O governador Simão Jatene se reuniu na tarde desta terça-feira (25) com o vice-presidente executivo da TAP Portugal, Luiz Mor, que está em Belém para participar de um evento do setor hoteleiro, nesta quarta (26). Durante o encontro, ele destacou a importância do apoio que o governo do Estado tem dado à TAP desde a fase de planejamento para a implantação dos voos Belém/ Portugal, que começaram a operar em junho deste ano.
Simão Jatene e o vice-presidente da TAP Portugal, Luiz Mor, falaram sobre o voo Belém-Lisboa e a possibilidade de abertura de novos mercados |
Luiz Mor disse, ainda, que esta foi uma oportunidade de fazer uma prestação de contas com o governo, mostrando o comportamento turístico entre Belém e Lisboa. “Atualmente temos uma taxa de ocupação dos voos de 76%. Esses ainda não são os números ideais, mas também não podemos dizer que eles estão abaixo da média. Quando analisamos os voos que partem de Belém e de Manaus, observamos que há um equilíbrio saudável no número apresentado nos dois Estados”, explicou.
A meta da TAP Portugal é transformar os voos que partem de Belém e de Manaus em voos independentes e aumentar a frequência de viagens partindo dessas duas cidades. “Nosso desafio é desenvolver os destinos, criando novos intercâmbios comerciais, como aconteceu com o voo de Fortaleza, onde conseguimos estimular um mercado de frutos nordestinos que abastecem a Europa, o que não seria p
ossível de ser feito sem o transporte aéreo”, contou Luiz Mor.
Simão Jatene disse que acredita na abertura de novos mercados entre o Pará e Portugal. “A corrida rumo à região Norte é um fato. Estou convencido que temos muito a realizar no mercado europeu, tendo Portugal como porta de entrada, assim como acreditamos que podemos contribuir para o crescimento da expansão do mercado português aqui no Brasil. Temos muito em comum, e muitas características que nos complementam, com a facilidade da língua, que também nos é comum”, destacou o governador.
O secretário Adenauer Góes, da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), acompanhou a reunião com a TAP Portugal, que tem três voos semanais, às terças e quintas-feiras e domingos, fazendo a ligação direta entre Belém e Lisboa. A nova rota, instalada com o apoio do governo do Estado, abriu o mercado europeu para os produtos e cultura do Pará. Os voos Belém-Lisboa são feitos em um Air Bus 330 com capacidade para 263 passageiros.
A viagem parte de Lisboa às 9h30, chega a Manaus às 13h30 e, uma hora depois, segue para Belém, às 17h40. Às 19h10, o voo parte da capital paraense em direção a Lisboa, aonde chega às 6h45 do dia seguinte (hora local), transportando mais de 6,3 mil passageiros nos dois sentidos.
Dani Filgueiras
Secretaria de Estado de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário