terça-feira, 26 de outubro de 2010

Paratur premia vencedores do Concurso de Embarcações da Romaria Fluvial

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) premiou os vencedores do 25º Concurso de Ornamentação de Embarcações, que participaram da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré 2010, na manhã desta sexta-feira (22), no auditório da Carlos Rocque, na sede da Companhia. A iniciativa é uma promoção da Paratur, com apoio da Capitania dos Portos.

As embarcações concorrentes foram divididas em duas categorias para critérios de avaliação. Na primeira categoria, chamada de “Embarcações Regionais”, estiveram concorrendo os cascos de madeira ou de aço com dois ou até três conveses, que normalmente transporta passageiros em rede para as mais diversas localidades da região amazônica. Já a segunda categoria, denominada de “Outros Tipos de Embarcações”, é composta por ferry boats, balsas (exceto as petroleiras), empurradores, iates, lanchas, veleiros, pesqueiro, entre outras. Os primeiros lugares receberam o Troféu Carlos Rocque mais mil reais em dinheiro.

Na categoria “Embarcações Regionais” a campeã foi o barco Leão do Marajó locado pela empresa Nalco Brasil e decorado pela Amazônia Eventos, que totalizou 123 pontos, nos três quesitos avaliado pelo corpo de jurados: Ornamentação Religiosa, Postura da Tripulação e, Obediência a Horário e Percurso do Trajeto. Em segundo lugar ficou Pacífico com 107 pontos, seguido por Bailique com 106 pontos.

“O objetivo foi reunir os clientes e funcionários da Nalco Brasil na Região Norte num momento de confraternização com seus familiares e amigos”, explicou o representante da empresa, Anderson Gomes. Segundo ele essa foi a oitava vez que a empresa participou da Romaria Fluvial. O Leão do Marajó reuniu cerca de 200 pessoas ao longo do percurso.

Já na categoria “Outros Tipos de Embarcações”, o grande vencedor foi Atlanta 98 – Manaus, da J.F de Oliveira Navegação Ltda, decorado por Beto Leal, que somou 146 pontos. Em segundo lugar ficou o Barco Rondônia e em terceiro colocado Comandante Sólon.

O presidente da Paratur, Luiz Souto, falou do papel do Concurso no turismo paraense. “É um momento muito importante esse agora de premiação. O evento é significativo para o nosso estado, para o Brasil e o turismo. Enaltece o Pará e leva mundo a fora o que temos de melhor, que o Círio de Nazaré”, afirmou.

Responsabilidade Social

Assim como nos últimos três anos, a Paratur doou os recursos arrecadados com a venda de ingressos e camisas para os funcionários e convidados presentes a sua embarcação para uma entidade de assistência social. Este ano, a contemplada foi a comunidade de Santo Agostinho da Aldeia, do bairro de Canudos, da Pastoral da Criança da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB). O cheque no valor de R$ 8.930,00 foi entregue pelo presidente, Luiz Souto.

A representante da Pastoral da Criança, Fátima Sarges, falou da alegria pela doação. “Agradeço primeiro a Deus e depois a Paratur por ter confiado e acreditado no nosso trabalho”, disse. “Hoje nós acompanhamos mais de 100 crianças, de 0 a 6 anos, desde o ventre da mãe. Meu muito obrigado”, agradeceu.

Texto: Israel Pegado – Assessoria de Imprensa da Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário