© Combu |
A Cachaça de Jambu foi criada no final de 2011 pelo empresário piauiense Leodoro Porto. Há 19 anos Leodoro é proprietário do bar Meu Garoto, em Belém, no Pará. A bebida paraense é tão gostosa que já está bombando em várias regiões além do Norte Nordeste, como São Paulo, Rio, Porto Alegre. Mas o que essa cachaça tem de especial?
É tão diferente, mas tão diferente que não dá nem pra dizer que tem sabores! Jambu é uma sensação vinda diretamente do Norte do Brasil!
Apesar de a bebida ter sido patenteada, a expansão da venda esbarra na produção artesanal. Cerca de 100 litros são produzidos por semana, rapidamente consumidos no bar ou vendidos para outros estados.
© Divulgação |
Quase indescritível, de tão diferente que é a sensação que esse destilado de jambu traz! Basta um gole pra sensação de dormência tomar conta dos lábios, lingua e céu da boca. Ao mesmo tempo vem um quê de salgado e refrescância. Demais!
Jambu, também conhecida como agrião-do-pará é uma erva típica da região norte do Brasil, mais precisamente do Pará, do Amazonas,do Acre e de Rondônia.
O jambu é muito utilizado nas culinárias paraense, amazonense, rondoniense e acriana, podendo ser encontrado em iguarias como o tacacá, o pato no tucupi e até mesmo em pizza combinado com mussarela.
© Divulgação |
Um dos efeitos mais interessantes da erva é a capacidade de anestesiar os lábios e a língua, tornando a experiência gastronômica algo especial. A medida que você mastiga as folhas, dependendo do grau de cozimento da mesma (quanto mais crua, mais intenso o efeito), começa a sentir o efeito de dormência e formigamento da boca.
Cachaça é:
“a denominação típica e exclusiva da aguardente de cana produzida no Brasil, com graduação alcoólica de 38 a 48 por cento em volume, a vinte graus Celsius (°C), obtida pela destilação do mosto fermentado do caldo de cana-de-açúcar".
Nenhum comentário:
Postar um comentário