Por: Benigna Soares - Ascom - Paratur
O colorido das fitinhas, o som dos hinos e a imponência e delicadeza da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré expressam o Círio de Nazaré, temática principal da participação do Pará na Feira das Américas - 39º. Congresso Brasileiro das Agências de Viagens (ABAV). O evento, que deve reunir mais de 20 mil profissionais até sexta, foi aberto às 9h30 da manhã desta quarta-feira, no Riocentro, Rio de Janeiro (RJ), em uma cerimônia com participação do ministro do turismo, Gastão Vieira, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário e do presidente da Abav, Carlos Alberto Amorim Ferreira. Prestigiou o momento forte comitiva do Pará, incluindo empresários, agentes de viagens, imprensa especializada, representantes governamentais e da sociedade civil organizada do Pará, o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, a presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens – Abav-seção Pará, Rose Larrat, entre outros.
Uma coreografia com o dançarino Carlinhos de Jesus marcou a abertura do evento, que teve como destaque Camila Pitanga, eleita na última terça a melhor atriz do Brasil, e que falou em defesa do agente de viagens. Para ela, este é um momento importante para o turismo, que reúne mais de 50 segmentos econômicos, no qual é preciso aproveitar as boas notícias. “Agora é a vez do turismo. O turismo é a bola da vez”. Disse Camila, alertando as autoridades políticas e empresariais para a necessidade de investimentos em infra-instrutura. Alertou também para a importância da Copa de 2014 para o turismo brasileiro.
O trabalho de Cândido Portinari também teve destaque, representado na exposição “Guerra e Paz”, mostrando o artista como exemplo de brasileiro bem sucedido, uma alusão ao tema deste ano da Feira das Américas: “Brasil bem sucedido, novas oportunidades e atitudes para o turismo”.
O presidente da Abav Nacional, Carlos Alberto Ferreira, reforçou às autoridades a necessidade de maiores investimentos em infra-estrutura para o turismo e fez um balanço positivo sobre os quatro anos que presidiu entidade, que deixa no final deste ano. "Vou deixar a ele (novo presidente) a missão de convencer a Câmara a aprovar o Projeto de Lei que regulamenta a atividade dos agentes de viagens". Afirmou, antes de anunciar a grande atração da ABAV 2011, a apresentadora Xuxa Meneghel, que assinou com o Ministério do Turismo, Secretaria Nacional de Direitos Humanos e ABAV convênio com objetivo de trabalhar a prevenção e combate da exploração sexual de crianças e adolescentes. Xuxa disse estar muito feliz em poder apresentar na ABAV a fundação que preside há 22 anos e relatou que as pessoas sentem vergonha de falar sobre a violência sexual. Outras acham que é algo normal. “Eu acho que é um crime e uma doença”. Disse Xuxa, ao incentivar que esse crime precisa ser denunciado ao Disk 100 e outros meios de denúncia, mesmo que o denunciante permaneça em sigilo absoluto.
“Eu como mãe, como apresentadora e como ser humano peço ajuda de vocês. O Brasil tem que ser bonito de todas as maneiras. Vocês podem ajudar mais do que só trazendo pessoas para conhecer o Brasil, mas evitando esse crime”. Disse Xuxa.
“Turismo tem a ver com cultura, integração entre os povos, desenvolvimento”. Reforçou a ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, ao justificar por que formalizar um convênio na abertura da ABAV com foco na garantia de direitos da criança e do adolescente.
ESTANDE DO PARÁ – após a abertura da ABAV o presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, recebeu agentes de viagens, empresários de companhias aéreas, secretários de estado, imprensa e outros profissionais no estande do Pará, uma réplica da Basílica de Nossa Senhora de Nazaré.
“Não quero ser injusto mas acredito que este é o melhor estande que nós já trouxemos às feiras e eventos”. Disse Adenauer ao falar da ABAV como uma importante vitrine para a comercialização dos produtos turísticos do Pará.
O estande do Pará, com 110m², recebeu plotagens com imagens das seis regiões turísticas do Pará, pólo Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. No local a equipe de marketing da Paratur distribui material promocional do Estado, incluindo fitinhas de Nazaré, bombons, saches com cheiro do Pará, e muito mais. Vídeos com informações turísticas do Pará também estão sendo exibidos aos participantes. Um altar com imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré foi plantada no estande, onde centenas de pessoas peregrina, fazem promessas e tiram fotos, além de dar depoimentos sobre o Círio de Nazaré, maior evento turístico religioso da Amazônia, que acontece no segundo domingo de outubro, em Belém do Pará
Adenauer com comitiva do Pará e representantes da Chias Marketing
Atendimento aos agentes no estande da Paratur
Estande do Pará na Abav
Por Benigna Soares
Nenhum comentário:
Postar um comentário