
A maior demonstração de fé e devoção do povo paraense ganha espaço especial no evento que divulga produtos e serviços ao público católico do Brasil. A feira que acontece desde 2003, este ano reúne aproximadamente 200 expositores, em um espaço de cerca de 17 mil metros quadrados, no Expocenter Norte, em São Paulo, foi aberta nesta quinta-feira (5).
O governo do Pará está representado na 9ª edição da Expocatólica pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com um estande que traz como elemento principal o Círio de Nazaré e mostra o Pará como “A obra prima da Amazônia”. O Círio é um dos principais destaques do Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo do estado, lançado pelo governador Simão Jatene com o intuito de fomentar o turismo paraense. A intenção da participação na feira é divulgar o Pará como destino, tendo o Círio como vitrine imprescindível, especialmente em se tratando do turismo religioso e cultural.

A feira foi aberta hoje pela manhã, com uma missa presidida por Dom Milton Kenan Júnior, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. Ao final da celebração o religioso abençoou os expositores com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. “O Círio de Nazaré é uma das mais belas demonstrações de fé do povo brasileiro. somos todos filhos da Mãe de Deus”, afirmou o religioso.
A imagem, que é uma réplica da imagem chamada de peregrina, tem lugar de destaque no estande, onde pode ser venerada pelos visitantes da feira. A padroeira dos paraenses chama a atenção e muitos param para olhar mais de perto ou mesmo posam para uma foto ao seu lado. Esse sucesso já foi vivenciado em outros eventos onde a Setur e a Paratur estiveram presentes levando Nossa Senhora de Nazaré e divulgando o Círio.

Fábio Castro, coordenador do evento, informa que a “feira tem crescido bastante em todos os sentidos, mas especialmente no turismo religioso. O Círio de Nazaré está entre os mais conhecidos roteiros da fé católica no Brasil e este ano contamos, pela primeira vez na Expocatólica, com a participação desta grandiosa festa”.
O ponto alto da participação do Pará na feira será neste sábado (07), quando deve ser realizado um cortejo que percorrerá os corredores do evento. A imagem de Nossa Senhora de Nazaré será conduzida por missionários da Congregação dos Arautos do Evangelho e o cortejo contará ainda com o padre José Maria Ribeiro, presidente da associação Nacional de Presbíteros do Brasil. Ao final da mini-romaria, haverá a apresentação do pianista e superintendente da Fundação Carlos Gomes, Paulo José Campos de Melo, que acompanhará a soprano Dione Colares na execução de canções alusivas ao Círio. O Secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, deverá fazer um convite especial aos participantes da feira para que possam participar da festa em Belém.

Adenauer Góes também deve cumprir uma extensa agenda de reuniões, dentre elas com operadoras de turismo religioso que operam ou estão interessadas em começar a operar em Belém. Um dos demais compromissos do secretário é o início da articulação da participação do Pará na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada no Rio de Janeiro, no próximo ano. Fábio Castro adianta que “em 2013, a Expocatólica será o evento oficial da JMJ. O objetivo é acolher os participantes de todo o Brasil e de outros países que participarão da Jornada. Nos sete dias de feira nós teremos uma mostra da grande diversidade das manifestações católicas no país. Será a maior feira religiosa do mundo, claro, contando com a presença do Círio de Nazaré, que terá um lugar especial no evento”.
A Expocatólica segue até o próximo domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário