
Nesta sexta, um novo navio chegou na orla de Icoarací, na Região Metropolitana de Belém. O Amsterdã chegou com 1600 turistas de procedência inglesa. Segundo João Ribeiro, diretor da Amazon Incoming Service, principal operadora de receptivo de cruzeiros do Pará, o Estado receberá em janeiro receberemos 4 navios, somando 3.800 turistas, em fevereiro 6 navios com 5.500, em março 4 navios com 4.100, em abril 2 navios com 2.600 e maio 1 navio com 200 turistas.
Em pleno carnaval paraense, que acontece no mês de fevereiro, Belém receberá o maior número de navios, com 6 no total, que ultrapassam 5.500 mil turistas. Os principais pontos desses desembarques acontecem em Icoaraci, Belém e Santarém (Alter-do-Chão). Entre os navios que aportam nesse período teremos o Astor, com 700 turistas, que aporta em Belém.
Os pontos turísticos mais visitados na capital paraense são o Complexo Feliz Lusitânia, que inclui Casa das Onze Janelas, Museu de Arte Sacra, Igreja de Santo Alexandre, Catedral da Sé e o Forte do Presépio, que além de ser o ponto de fundação da cidade, guarda relíquias dos índios, primeiros habitantes da Amazônia. Outros pontos bastante visitados, onde pode ser visualizada a natureza verde de Belém, procurado por esses visitantes, é o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, o Museu Paraense Emílio Goeldi e Mangal das Garças. Em Icoaraci, as feiras de artesanato são os atrativos mais visitados. Em Santarém a vila de Alter-do-Chão, onde acontece a tradicional Festa do Sairé, é o principal ponto de visitação desses turistas oriundos dos cruzeiros. Lá em Santarém também é muito procurado o encontro das águas do rio Tapajós com as águas do rio Amazonas, cuja coloração é diferente e, apesar de seguir lado a lado, nunca se misturam.

O objetivo da oficina foi de inserir o Pará na agenda da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) na criação do circuito Amazon Water Tourism Route, com o propósito de identificar e descrever a criação dos cincos atrativos principais da Amazônia nesse tipo de rota turística. Os países parceiros, neste sentido, são Equador, Perú, Colombia, Bolívia e o Brasil.
A OTCA está trabalhando no estabelecimento dos pré-circuitos de turismo. O Pará está participando de dois circuitos, no Amazon Tour e também no Amazon Water Tour World. Os trabalhos são coordenados por Adenauer Góes e Lorena Aguiar, presidente e gerente de Assuntos Internacionais da Paratur, respectivamente, e por Donald Sinclair, Diretor Executivo da OTCA.
Para Ávaro do Espírito Santo, presidente do Conselho Estadual de Turismo, vinculado à CNTur – Confederação Nacional do Turismo, é importante que os segmentos sejam fortalecidos através de estratégias de desenvolvimento turístico do Estado. O segmento de cruzeiros marítimos é um dos que tem apresentado um crescimento mais preciso nos últimos anos. “O objetivo desta oficina é uma maneira de organizar os atores que participam do processo do turismo do Estado, no sentido de pensar em formas de estratégias para aumentar e potencializar os segmentos dos cruzeiros marítimos”. Avalia Álvaro.
“A oficina é de grande importância para o desenvolvimento do turismo do estado, para as empresas de turismo como um todo, porque são produtos que chegam para serem trabalhados.” Disse a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV-PA), Rose Larrat, que participou da oficina com a OTCA.
“O desenvolvimento de rota marítima tem grandes chances de ser incrementado e planejado para uma visão pan-amazônica. Esse segmento está aumentando”. Avalia Adenauer Góes, presidente da Paratur, ao afirmar que esta é também uma ação prevista do Plano Estratégico de Turismo e que será contemplada pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em consonância com a missão de marketing, promoção e divulgação da atual Paratur.

FITA
A Feira Internacional de Turismo da Amazônia está confirmada para acontecer de 21 a 24 de junho de 2012, em Belém. O Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - será palco da sexta edição da feira, considerada o maior e mais importante evento promocional e de comercialização de produtos dos países, configurando-se como a grande oportunidade para que o trade mundial possa conhecer a oferta de produtos e serviços turísticos da região amazônica.
A OTCA tem o compromisso de participar na Feira Internacional de Turismo da Amazônia, assim como participou em 2010.
Texto: Benigna Soares,Jeferson Höenisch, Wanderson Curcino – ASCOM Paratur
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