sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Secretários de turismo e de desenvolvimento do Pará recebem jornalistas especializados em turismo de São Paulo e cineastas alemães

Adalberto de Oliveira (Jornal Tema, de São Paulo), Carlos Eduardo
de Oliveira(Revista Gula, de São Paulo e Revista americana Billboard,
da Brazilian News, de Londres), Sidney Rosa (Secretário Especial de
Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção),
Adenauer Góes (Setur), Socorro Costa (Paratur),Marcos Kantis e
Martin Lehwald
O secretário Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção, Sidney Rosa e o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, receberam na manhã desta sexta-feira, dia 3, jornalistas especializados em turismo, convidados da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) para cobertura do Terruá Pará, evento realizado pela Fundação Paraense de Radiodifusão (FUNTELPA) e Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), voltado à promoção e difusão da cultura paraense através da musicalidade e de outras expressões de artistas da terra. Os jornalistas Adalberto de Oliveira, do Jornal Tema, de São Paulo, que circula nos principais aeroportos do Brasil, e Carlos Eduardo Oliveira, correspondente da revista americana Billboard, da Brazilian News, de Londres e da Revista Gulla, de São Paulo falaram sobre a importância de eventos como o Terruá para que o mundo conheça o Pará.

“Agradeço à Paratur pela oportunidade de voltar ao Pará, que admiro e tenho muita satisfação em divulgar, em especial a música, que acompanho e a gastronomia, que aprendia apreciar com o saudoso chef paraense Paulo Martins”. Disse Carlos Eduardo, da revista Gulla, que em 2004 esteve no Pará à convite da Paratur, ainda na gestão de Adenauer Góes como presidente, cobrindo o Ver-o-Peso da Cozinha Paraense, festival gastronômico que há mais de dez anos é referência na promoção da culinária do Pará como atrativo turístico.

Admirador do Círio de Nazaré Adalberto de Oliveira falou da admiração que tem pelo Pará. “Em 2004 publiquei no Tema uma reportagem enviada pela Paratur sobre a inauguração da Estação das Docas e desde então acompanho o turismo paraense e divulgo as ações da Paratur e do Pará”. Relatou Adalberto, pela primeira vez em Belém.

CINEMA – Tudo indica que em outubro o Pará será o cenário do longa metragem alemão Verloren im Dschungel. O Pará competia com Manaus para ser cenário do filme, que vai narrar uma história de amor que terá como cenário Belém e uma das comunidades insulares do Pará, possivelmente Cotijuba,Ilha do Combu, São Caetano de Odivelas ou Barcarena, que estão sendo prospectadas pela direção e produção do filme com apoio da Paratur. Os produtores Martin Lehwald e Marcos Kantis e o diretor, Carlo Rola, falarm aos secretários que a idéia é mostrar o enredo do filme associado aos encantos da Amazônia.
“Um casal alemão sofre um acidente de avião e a esposa fica perdida na floresta. Após muitas buscas ele volta para a Alemanha e acaba casando novamente. Mas, cinco anos depois, aqui no Brasil, descobre que a esposa está viva, na Amazônia, vivendo em uma comunidade ribeirinha do Pará. Ele, então, vem ao encontro dela”. Adiantou o produtor Marcos.

Para Martin, a busca a decisão de gravar no Pará e não mais no Amazonas foi pela receptividade do Governo do Estado para o projeto, cujo roteiro passará por adaptações por que estava centrado nas características do rio Amazonas.

O Governo do Estado tem todo o interesse de apoiar esse tipo de iniciativa que valoriza a Amazônia, que divulga positivamente o Pará. Explicou Sidney Rosa, ao delegar à presidente da Paratur, Socorro Costa, a missão de conduzir as articulações necessárias para que o Estado apóie a iniciativa.

Socorro explicou a importância do filme no contexto da promoção e divulgação do Pará, em especial por, segundo os realizadores, ter como países onde será exibido, além do Brasil, Alemanha, Portugal e outros que estão entre os prioritários para a promoção do destino Pará na Europa. Outro fator positivo é que parte do elenco do filme pode ser brasileiro, a exemplo da atriz Regina Duarte, que está cotada para ser a protagonista.

“O filme representa mais uma ação que pode dar retorno de divulgação positiva do nosso estado. Vem ao encontro do trabalho que estamos desenvolvendo. Disse Socorro.

Adenauer Góes, que em 2011 teve o primeiro contato com os produtores, através da Paratur, que presidia na época, ratificou o apoio através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por compreender a importância para a promoção, divulgação e o marketing do turismo do Pará, que podem ser inseridos no contexto do filme.


Texto: Benigna Soares - GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário