quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Profissionais de Santarém recebem qualificação na área do turismo

Maria da Glória Góes trabalha na área de produção de eventos há muitos anos na região do Tapajós. Na última quarta-feira, dia 14, comemorou o recebimento de certificados em dois cursos de capacitação oferecidos pelo Governo do Estado, através do Plano Emergencial de Qualificação Profissional no Turismo, executado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Ao receber os certificados das mãos do presidente da Paratur, Adenauer Góes, Maria reconheceu a importância desse investimento.
“Fiz os cursos de manipulação de alimentos e o de cozinha regional e sei que agora vou poder me dedicar à prestação de melhores serviços nessa área da culinária, que é muito rica aqui em Santarém”. Disse Maria, que representou na solenidade os 68 concluintes dos cursos de Gestão de Negócios, Cozinha Regional, Manipulação de Alimentos, realizados em parceria com o Serviço de Aprendizagem Rural (Senar) e de Inglês Básico para taxistas e condutores de veículos turísticos, em parceria com a Associação Paraense de Recursos Humanos (APRH).

Waldson Duarte Reatgui e Alexandra Rodrigues trabalham em uma empresa de ônibus turístico que atende Santarém e outros municípios do Tapajós. Fizeram, pela primeira vez, um curso de inglês. “A gente já está colocando em prática esse aprendizado”. Garante Waldon.

“Que esses cursos oferecidos pela Paratur sejam garantia de melhoria na qualidade de vida de cada um, que seja valorizado apartir da casa de vocês e que traga melhoria na qualidade dos serviços turísticos também,”. Afirmou a presidente do Conselho Municipal de Turismo de Santarém, Irene Belo. Defensora do turismo e das riquezas naturais e culturais da vila de Alter-do-Chão, em Santarém, Irene conta que vive no Pará há cerca de 30 anos e que este momento é especial para o turismo paraense e que a presença da Paratur nos municípios tem muito a contribuir. “A aproximação da Paratur é um anseio da comunidade que se vê concretizado nesses cursos que estão sendo oferecidos pela Paratur”. Explica Irene.

Áureo Roffé, diretor da Secretaria de Turismo de Santarém acredita que esse olhar do Estado para o turismo no Tapajós é muito importante. “Essa qualificação é muito bem recebida até por que é resultado de uma demanda que já havia em nosso município. Tivemos uma procura acima do que prevíamos”. Conta Roffé, para quem essa sintonia com a Paratur está beneficiando o pólo Tapajós.

O presidente da Paratur, Adenauer Góes, abriu a certificação falando sobre as prioridades de investimento do Estado no turismo paraense A Partir do Plano Estratégico de Turismo do Pará, lançado em novembro pelo governador Simão Jatene. Falou ainda da criação da Secretaria de Estado de Turismo do Pará, que já foi aprovada pelas comissões da Assembléia Legislativa. “Com a criação da secretaria a Paratur passa a desenvolver um papel de promoção e divulgação do turismo. A secretaria terá a missão de trabalhar políticas públicas estaduais para o turismo”. Disse Adenauer,

Adenauer lembrou que o Plano Emergencial de Qualificação foi implementado para atender um diagnóstico identificado em seus primeiros dois meses de gestão preparatório ao Plano Estratégico de Turismo, elaborado pela empresa de consultoria espanhola Chias Marketing. “Santarém, como porta de entrada do pólo Tapajós foi contemplado nesse Plano, que prevê a qualificação em 15 municípios, beneficiando mais de 1300 pessoas”. Explicou.

A certificação foi encerrada com apresentações culturais do grupo de Santarém “Bailadas do Carimbó”.

Além de certificar os novos profissionais de turismo Adenauer participou de reunião a diretoria e técnicos da Emater, comunidades do Tapajós e outros para tratar sobre investimentos em turismo de base comunitária na região. O encontro aconteceu na sede da Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural). À tarde, no auditório da Secretaria Municipal de Turismo de Santarém reuniu com representantes de diversos municípios para falar sobre investimentos do Estado, via Paratur, no turismo. Secretários de turismo de Belterra, guardião do vasto patrimônio histórico, cultural e arquitetônico da época do “Ciclo da Borracha”, Óbidos, Prainha, Santarém e outros participaram da reunião, visando elaborar estratégias de fortalecimento do pólo.

BENIGNA SOARES – ASCOM PARATUR

Nenhum comentário:

Postar um comentário