A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com a Diretoria da Festa de Nazaré, promove mais uma edição da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, neste sábado (08), véspera da grande procissão de domingo, que leva mais de dois milhões de devotos às ruas da capital paraense. Também chamada de “Círio das Águas”, a Romaria Fluvial foi criada pela Paratur, em 08 de outubro de 1986, por iniciativa do então presidente da Companhia, Carlos Rocque.
A Romaria Fluvial reúne aproximadamente 400 embarcações, ao longo do percurso de 10 milhas pela Baía do Guajará. A saída da procissão ocorre em Icoaraci, às 8h, com chegada prevista na Escadinha do Cais do Porto (ao lado da Estação das Docas), por volta das 11h, quando tem início a moto-romaria.
Quando chega à Escadinha, a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recebida com honras de Chefe de Estado, pela Polícia Militar, em Belém, fato motivado pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré, Padroeira do Pará, Rainha da Amazônia e merecedora dessa grande homenagem. Desde 2003, a berlinda utilizada durante a Romaria Fluvial foi substituída por uma cúpula de vidro que é usada até hoje. A cúpula permite maior visibilidade da imagem pelos ribeirinhos e fiéis que a acompanham a procissão.
As mais belas, entre as centenas de embarcações, também serão premiadas pelo Concurso de Embarcações promovido anualmente pela Paratur. As embarcações concorrentes são divididas em duas categorias: “Embarcações Regionais”, que inclui cascos de madeira ou de aço com dois ou até três conveses; e em “Outros Tipos de Embarcações”, composta por ferry boats, balsas (exceto as petroleiras), empurradores, iates, lanchas, veleiros, pesqueiro, entre outras. Serão premiados os três primeiros colocados em ambas categorias.
Durante o percurso da Romaria Fluvial, um corpo de jurados faz a análise a partir do barco da Paratur, usando binóculos para emitir notas de forma precisa às embarcações, de 1 a 10, em três itens: Ornamentação Religiosa, Postura da Tripulação e, Obediência a Horário e Percurso do Trajeto.
Participam como jurados do concurso Fátima Portella, o executivo de contas da Confiança Turismo, Alexandre Sampaio; o coordenador do curso de Turismo da Faculdade Ipiranga, Jorge Souza; a coordenadora do curso técnico de Turismo, Hospitalidade e Lazer da IFPA, Regina Viana; e o ator e dramaturgo, Cláudio Marinho.
Responsabilidade Social
Assim como vem fazendo nos últimos anos, a Paratur destinará os recursos arrecadados com a venda de ingressos e camisas para o ferry boat da Companhia a uma entidade de proteção da infância e juventude. Ao todo, a embarcação levará cerca de 650 pessoas, que contribuíram para doação a Pastoral da Criança da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB).
Texto: Israel Pegado – Assessoria de Imprensa da Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário