terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pará na Feira das Américas - ABAV

O Pará, destino turístico prioritário na Amazônia, será representado mais uma vez na 43ª ABAV - Expo Internacional de Turismo. O evento deve reunir, entre os dias 24 e 26 deste mês, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP), incluindo o 44º Encontro Comercial Braztoa, o Abeta Summit e a Ilha Corporativa – Encontro de Negócios Abracorp.

A expectativa do evento para este ano é superar os números de participantes e expositores de 2014, quando contou com mais de 3,5 mil marcas expositoras, representantes de 65 países e recebeu 41 mil visitantes. A participação do Pará é coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR – PA), com Ministério do Turismo (MTUR). A articulação da Setur com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV – seção Pará) garantiu a participação de 15 agências de viagens, envolvendo nas estratégias de promoção, divulgação, captação de eventos e incentivos e comercialização do destino Pará mais de 30 profissionais de diversas áreas. O SINGTUR-PA (Sindicato dos Guias de Turismo do Pará) também terá representação na feira, atuando no estande compartilhado do MTUR.

Pará - Repleto de ricas manifestações culturais, de gastronomia exótica e belezas naturais inigualáveis, o Pará oferece inúmeras opções para quem deseja conhecer a Amazônia, em particular dos segmentos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, experiências repletas de diversidade, sustentabilidade, originalidade, autenticidade e criatividade. A Expo Internacional de Turismo (ABAV) é uma excelente oportunidade para os operadores e agentes de turismo nacionais e internacionais que buscam no mercado brasileiro produtos com esse diferencial.

Casas das Onze Janelas - Vista da orla de Belém
Belém, Marajó (Soure e Salvaterra) e Tapajós (Santarém, Alter-do-Chão e Belterra) representam o carro chefe entre as regiões turísticas que a Setur vai expor na Abav 2015, através do roteiro A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites, mas o receptivo Pará também leva na bagagem pacotes formatados paras as regiões Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

O estande do Pará foi cuidadosamente tematizado com a cultura e a natureza paraense, e chama a atenção para a gastronomia local, representada pelo açaí, tacacá, a arte em cerâmica marajoara, os encantos da Praia do Amor, em Alter-do-Chão. Fitas que simbolizam o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, maior evento turístico religioso do Brasil, que acontece no segundo domingo de outubro, também estão no kit promocional do destino, que este ano espera mais de um milhão de turistas. O Círio, que este ano tem programação principal entre os dias 10, 11 e 12 de outubro, é declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO - organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. 

Prato típico paraense: o tacacá
Como estratégia promocional a Setur vai atender os visitantes do estande com material promocional impresso e vídeos em idioma português, inglês, espanhol, francês e alemão. No estande os visitantes também vão degustar alguns sabores do Pará, como a Castanha do Pará, bombons regionais, geleia de cupuaçu, biscoito de castanha e licor de jambú. 

Motivos para conhecer o Pará

NATUREZA

A natureza foi generosa com o Pará, com a combinação de fatores marcantes de vários ecossistemas, onde o predominante é o amazônico. Rios, praias, mangues, florestas, campos alagados, vastíssimos elementos de fauna e flora fazem da região amazônica única no mundo, e o Pará foi premiado com a presença destes elementos. Cada região turística do estado apresenta diferentes características, que combinadas formam um mosaico de formas de se relacionar e vivenciar estes elementos, fatores que influenciam também na cultura, culinária, história e economia de cada canto do estado.

O homem da Amazônia, no Pará, tem uma relação curiosa com as águas, seja em busca da sua sobrevivência na pesca, seja no ir e vir diário, que faz dos rios a sua rua e das embarcações seu principal meio de transporte. Essa vida em função dos elementos da natureza é um dos fatos que mais atrai visitantes que desejam conviver com a cultura essencialmente amazônica presente no Pará. Seja na pesca esportiva, turismo ecológico e de aventura ou na vivência de experiências, os fatores naturais atraem a atenção dos visitantes que desejam desfrutar do turismo no estado.

CULTURA

Cerâmica Marajoara
No Pará a cultura é refletida em inúmeros eventos nos 144 municípios do estado. Carimbó, síria, lundu, retumbão, calypso, tecnobrega e tantos outros ritmos fazem do povo um dos mais festivos do Brasil. A gastronomia é original, criativa, autêntica e marcada por grande diversidade. É mais que uma prática alimentar, é um ritual que mistura as heranças indígenas, africanas e europeias que marcam a origem histórica e étnica dos habitantes locais. Tacacá, maniçoba, pato no tucupi e uma variedade de frutos, entre os quais açaí, bacuri e cupuaçu merecem referência, conformam uma gastronomia exótica, rica em cores aromas e sabores únicos, só encontrados na obra-prima da Amazônia. Soma-se a esse aspecto a criatividade do paraense, seja para a literatura, artes plásticas, artesanato, música e outras formas de expressão, que tem grandes expoentes. A religiosidade é muito forte, em especial a cristã, que tem no Círio de Nazaré sua principal manifestação, traduzida todo mês de outubro em procissões e romarias, a procissão do segundo domingo, por exemplo, envolvendo mais de dois milhões de pessoas tem quase 220 anos.

SOL E PRAIA

Praia de Alter-Do-Chão
Sol e praia é um segmento muito convidativo a quem quer conhecer o Pará. A abundante presença das águas no território paraense é responsável pela formação de belíssimos recantos naturais, seja em praias formadas pelos rios ou mesmo no litoral atlântico e ainda em igarapés de águas calmas e geladas. As possibilidades são diversas: praias litorâneas como Atalaia e Corvina, em Salinópolis, Marudá, em Marapanim e praia da princesa na vila de Algodoal, na ilha de Maiandeua em Maracanã, Ajuruteua, em Bragança, praia do Pesqueiro no Marajó. Também são encantadoras as praias de rios, a exemplo do Morubira, Chapéu Virado, Paraíso e outras na ilha de Mosqueiro, praia do Amor, na Vila de Alter-do-Chão, em Santarém, praia do Tucunaré, em Marabá, praia das gaivotas em Conceição do Araguaia, Caripi em Barcarena, e tantas outras que fazem parte do vastíssimo leque de possibilidades para quem deseja curtir o sol e calor que predominam durante o ano inteiro na região.

EVENTOS

Círio de Nazaré 
Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade
Nos últimos anos o Pará vem ganhando maior importância na realização de grandes eventos com a implantação de equipamentos capazes de abrigar congressos, encontros, feiras, simpósios e outros. Neste sentido, merece destaque o Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, um espaço multiuso com uma estrutura ampla e moderna, comparável com a de grandes centros de eventos no restante do país. A estrutura hoteleira e de transporte e acesso também tiveram grande salto de qualidade, capazes de garantir e subsidiar as realizações, colocando o Pará como destaque na rota de eventos no país. Eventos esportivos também possuem destaque no estado, com o estádio Olímpico do Pará e o Parque Aquático da Universidade do Estado do Pará (UEPA), que já receberam importantes disputas como campeonatos nacionais e internacionais.

NEGÓCIOS:

Artesanato na exposição permanente
do Espaço São José Liberto
O Pará está na rota do turismo de negócios no Brasil. Oferece excelente infra-estrutura, seja na capital ou nos municípios sedes das principais regiões turísticas, disponibiliza uma rede de hotéis, bares e restaurantes com preços variados e serviços de qualidade. A diversidade de equipamentos turísticos multiuso completa essa estrutura, em meio a atrativos naturais característicos da Amazônia. O que é melhor, tudo isso sem abrir mão da tecnologia dos grandes centros urbanos. O Hangar- Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, Estação das Docas, Pólo Joalheiro, Parque da Residência, Centro Cultural Tancredo Neves, são alguns dos espaços de referência para eventos. Não importa qual a modalidade de eventos, Belém e os principais municípios do Pará estão preparados para recebê-lo, com direito a conhecer ainda a mais genuína gastronomia do Brasil, inesquecíveis manifestações culturais, belas praias de rio, entre outros atrativos do Pará, a obra-prima da Amazônia.

Benigna Soares com Maria Luisa Fonseca - DPRT/Setur-Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário