terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Altamira e Paratur querem impulsionar turismo no Pólo Xingu

Festival das Tribos de Juruti (Foto: Adriana Vilhena)


Com objetivo de traçar estratégias para impulsionar o turismo no pólo Xingu, estiveram reunidos no último dia 28, na sede da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) o presidente do órgão e o secretário de Cultura de Altamira, principal município daquele pólo, João Martins Arthur.

Entre as prioridades dos gestores de Altamira para fortalecer o turismo na região consta projeto para realização de um festival turístico, inspirado no Festival das Tribos de Juruti, em Santarém. A certeza de seus idealizadores de que o festival terá força para impulsionar o turismo local se baseia, entre outros fatores, nas características da região, banhada pelo rio Xingu, guardião de nove etnias indígenas e 14 tribos, já tendo sediado, inclusive, edições dos Jogos Indígenas do Pará.

“Nosso objetivo é fortalecer a identidade cultural da região Xingu, marcada pela forte presença do índio”. Explica João Arthur, ao afirmar que atrair turistas de todo o Brasil e do exterior será a meta dos organizadores.

O Festival, segundo João Arthur, seria anual, com duração de 4 dias, talvez com realização ainda este ano de 2011, e teria como atrações: danças, exposições, jogos, grupos folclóricos e gastronomia. Como forma de dinamizar a realização do evento já foram realizadas visitas a outras entidades em busca de apoio como a Funai, UFPA, UEPA e grupos folclóricos locais, além da Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

Adenauer Góes, presidente da Paratur, se colocou à disposição para apoiar, dentro das possibilidades do órgão, a realização do evento, tendo em vista que o pólo turístico do Xingu é um dos pólos prioritários do Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará e que é prioridade da Paratur garantir a execução do referido plano, atraindo cada vez mais turistas ao Pará, consequentemente gerando emprego e renda.

O Xingu é também um rico e promissor pólo de pesca esportiva, tendo em Tucuruí uma referência para torneios de pesca e reprodução de espécies amazônica. O secretário de Turismo de Altamira encaminhará o projeto do Festival Turístico ainda em fevereiro para ser avaliado da Paratur.


Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur

Um comentário: