A bela vila de Alter-do-Chão já está em festa, com a programação especial do Sairé. Localizada a 30 km da sede municipal de Santarém, a vila é conhecida mundialmente por suas belas praias, em especial a Praia do Amor, é pelo duelo cultural entre os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa.


A festa, começa com o hasteamento de dois mastros enfeitados, seguido de ritual religioso e danças folclóricas desempenhadas pelos moradores da vila. No último dia, sempre uma segunda-feira, ocorrem a "varrição da festa", a derrubada dos mastros, o marabaixo, a quebra-macaxeira e a "cecuiara", espécie de almoço de confraternização.
E não para por aí, o confronto dos botos Tucuxi e Cor de Rosa também representa uma atração a parte durante o evento. Trata-se da encenação da lenda do golfinho de água doce que se transforma em um homem bonito, seduz e engravida as mulheres ribeirinhas.
A abertura oficial do Sairé é neste sábado, dia 10 e segue até o dia 19 de setembro.
Santarém - Tapajós: é conhecida como a Pérola do Tapajós, Fica localizada na confluência dos rios Amazonas e Tapajós, foi fundada em 22 de julho 1661 pelos jesuítas, em uma expedição liderada pelo Padre João Felipe Bettendorff, recebendo o nome em homenagem à cidade portuguesa de Santarém.. é uma das cidades mais antigas da Amazônia, guardiã de rica cultura. Construções seculares, a cerâmica tapajônica original e as tradições musicais e folclóricas são algumas dessas riquezas, é a cidade do renomado violonista e compositor Sebastião Tapajós.

É em frente a cidade de Santarém que ocorre o espetáculo do encontro das águas dos rios Tapajós com Amazonas, que fluem lado a lado por vários quilômetros, sem misturar suas águas
de cores e densidades diferentes. O melhor local para assistir este fenômeno é da orla da cidade,de preferência do alto do Mirante do Tapajós.
É em Santarém que acontece uma das maiores manifestações culturais do Pará: o Sairé, inspirada nas tradições culturais europeias, principalmente de Portugal, é uma festa que mistura ritual religioso e folclórico com uma programação cultural que culmina com a disputa entre os botos Tucuxi e Cor de Rosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário