quarta-feira, 4 de maio de 2011

Paratur realiza ações de fortalecimento do turismo no Marajó

Por: Benigna Soares - Ascom Paratur 

Búfalos encantam turistas no Marajó
Foto:  Heitor Reali - Acervo Paratur 
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) está realizando desde a última segunda-feira, 2, no polo turístico do Marajó, ações do Projeto de Gestão e Planejamento de Destinos Turísticos, baseado no Índice de Competitividade do Ministério do Turismo. As ações visam identificar as áreas que necessitam de investimentos para que se tornem referência para o turismo internacional, como ocorreu com Belém e Santarém, que hoje integram a lista dos 65 Destinos Indutores do Turismo. A programação está ocorrendo de 8h às 18h, no auditório da Prefeitura Municipal de Soure.
Paisagem Marajoara
Foto: Heitor Reali  - Acervo Paratur 
Durante a ação, que tem continuidade nesta terça, 3, a Paratur, por meio da Diretoria de Fomento, apresenta no município de Soure, onde está desenvolvendo a ação, os indicadores locais, construídos após estudos da Fundação Getúlio Vargas. Em seguida inicia o curso “Competitividade de Destino: Posicionamento e Formação do Grupo Gestor”, como explica Conceição Silva, diretora de Fomento da Paratur. “Todas as lideranças locais foram convidadas a participar do evento, que tem participação de representantes do Instituto Marca Brasil, Ministério do Turismo, Paratur e Fórum de Desenvolvimento Turístico do Marajó”, esclarece Conceição.

A Paratur também realiza, entre os dias 4 e 6, no mesmo local, o 2º Ciclo de Assessoramento em Instâncias de Governança de Turismo nas Regiões Turísticas do Pará. O objetivo é sensibilizar os participantes da importância que a qualificação das instâncias de governança regionais tem para a gestão e planejamento do turismo nos pólos. “Houve um período de falta de investimentos no setor e isso gerou enfraquecimento e baixa capacidade de competitividade dos polos quanto ao mercado nacional e internacional. Nossa meta é fortalecer”.

Artesanato marajoara
Foto: Heitor Reali - Acervo Paratur 
O presidente da Paratur, Adenauer Góes, lembra que as ações da Paratur no pólo Marajó também incluem obras de infraestrutura em outros municípios, a exemplo de Ponta de Pedras. Ainda em Soure e Salvaterra, esta semana, técnicos da Paratur avaliam os totens de sinalização turística implantados em 2005, que por falta de manutenção precisam ser restaurados, garantindo maior acessibilidade dos turistas aos roteiros e produtos do pólo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário