O titular da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), Adenauer Góes, e a presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, assinaram na tarde da última quinta-feira, dia 19, termo de compromisso com o Modelo de Gestão para Resultados, lançado na ocasião pelo governador do Pará, Simão Jatene. O novo modelo, que envolve praticamente todas as áreas da gestão pública, foi lançado durante cerimônia no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Durante o lançamento, o governador também autorizou o programa de formação de gestores e qualificação do servidor público, que será executado pela Escola de Governo do Pará.
Na área do turismo o novo modelo permitirá a tabulação permanente de dados quantitativos e qualitativos sobre os programas, projetos, ações e serviços desenvolvidos a partir do Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur), que inclui a Setur, Paratur e Fomentur (Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, seguindo as diretrizes do “Ver-o-Pará”, que é o Plano Estratégico de Turismo do Pará.
O Plano Estratégico do Turismo Paraense, lançado em 11 de novembro do ano passado, aborda desenvolvimento e marketing e aponta dois eixos prioritários de investimento: a promoção do turismo paraense nos mercados prioritários - tanto regional, como nacional e internacional -, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, missão da Paratur e o desenvolvimento e fomento de novos produtos turísticos, além do fortalecimento das políticas públicas de turismo, missão da Setur.
Fazem parte do Plano, elaborado com apoio e consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, nove macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados para ações de marketing. A execução do Plano contempla também as metas estabelecidas para o setor do turismo pelo governador Simão Jatene, a partir do lançamento do novo Modelo de Gestão para Resultados.
Entre as metas estabelecidas pelo Governo do Estado, visando o desenvolvimento do turismo sustentável como garantia de geração de emprego e renda, melhor qualidade de vida à população e redução da pobreza e desigualdades sociais, por meio do programa Turismo na Amazônia e das ações de acessibilidade e logística de transporte para o Marajó, implantação de projetos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur- PA), realização do inventário turístico do Pará, promoção e divulgação do Pará, construção de centros de convenções, fomento à diversificação do turismo e da pesca esportiva como atrativo turístico, implantação de banco de dados do turismo. Também são metas o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, além de qualificação de profissionais do turismo, fortalecimento da comunicação pública governamental, com implementação de ações de publicidade aplicada ao turismo nacional e internacional. A revitalização e preservação da memória e identidade cultural, ações de pesquisa e inventário do patrimônio cultural, pacto pelos direitos humanos por meio do combate ao abuso de crianças e adolescentes no turismo também estão no acordo assinado pelos dirigentes da área do turismo que resulta no novo Modelo de Gestão para Resultados, lançado pelo governador Simão Jatene.
As metas visam melhorar a presença do destino Pará e dos seus produtos turísticos nos mercados nacionais e internacionais.
O lançamento do Modelo de Gestão para Resultados e a parceria entre os gestores da Paratur e da Setur foram temas também de uma primeira reunião entre eles e os servidores da Paratur, na manhã desta sexta-feira, dia 20, no auditório Carlos Rocque, na sede da Paratur. Na ocasião tanto Adenauer quanto Socorro assumiram o compromisso juntos aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo paraense de continuidade e fortalecimento do Plano Estratégico do Turismo do Pará, visando bons resultados ao setor, que garantiu em 2011 a visitação de mais de 700 mil turistas.
Na área do turismo o novo modelo permitirá a tabulação permanente de dados quantitativos e qualitativos sobre os programas, projetos, ações e serviços desenvolvidos a partir do Sistema Estadual de Gestão do Turismo (Segetur), que inclui a Setur, Paratur e Fomentur (Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará, seguindo as diretrizes do “Ver-o-Pará”, que é o Plano Estratégico de Turismo do Pará.
O Plano Estratégico do Turismo Paraense, lançado em 11 de novembro do ano passado, aborda desenvolvimento e marketing e aponta dois eixos prioritários de investimento: a promoção do turismo paraense nos mercados prioritários - tanto regional, como nacional e internacional -, utilizando ferramentas de inteligência de mercado, missão da Paratur e o desenvolvimento e fomento de novos produtos turísticos, além do fortalecimento das políticas públicas de turismo, missão da Setur.
Fazem parte do Plano, elaborado com apoio e consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, nove macroprogramas que vão direcionar os novos rumos do turismo paraense, com 42 projetos de desenvolvimento turístico e 26 projetos voltados para ações de marketing. A execução do Plano contempla também as metas estabelecidas para o setor do turismo pelo governador Simão Jatene, a partir do lançamento do novo Modelo de Gestão para Resultados.
Entre as metas estabelecidas pelo Governo do Estado, visando o desenvolvimento do turismo sustentável como garantia de geração de emprego e renda, melhor qualidade de vida à população e redução da pobreza e desigualdades sociais, por meio do programa Turismo na Amazônia e das ações de acessibilidade e logística de transporte para o Marajó, implantação de projetos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur- PA), realização do inventário turístico do Pará, promoção e divulgação do Pará, construção de centros de convenções, fomento à diversificação do turismo e da pesca esportiva como atrativo turístico, implantação de banco de dados do turismo. Também são metas o cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo, além de qualificação de profissionais do turismo, fortalecimento da comunicação pública governamental, com implementação de ações de publicidade aplicada ao turismo nacional e internacional. A revitalização e preservação da memória e identidade cultural, ações de pesquisa e inventário do patrimônio cultural, pacto pelos direitos humanos por meio do combate ao abuso de crianças e adolescentes no turismo também estão no acordo assinado pelos dirigentes da área do turismo que resulta no novo Modelo de Gestão para Resultados, lançado pelo governador Simão Jatene.
As metas visam melhorar a presença do destino Pará e dos seus produtos turísticos nos mercados nacionais e internacionais.
O lançamento do Modelo de Gestão para Resultados e a parceria entre os gestores da Paratur e da Setur foram temas também de uma primeira reunião entre eles e os servidores da Paratur, na manhã desta sexta-feira, dia 20, no auditório Carlos Rocque, na sede da Paratur. Na ocasião tanto Adenauer quanto Socorro assumiram o compromisso juntos aos profissionais que atuam na linha de frente do turismo paraense de continuidade e fortalecimento do Plano Estratégico do Turismo do Pará, visando bons resultados ao setor, que garantiu em 2011 a visitação de mais de 700 mil turistas.
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