segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Presidentes da Paratur e da Puma Air discutem transporte turístico no Pará

Gleison Gambogi e Adenauer Góes [Foto: Secom]

O presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, recebeu no final da manhã da última sexta-feira, dia 28, o presidente da empresa aérea Puma Air, Gleison Gambogi de Souza, que apresentou os planos de expansão da empresa aérea genuinamente paraense.

A Puma Air tem em Belém sua principal base de distribuição de passageiros entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil, como explicou Gleison Gambogi, que tem planos de expansão da empresa.

“Hoje a companhia atua em São Paulo, Macapá e Fortaleza. Nosso plano de expansão é abrir em março uma nova linha para Santarém e Macapá, contemplando três vôos diários. Isso significa uma ponte aérea efetiva entre esses estados. Também temos mais um vôo para Recife com escala em Fortaleza”. Descreve Gleison.

“Nós recebemos a visita do presidente da Puma Air com uma expectativa extremamente positiva porque hoje a Puma Air já ultrapassou os cem mil passageiros em apenas 8 meses de atuação. A Paratur e Governo do Estado têm todo o interesse em estudar situações que possam contribuir para incremento da participação das companhias aéreas no Estado, em particular a Puma Air que é uma empresa regional”. Disse o presidente da Paratur, Adenauer Góes. Para Adenauer é fundamental aproximar as companhias aéreas dos demais setores do turismo, em especial os agentes de viagens e operadores de turismo.

Uma outra proposta discutida entre Adenauer foi a divulgação do Pará no principal mercado emissor de passageiros, São Paulo.

Texto: Benigna Soares - Gerente de Comunicação (Paratur)

Mais de 100 pessoas prestigiam posse da nova diretoria da Abrajet Pará

Jornalistas, empresários de vários segmentos turísticos, representantes de entidades, dirigentes de órgãos públicos e muitos outros convidados prestigiaram a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet). O evento aconteceu na tarde desta sexta-feira, dia 28, na sede da Federação da Agricultura do Estado do Pará (FAEPA), em Belém com mais de 100 participantes. Na abertura do evento a presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará, Sheila Faro, resgatou a história da Abrajet Nacional, fundada no Rio de Janeiro no dia 29 de janeiro de 1957, portanto completando 54 anos neste sábado (29). Foram aplaudidos os fundadores da entidade, entre eles, Domingos C. Brandão, Belfort de Oliveira, Fernando Hupsel de Oliveira, Luiz D. P. Bravo, Aulete de Almeida, Hilda Peres de Medeiros, José Mário Alves da Silva e Oberon Bastos de Oliveira.

Sheila lembrou que, no Pará a Abrajet foi fundada em junho de 2006, por iniciativa do então presidente nacional da entidade, jornalista Claudio Magnavita, com irrestrito apoio do presidente da Paratur, Adenauer Góes e da jornalista Benigna Soares, que presidiu a entidade com ampla diretoria até este momento, quando tomou posse o novo presidente, João Ramid, jornalista e repórter fotográfico.

“Nestes quatro anos de gestão primamos pelo fortalecimento intelectual da Abrajet, garantindo espaço no Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur), Conselho Municipal de Turismo (Comtur), na Diretoria Regional Norte da Abrajet Nacional. Também criamos o I Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” e a Semana de Turismo de Belém”. Afirmou Benigna Soares ao repassar o mandato para Ramid.

“Nosso desafio é dar continuidade ao trabalho que foi desenvolvido ao longo dos últimos quatro anos para fortalecer a imagem do Pará através das ferramentas de comunicação. Vamos investir principalmente na capacitação dos profissionais da entidade. Nosso primeiro desafio será sediar o Congresso da Abrajet Nacional de 24 a 28 de setembro próximo”. Disse João Ramid.

Helcio Estrella, presidente da Abrajet Nacional, parabenizou a Abrajet Pará pela qualidade dos projetos que vem desenvolvendo. Quem dera que todas as Abrajet´s do Brasil tivessem o mesmo desempenho”. Disse Helcio.

Rose Larrat, presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), Wady Khayat, coordenador da Belemtur e Adenauer Góes, Presidente da Companhia Paraense de Turismo – PARATUR e do Fórum Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará – FOMENTUR elogiaram o trabalho da diretoria da Abrajet Pará e reconheceram a importância do profissional de comunicação especializado em turismo.

“São os jornalistas que levam a informação sobre os produtos, destinos e serviços até o turista”. Disse Adenauer Góes.

Após os novos diretores terem sido empossados pelo presidente da Abrajet Nacional, Helcio Estrella, a Diretora Regional Norte da Abrajet, Benigna Soares e o presidente João Ramid prestaram uma série de homenagem aos parceiros da entidade. A homenagem foi com a entrega de um kit de cartões postais, produzidos com imagens do acervo da Abrajet, que retratam os principais pontos turísticos de Belém. Os cartões, produzidos pela Gráfica Alves, são comemorativos aos 395 anos de Belém, 54 anos da }Abrajet Nacional e quatro anos da Abrajet Pará.

Após a cerimônia de posse da Abrajet Pará o jornalista Helcio Estrela ministrou palestra sobre Comunicação e Turismo na Amazônia, destacando ainda aspectos do transporte aéreo turístico brasileiro.

Vieram ao Pará prestigiar a posse da Abrajet local, além de Helcio Estrella e da esposa, Célia Estrela, os presidentes da Abrajet do Amazonas, Paulo Roberto Pereira, de Mato Grosso, José Humerto Falcão e o diretor da Abrajet do Ceará, José Carlos Araújo.

Logo depois da posse os abrajetianos receberam para um jantar empresários, amigos, familiares e autoridades, entre elas o presidente da Paratur, Adenauer Góes, a primeira dama de Belém, Maria Costa e a bailarina e coreógrafa, Clara Pinto, além de outros representantes da FUNPAPA, TRANSCURUMIM, HILTON HOTEL, GRÁFICA ALVES, VALE-VERDE TURISMO, HOTEL REGENTE, HOTEL FAZENDA VITÓRIA, TURVICAM e BELEMTUR.

Neste sábado e domingo os jornalistas participam de um press trip nos municípios de Tracuateua e Bragança, que integram o pólo turístico Amazônia Atlântica.

Texto: Diretoria de Comunicação - Abrajet Pará
Visite o blog: www.abrajetpara.blogspot.com

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Belém se veste de expectativas para o turismo em seus 395 anos

Praça da República (Belém - Pará - Brasil)


Belém acaba de completar 395 anos e como todo aniversariante veste seu melhor figurino. Neste caso, boas expectativas para impulsionar a economia paraense com novos investimentos em uma das suas principais atividades econômicas, o turismo. A esperança vem depois de quatro anos de retrocesso na área, pela falta de investimentos e principalmente pela ausência de promoção e comercialização do destino Pará.


As novas expectativas são motivadas, especialmente, pelo compromisso assumido pelo governador Simão Jatene, de colocar o turismo entre os eixos prioritários de sua gestão. "Nossa prioridade é retomar o Plano Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. Depois, vamos investir em promoção e divulgação dos produtos turísticos paraenses, e ainda trabalhar a articulação de todos os setores: públicos, empresariais, não governamentais". Afirma Adenauer Góes, novo presidente da Paratur – Companhia Paraense de Turismo, pasta que recebeu de Jatene.


“Vamos trabalhar para que o turista venha conhecer as belezas de Belém, do Marajó, do Tapajós, de todo o Pará". Acrescenta Adenauer que tem como desafio inicial reerguer a Paratur e comandar a criação da Secretaria de Estado de Turismo do Pará.


A maior expectativa de Belém, enquanto pólo turístico,neste momento é quanto à articulação que poderá ter para se desenvolver como um dos 65 Destinos Indutores do Turismo Internacional, assim eleita pelo Ministério do Turismo, juntamente com o pólo Tapajós e o Marajó. Essa articulação se fortalece à medida que houve uma ampla adesão ao Grupo Gestor, articulada pela Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e pela Paratur, dos municípios que integram a Região Metropolitana de Belém.


Maiores ainda são as possibilidades de Belém, no momento em que é do Pará a nova secretária Nacional de Políticas de Turismo, Izabel (Bel) Mesquita, que reuniu com o trade paraense no dia 18 de janeiro, na sede da FAEPA, em Belém. A ex-prefeita de Parauapebas, que embora tenha vindo ao Pará na década de 80 diz se sentir genuinamente paraense, afirma que é prioridade o apoio ao turismo paraense. "Nós conhecemos Belém lá fora como uma cidade muito bonita. No contexto geral, a gente pensa que conhece a cidade, que conhece o Brasil. Mas há muito o que divulgar, há muito o que conhecer", disse ela, para quem a política é ferramenta importante nesse processo de investimento no turismo, por que é mecanismo de articulação, debate e avanços.

A secretária deixa claro que sua política de investimentos contemplará setores como o turismo rural e pequenos empreendedores, e destacou a importância de parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que por várias décadas sempre foi referência nacional e internacional em termos de ações turísticas.


Isabel Mesquita tem como desafios na gestão do turismo nacional a promoção dos Jogos Olímpicos e a Copa de 2014. "O turismo vai deixar de ser só glamour. Vamos brilhar, levar para fora Belém, o Pará", garantiu ela, que assume a Secretaria no início de fevereiro, com a missão de auxiliar na formulação, elaboração e monitoramento da Política Nacional de Turismo.


Um fator também relevante para o turismo em Belém neste momento é que o patrimônio histórico e cultural vem sendo recuperado pela Prefeitura de Belém. Prédios como o Palacete Pinho, entregue completamente restaurado para a população, chega para somar com outras referências, como o conjunto de casas antigas da CidadeVelha, também sendo restauradas. A recondução à Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult),do engenheiro Paulo Chaves Fernandes, também promete avanços. Paulo assina importantes obras de infraestrutura turística , como o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Pólo Joalheiro, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças e outras que colocaram Belém no centro de disputa do turismo de eventos a nível internacional.


Casa das Onze Janelas (Belém - Pará - Brasil)


Belém – A cidade de Belém foi fundada em 1616. Sua vocação para o turismo é, ao contrário de muitas cidades brasileiras, em vários segmentos: turismo de eventos, ecoturismo, turismo cultural e histórico, turismo gastronômico, religioso, etc.


A cidade tem como um dos seus principais cartões postais o complexo Ver-o-Peso, que em 2008 foi eleito pela Revista Caras uma das Sete Maravilhas do Brasil. Guardião de um rico patrimônio histórico, o Ver-o-Peso tem em sua arquitetura, características da segunda metade do século XVII, é herança da belle époque, quando a influência européia, em especial da França e Portugal, se acentuou graças aos lucros obtidos com o Ciclo da Borracha. Essa beleza se reflete por toda a cidade. Teatro da Paz, Palácio Antônio Lemos, Museu Goeldi, Jardim Botânico Rodrigues Alves, praça da República e praça Batista Campos, são algumas das referências para quem deseja conhecer a cidade.


Mercado Ver-o-peso (Belém - Pará - Brasil)


Na gastronomia, o tacacá, pato no tucupi e maniçoba comandam um cardápio que já conquistou grandes chefes do mundo, atraídos pelo saudoso embaixador da gastronomia paraense, o sempre chef Paulo Martins, que embora tenha recebido um chamado divino merece reconhecimento e respeito pelo trabalho que desenvolveu, de forma pioneira por várias décadas.


Nestes 395 anos, Belém, silenciosamente, faz uma reflexão sobre tudo o que conquistou até aqui e sobre como quer chegar aos seus 400 anos. Lá fora, a música, seja carimbó, calypso, ou outros ritmos, vai ecoando o desejo do povo paraense, um dos mais carismáticos do Brasil, de bem receber aqueles que buscam nossas riquezas, nosso destino turístico. Sabem todos aqueles que fazem parte deste processo de recondução de Belém ao status de Metrópole da Amazônia, que ainda há muito o que construir, mas acima de tudo, há muito o que preservar.

Belém: capital do Pará


Títulos: Metrópole da Amazônia, Cidade das Mangueiras, Cidade Morena, Terra do Tacacá e do Açaí

- Maior cidade na linha do Equador

- Segunda cidade mais populosa da Região Norte

- Segunda maior Região Metropolitana do Brasil

- Característica: herança de miscigenações do povo português, índios tupinambás e negros africanos.

- Localização privilegiada às margens do rio Guamá, com acesso aéreo facilitado pelo Aeroporto Internacional de Val de Cans, acesso rodoviário pelas BR 316 e BR 010, além de acesso fluvial devido à sua proximidade com os rios Amazonas e com o Oceano Atlântico.


Texto: Benigna Soares - Gerente de Comunicação Paratur

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Secretária nacional garante que apoio ao turismo no Pará é prioridade

A secretária Nacional de Políticas de Turismo, do Ministério do Turismo, Isabel Mesquita, se reuniu na manhã desta terça-feira (18) com representantes dos governos estadual e municipal, entidades representativas, imprensa especializada e outros segmentos que integram o Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores do Turismo, criado para fortalecer o turismo brasileiro como produto internacional.

O encontro, que aconteceu no Palácio da Agricultura, em Belém, fez parte da programação de um workshop de capacitação realizado pelo MTur, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur).

Isabel Mesquita, mesmo sem citar números sobre investimentos do Ministério do Turismo em 2011 para o Pará, afirmou que é prioridade o apoio ao turismo paraense. "Nós conhecemos Belém lá fora como uma cidade muito bonita. No contexto geral, a gente pensa que conhece a cidade, que conhece o Brasil. Mas há muito o que divulgar, há muito o que conhecer", disse ela, para quem a política é muito importante nesse processo de investimento no turismo.

A secretária deixou claro que sua política de investimentos contemplará setores como o turismo rural e pequenos empreendedores, e destacou a importância de parceiros como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Companhia Paraense de Turismo (Paratur).

"Sou apaixonada pelo Sebrae. Admiro porque ele exige pensamento de formação", destacou, referindo-se à capacidade de formação e qualificação profissional do Sebrae em todo o país.

Isabel Mesquita tem como desafios na gestão do turismo nacional a promoção dos Jogos Olímpicos e a Copa de 2014. "O turismo vai deixar de ser só glamour. Vamos brilhar, levar para fora Belém, o Pará", garantiu ela, que assume a Secretaria no início de fevereiro, com a missão de auxiliar na formulação, elaboração e monitoramento da Política Nacional de Turismo.

Fortalecimento - O presidente da Paratur, Adenauer Góes, frisou que o turismo é um dos eixos prioritários da gestão de Simão Jatene, e destacou a importância da missão de fortalecer esse setor, que segundo ele nos últimos quatro anos não foi priorizado, ocasionando grandes perdas a quem investe nesse segmento.

"Nossa prioridade é retomar o Plano Estadual de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará. Depois, vamos investir em promoção e divulgação dos produtos turísticos paraenses, e ainda trabalhar a articulação de todos os setores - públicos, empresariais e não governamentais".

Adenauer Góes considera ultrapassado o discurso de que o Pará tem potencial turístico. "O Pará já desenvolveu seu potencial. Agora tem que comercializar seus produtos turísticos. E vamos trabalhar para que o turista venha conhecer as belezas de Belém, do Marajó, do Tapajós, de todo o Pará", acrescentou.

Ele concluiu afirmando que tem como desafio inicial reerguer a Paratur, cujo orçamento previsto pelo governo anterior para este ano é de apenas R$ 600 mil, e que inicialmente trabalha a criação da Secretaria de Estado de Turismo.

Durante o workshop, que contou com a participação de técnicos da empresa Marca Brasil, contratada pelo MTur, o professor da Universidade Federal do Pará, Álvaro do Espírito Santo, foi substituído da coordenação do Grupo Gestor dos 65 Destinos Indutores por Marcos Medeiros, do Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes do Pará.

Participaram da programação o superintendente do Sebrae Pará, Wilson Schubert; o coordenador da Belemtur, Wady Khayat; a presidente da Federação da Agricultura no Pará, Carlos Xavier; João Ramid, presidente da Abrajet Pará (Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo), e Rose Larrat, presidente da Abrav Pará (Associação Brasileira de Agências de Viagens).

Ascom/Paratur

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sugestão de Pauta

Presidente da Paratur reúne com Secretária Nacional de Políticas para o Turismo

Local: Palácio da Agricultura - Sede da FAEPA - Avenida Dr. Moraes, 21, esquina da Av. Governador José Malcher


Contatos: (91) 8842-8129 Benigna Soares - Gerente de Comunicação Virtual da Paratur


O presidente da Companhia Paraense de Turismo, Adenauer Góes, participa nesta terça, dia 18, de reunião com a Secretaria Nacional de Políticas para o Turismo, Bel Mesquita. A reunião será às 11 horas, na sala vip do Palácio da Agricultura, na Federação de Agricultura e Pecuária do Pará – FAEPA. A agenda do trade turístico com Bel Mesquita faz parte da programação do um workshop que a Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), realiza de 8h às 17h visando profissionalização de diversos setores e entidades ligadas ao turismo.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

MTur lança guia com dicas para o consumidor

O Ministério do Turismo promove nesta quinta-feira (13), às 14h, a distribuição do guia de bolso Viaje Legal no Aeroporto Juscelino Kubitschek, em Brasília. A cartilha reúne informações sobre a contratação de prestadores de serviços, hospedagem, pacotes de viagem, locação de automóveis, passagens aéreas e rodoviárias, dicas de saúde, dentre outros.

Temas atuais como legislação sobre transporte de crianças em automóveis e direitos do consumidor em casos de atrasos e cancelamentos de voos também integram o guia. O material será encaminhado aos aeroportos das 27 capitais brasileiras. Uma versão eletrônica já está disponível no Portal do Turismo e no site Viaje Legal (www.viajelegal.turismo.gov.br).

Fonte: Diário do Turismo

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Paratur apóia roteiro geoturístico do bairro da Cidade Velha

Em comemoração aos 395 anos de fundação de Belém, a Universidade Federal do Pará (UFPA) lança um roteiro geoturístico pelo bairro da Cidade Velha. Os paraenses e turistas interessados em descobrir as histórias dos principais pontos turísticos do bairro mais antigo de Belém devem comparecer nesta quarta-feira (12) às 8h, em frente ao Forte do Castelo. A iniciativa tem o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur).

O passeio pelo bairro da Cidade Velha inclui a Casa das 11 Janelas, Museu de Arte Sacra, Ladeira do Castelo, Feira do Açaí, Praça Frei Caetano Brandão e Igreja da Sé. Após visita ao complexo Feliz Lusitânia, o passeio segue a Rua Siqueira Mendes, onde estão os principais portos de Belém, além da sede do Clube do Remo, da Casa Rosa e da Fábrica Soberana. Também fazem parte do roteiro os palácios Antônio Lemos e Lauro Sodré, a Igreja de São João Batista, a praça Dom Pedro II, solar do Barão do Guajará, praça do Relógio e o Museu do Círio.

A ação é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa em Geografia do Turismo, da Faculdade de Geografia e Cartografia da UFPA, e tem como contribuir para que a população local e os turistas conheçam e valorizem o patrimônio histórico do bairro.

Segundo Débora Serra, turismóloga da Paratur, que participou da construção do projeto, o passeio pelo bairro da Cidade Velha será realizado a cada quinze dias. “A intenção é fazermos o passeio aos sábados para atingir o maior número de pessoas”, disse ela.

Serviço:

Os interessados em fazer um passeio pelos principais pontos do bairro mais antigo da cidade devem comparecer nesta quarta-feira (12) às 8h, em frente ao Forte do Castelo. Entrada franca.


sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Famtur traz operadores e jornalistas de Salvador

Mangal das Garças (Belém Pará Brasil)

Treze operadores de turismo e mais dois jornalistas da Bahia, desembarcam no Aeroporto Internacional de Belém, na madrugada de sábado (8), no vôo direto de Salvador, inaugurado pela Trip Linhas Aéreas.

Vão participar do famtur organizado pela Associação Brasileira das Agências de Viagens do Pará (ABAV-PA), com o apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

A programação inclui passeio de barco, visita ao pólo de artesanato de Icoaraci e ao Bioparque Amazônia Crocodilo Safári, no Tenoné, além de city tour pela cidade das Mangueiras.

Ascom / Paratur

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Município de Vigia comemora 396 anos de fundação

Igreja de Pedra - Vigia (Pará)

O município de Vigia está em festa e completa nesta quinta-feira (6) 396 anos de fundação que será comemorado com cortejo de bandas musicais pelas ruas da cidade, queima de fogos e show da banda Calypso. A festa acontece a partir das 21h, na Arena do Uruitá.

Vigia é um dos municípios mais antigos do Pará. Fundada em 06 de janeiro de 1616 por Francisco Caldeira Castelo Branco durante expedição de conquista do Grão-Pará, o município teve como primeiros moradores os índios Tupinambás que ergueram no local a aldeia Uruitá.

Considerada uma das cidades mais ricas em cultura, Vigia pertence à região do Salgado, no pólo Amazônia Atlântica, e tem como atrativos o círio mais antigo do Estado, a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, o carimbó, monumentos e prédios antigos, com destaque para as construções do século XVIII, como a Igreja Matriz Madre de Deus, em estilo barroco, tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional – IPHAN e a Capela do Senhor dos Passos – Igreja de Pedra, construída pelos jesuítas com mão-de-obra indígena, em pedras sobrepostas e sem reboco.


Texto: Ascom/Paratur

Adenauer Góes quer retomar planos para desenvolver turismo no estado

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Adenauer Góes, disse em entrevista a uma emissora de TV local na manhã da última quarta-feira (5), que deverá retomar os antigos planos para desenvolvimento do turismo. Segundo ele, foi o êxito na condução do planejamento das ações no período em que presidiu a Companhia pela primeira vez que o fez retornar ao atual cargo.

Ações de marketing para divulgar e promover o turismo nos seis pólos turísticos do Estado junto ao público interno e externo, assim como o incremento da relação comercial entre os agentes e operadores de turismo nacionais e internacionais para vender os roteiros paraenses já formatados estão entre as propostas para essa nova gestão. “É isso que precisamos, retomar, implementar e avançar nessas áreas”.

O presidente da Paratur disse ainda que a proposta da criação da Secretaria de Turismo, já anunciada pelo governador Simão Jatene como uma das ações para o turismo no Estado, demonstra a atenção que o atual governo dá ao turismo, além de “ser anseio antigo do empresariado paraense”, disse ele, ao reforçar que a promoção e a divulgação do turismo no estado do Pará é prioridade do governo.

Ao elogiar o governador Simão Jatene, Góes disse que se sentiu à vontade em aceitar o convite para presidir mais uma vez a Paratur. “O governador não precisa ser convencido da importância da atividade turística. O governador é um vendedor de turismo e está convencido disso. Ele é o homem certo, no momento certo e na hora certa”.

Desafio – Segundo ele, o maior desafio para a sua gestão continua sendo o incremento dessas propostas que devem contemplar uma série de mudanças, desde ações para o cidadão paraense compreender a importância do turismo ao fortalecimento de parcerias com o pequeno, médio e grande empresário. “O turismo aumenta o fluxo de receita e o PIB (Produto Interno Bruto) e mexe com a autoestima do povo paraense”, disse ele.

Adenauer Góes retorna ao cargo que assumiu em 1999, quando presidiu a Paratur até 2006. De 2002 a 2005, foi presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo e coordenou o Corredor do Ecoturimo Brasileiro no período de 2001 a 2003. Também foi vereador de Belém e Deputado Estadual, onde presidiu a comissão de turismo da Assembléia Legislativa.

Texto: Ascom/Paratur

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Adenauer Góes fala sobre as propostas para o turismo paraense

Foto: Adenauer Góes - Presidente da Paratur

Adenauer Góes é o entrevistado do programa Repórter 47, da Rede TV, que vai ao ar nesta quarta-feira (5), às 12h30, no canal 47. O novo presidente da Paratur estará, no último bloco do programa, falando sobre a nova fase do turismo paraense com a retomada das propostas para desenvolver o turismo, entre elas a criação da Secretaria Estadual de Turismo e o fortalecimento dos pólos turísticos.

Adenauer Góes retorna ao cargo que assumiu em 1999, quando presidiu a Paratur até 2006. De 2002 a 2005, foi presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo e coordenou o Corredor do Ecoturimo Brasileiro no período de 2001 a 2003. Também foi vereador de Belém e Deputado Estadual, onde presidiu a comissão de turismo da Assembléia Legislativa.

O novo presidente da Paratur assumiu ontem (3) suas funções na sede da Companhia e conversou com gerentes e diretores. Na manhã desta terça-feira (4), ele visitou os setores para conversar com os servidores da Paratur.

Ascom/Paratur