Os números constam no relatório apresentado pelo Belém Convention & Visitors Bureau (BCVB) referente ao 1º Encontro de Dirigentes de Entidades Nacionais e Internacionais que aconteceu durante a sexta edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA 2012), entre os dias 21 e 24 de junho, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém.
O encontro, que fez parte da programação da FITA 2012, contou com a participação de personalidades e dirigentes de entidades médicas nacionais e internacionais, visando a promoção de Belém e a divulgação do estado do Pará como local viável para a realização de eventos promovidos por essas entidades. A FITA foi uma promoção do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur).
De acordo com a organização, encontro teve seu objetivo plenamente alcançado, o que pode ser confirmado nos testemunhos recebidos após o evento, como o do Dr. Eugênio Costa de Souza, Vice-presisente da Sociedade Brasileira de Urologia: “Voltei desta viagem muito impressionado com o que vi em Belém, convencido da estrutura para a realização de grandes eventos médicos. A SBU estará ciente do potencial da cidade e região”, afirmou em correspondência enviada ao BCVB após sua passagem por Belém. Os elogios vieram de todos os representantes e se estendem não apenas à cidade, como também à organização da FITA.
Participaram da reunião representantes de 22 sociedades e associações com abrangência internacional e nacional, que até 2017 devem realizar cerca de 80 eventos que abrangem congressos, cursos, jornadas, simpósios e premiações, reunindo um público que ultrapassa 130 mil participantes. Deste total, as entidades demonstraram um grande interesse e possibilidade da realização de pelo menos 15 em Belém, atraindo um público total estimado em mais de 37 mil participantes. Boa parte desses eventos já está em período de captação, o que facilita as chances de poder trazer os eventos para Belém.
Cogita-se que uma outra grande vantagem para a realização dos eventos por aqui é o fato de alguns competirem com o período da realização de outros grandes eventos no país, como a Copa do Mundo, Olimpíadas e Jornada Mundial da Juventude. Esses podem trazer também fluxo para Belém. A Copa de 2014, por exemplo trará fluxo de Manaus, que é sub-sede do evento, para Alter-do-Chão, em Santarém, na região turística do Tapajós. Os turistas buscam, no Pará, as belas praias da região, já que Manaus não possui esse tipo de atrativo, muito demandado por turistas do mundo.
Socorro Costa, presidente da Paratur, comemora o recebimento do relatório, assinado pelo Diretor Executivo do BCVB, Cézar Coimbra.
“Os dados são muito positivos e mostram que foi sábia a estratégia de marketing da Paratur, ao investir também durante a Fita na participação de realizadores de eventos”. Avalia Socorro, ao lembrar que tanto Paratur quanto Setur estão atentos à tendência de Belém para os segmentos de negócios e eventos.
RESULTADOS – Dados da Paratur e Setur, através da Strategic Consulting, empresa contratada para executar a Bolsa de Negócios na Fita, revelam que 45 suppliers participaram do evento, sendo 62.22% do Pará, 6.66% da Região Norte, 15.55% do Nordeste, 2.25% do Centro Oeste. O Sudeste foi representado por 6.66% e o Sul 6.66%.
A expectativa de geração de negócios para próxima temporada, segundo os realizadores da Fita é de U$ 60.302.000,00 (sessenta milhões trezentos e dois mil dólares). No prazo de 90 dias os suppliers receberão uma pesquisa cujo conteúdo abordará a efetivação de negócios iniciados na FITA 2012.
Ao todo foram agendados 299 encontros entre os suppliers e buyers, fora as agendas espontâneas. Um bom exemplo foi o encontro de representantes da Martinica com a agência Amazon Star Turismo, especializada em receptivo de fluxo da França Metropolitana e seus departamentos. A Martinica despertou interesse, inclusive, pelo Passaporte Pará, produto turístico lançado pelo Governo do Pará durante o evento. A notícia foi dada aos dirigentes da Paratur e Setur durante uma reunião com a delegação de empresários e o governo da Martinica, na penúltima noite do evento, no Hangar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário