Círio de Nazaré/ Foto: Eliseu Dias Agência Pará |
Na mesma data, ao final da tarde, acontece a Trasladação. Procissão noturna que sai do Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Nazaré, e segue até a Igreja da Sé, localizada no bairro da Cidade Velha. Por ser noturna, a Trasladação torna-se um verdadeiro espetáculo de cores, sons e luzes para saudar a Virgem de Nazaré.
Romaria Fluvial / Foto: Eliseu Dias |
A gastronomia é um convite à parte para você experimentar o sabor original dos pratos típicos do Pará. Na ceia do paraense, que lembra o natal, o pato no tucupi, maniçoba, e outras delícias que podem ser degustadas nos melhores restaurantes da Estação das Docas e em outros de Belém.
Brinquedos de Miriti/ Foto: Fernando Sette |
Você que busca algo mais lúdico, acontece também neste período o Auto do Círio, um cortejo popular, realizado pelas ruas do bairro da Cidade Velha onde são apresentadas manifestações artístico-culturais: o teatro, a dança, a música e outros aspectos integram a encenação que congrega artistas e profissionais amadores da área. Um espetáculo itinerante a céu aberto misturando o popular com o erudito, expressão profana do sagrado legado histórico do Círio.
Na Festa da Chiquita você pode encontrar o lado mais "profano" desta temporada. Evento organizado pela comunidade LGBT da capital paraense e ocorre no Bar do Parque, na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz. São shows de transformistas, travestis e drag queens para tornar sua viagem ainda mais rica.
Praias, trilhas, circuitos gastronômicos, exposições, shows musicais e outros eventos reforçam o convite para que você, em outubro, prestigie o Círio de Nazaré no Pará.
Nenhum comentário:
Postar um comentário