Brasil, o que representa acesso fácil e custo reduzido para outros países da América Central, América do Norte, Caribe e, inclusive, para a Europa.

O assunto, segundo o representante do Suriname, está sendo levado aos órgãos oficiais de turismo e de transporte do seu país, para que o processo ganhe força maior e caminhe para que novos acordos sejam estabelecidos e colocados em prática. Está prevista para a próxima terça-feira, dia 7, uma nova reunião entre Adenauer Góes, da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Robby Raghoe, gerente da Surinam Airways/Belém para definir o assunto.

Navega Pará – Durante o encontro Adenauer Góes, da Setur, e Samuel Sales, da Infraero, chegaram à conclusão de que até o final de agosto o programa Navega Pará, estará sendo implantado no Aeroporto Internacional de Belém, uma iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, juntamente com a INFRAERO. O programa, que visa tecnologia de informática, internet e dados, está sendo implantado pela PRODEPA (Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará).

Também esteve na pauta a realização, pela Setur, através do Programa Estadual de Qualificação profissional do Turismo (PEQTUR), de cursos de idiomas e outros voltados aos taxistas do aeroporto, com objetivo de aprimoramento do receptivo turístico. A intenção é que os cursos, que terão apoio do CCBEU Belém, sejam extensivos aos lojistas e demais que atuam diretamente com o atendimento ao público no aeroporto, onde a Paratur – Companhia Paraense de Turismo -, já matem um Posto de Informações Turísticas especializado nesse tipo de atendimento.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur e Renata Von-Grapp - Setur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário