quarta-feira, 4 de maio de 2011

Paratur e CPH firmam parceria para garantir acesso ao Marajó

Por: Benigna Soares - Ascom Paratur 

Adenauer e Benassuly com
equipe técnica da Paratur e CPH
Visando o fortalecimento dos seis pólos turísticos do Pará a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), tendo à frente o presidente Adenauer Góes, vem buscando parcerias a nível nacional e internacional, a exemplo de articulação com a empresa aérea TAP – Transportes Aéreos de Portugal, com a qual tem dialogado no sentido de garantir um vôo direto Lisboa-Belém-Lisboa. Outro mercado de interesse é representado pela República do Suriname e pelos departamentos franceses  da Guiana Francesa e de Guadalupe, onde Adenauer Góes esteve no mês passado articulando parcerias para direcionar fluxo turísticos desses destinos para os três pólos turísticos internacionais do Pará: Belém, Marajó e Tapajós.

Entretanto, atrair turistas requer, mais que ações promocionais, preparar o destino para recebê-los. É essa preparação que o Governo do Estado vem colocando em prática.
“O governador Simão Jatene tem dado sempre uma orientação bem especifica para sua equipe de trabalho para que os projetos possa encontrar sintonia e com isso fortalecer as ações do Estado.  Então nós estamos conversando tecnicamente com a Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH) no sentido de que a CPH desenvolva seus projetos integrados aos projetos da Paratur no que diz respeito à melhoria da prestação de serviços de transportes de passageiros e dos turistas”. Explica Adenauer Góes, que recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 4, o presidente da CPH, Abraão Benassuly Neto.  Os dois trataram também sobre as operações do Terminal Fluvial de Belém, que teve a primeira etapa das obras de construção iniciadas pelo governo passado mas precisa ainda da conclusão de mais duas etapas para ser colocado em pleno funcionamento.

Adenauer lembra que melhorias na infraestrutura turística que garante transporte de qualidade é uma das prioridades da Agenda Mínima do governador Simão Jatene.
“É indiscutível que esse é um item extremamente importante para a atividade turística, e nós temos algumas questões que inclusive fazem parte da agenda mínima do Governador como no caso da acessibilidade para o Marajó. Estamos desenvolvendo um projeto de cooperação técnica no sentido de integrar as nossas ações e por isso melhorar o transporte com todos os itens que fazem parte deste transporte  incluindo aí os portos e a mobilização também dessas pessoas dentro das regiões”. Complementa o presidente da Paratur.

“A CPH vem até a Paratur oferecer uma cooperação técnica com objetivo apresentar nossa proposta de reestruturação das 108 infra-estruturas portuárias que existem no Estado  e, preocupados com o nosso turismo, de alavancar o turismo do Estado do Pará”. Disse Benassuly, para quem investir na infraestrutura de transportes visa atender ao turista e também aos moradores tanto de Belém, Marajó, Tapajós quanto de outros municípios. Ele afirma ter consciência de que é urgente a carência de investimentos nesse setor.
“Temos esta visão, mas nós acreditamos muito no governo Simão Jatene. A gente  já pode observar que na sua Agenda Mínima o turismo, com absoluta certeza será contemplado e Adenauer Goes mais uma vez vai mostrar a sua competência, buscando parceiros na área federal, com o objetivo de alavancar o turismo”.
Haroldo Bezerra (CPH), Adenauer Góes (Paratur)
 e  Abraão Benassuly (CPH)

A parceria da Paratur com a CPH visa dar agilidade técnica à execução de obras que visam ampliar a oferta de portos fluviais que atendem passageiros domésticos e turistas.  Parte dos recursos nesse sentido são originários do Prodetur – Programa de Desenvolvimento Turístico, executado pela Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário