quinta-feira, 11 de abril de 2013

Turismo em São Domingos do Capim se fortalece com surf na pororoca


Estado pródigo em beleza natural e diversidade cultural, muitos são os atrativos turísticos a serem descobertos e desvendados no Pará. Incrustado em plena região da Amazônia Atlântica, no nordeste paraense, está São Domingos do Capim. O município distante 110 km da capital Belém, preserva ainda patrimônio histórico fruto das primeiras incursões portuguesas nos rios Guamá, Guajará e Capim, além das típicas festividades de uma cidade do interior de forte tradição religiosa. Atrativo que reúnem turismo de sol e praia, natureza e cultural num só lugar.

É em São Domingos do Capim também que ocorre o já famoso Campeonato de Surf na Pororoca, fenômeno natural resultado do encontro entre os rios Guamá e Capim, que provoca ondas de até 2 metros de altura. A competição chega este ano a sua 15ª edição, reunindo surfistas amadores e profissionais de todas as partes do mundo em busca de uma experiência única, recheada de adrenalina, em meio um deslumbrante cenário ecológico. Estima-se que o evento deva receber cerca de 30 mil turistas.

Mas, não é só de surf que vive o município anteriormente chamado de São Domingos da Boa Vista. O nome dado é uma homenagem ao fundador da ordem dominicana Domingos de Gusmão, já que havia uma freguesia de padres missionários dominicanos catequizando nativos na região. Fundado em 1758 por Francisco Xavier de Mendonça Furtado, o município tem população calculada em 29.827 habitantes, segundo os dados do IBGE no censo 2010. Sua base econômica é formada pecuária, produção e comercialização da farinha e do extrativismo.

Ao turista, a visita vale também pela diversidade, autenticidade e originalidade do patrimônio histórico do Município, em especial a Igreja Matriz e o Monumento de Dom Viseu, heranças da colonização portuguesa, assim como também pela Biblioteca Pública Municipal, a Casa da Cultura e o Salão Paroquial.

A criatividade do povo que habita São Domingos do Capim é um dos pontos altos do município com a festa do padroeiro São Domingos de Gusmão, que acontece no período de 4 a 8 de agosto, com a realização novenas, leilão, apresentações de danças e de conjuntos musicais e a procissão; o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que ocorre no período de 3 a 8 de setembro, com romarias e torneios, e por fim, a Festa Junina no dia 24 de junho e o Festival da Canção, de 16 a 18 de novembro deste ano.

Aonde ir?  São Domingos do Capim, na região Amazônia Atlântica, no Pará. Distante 110 km da capital Belém.

Como ir?  O acesso ao município pode ser a partir da capital Belém feito tanto pela rodovia PA-140 ou como pela BR-316 seguida pela PA-127, até a colônia 3 de Outubro, em Castanhal, de onde faz-se uma pequena travessia de barco. Também há balsa para carros particulares e ônibus de turismo.

O que fazer?  Para os amantes do surf, a grande oportunidade é o Campeonato de Surf na Pororoca. Aos amantes de história e cultura vale pelo patrimônio deixado pelos portugueses.

Quando ir? Março e/ou abril, quando ocorre a competição esportiva.


Texto: Israel Pegado e Tâmara Monteiro – Paratur
Foto: Alessandra Serrão/Agência Pará 

Nenhum comentário:

Postar um comentário