![]() |
Lado a lado, mas não se misturam Assim é o peculiar encontro
das
águas dos rios Tapajós e Amazonas, um espetáculo encenado
todos os dias na
orla da cidade de Santarém.
|
O Estado do Pará ganhou nesta semana mais dois patrimônios culturais imateriais. O decreto que oficializou o Encontro das águas dos Rios Tapajós e Amazonas, na cidade de Santarém, no oeste paraense, e o Festival do Caranguejo de São Caetano de Odivelas, município da região nordeste, como os mais novos patrimônios culturais de natureza imaterial do Pará, foi publicado na última quarta-feira (1º), no Diário Oficial do Estado (DOE). Com as leis 8.062 e 8.063, o Governo do Estado reconhece e peculiaridade do fenômeno da natureza e da manifestação cultural.
Segundo o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), patrimônios culturais imateriais são práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, celebrações, músicas e lugares que abrigam práticas culturais coletivas. O decreto autorizado pelo Governo foi uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa).
Thais Toscano, diretora do Departamento do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), explica que, apesar de serem declaradas como patrimônios culturais do Pará, essas manifestações não passaram por um estudo de avaliação aprofundado. "O processo de registro que reconhece uma manifestação como patrimônio cultural tem várias etapas, por isso acabam sendo longos. Como nesses dois casos o decreto que oficializou esses registros foi feito pela Alepa, e não pelo Dphac, as manifestações acabaram pulando essa etapa de pesquisa, que é importante para se conhecer mais a fundo a manifestação”, diz ela.
Encontro das águas - Um dos mais conhecidos fenômenos naturais da Amazônia, o encontro das águas azul-esverdeadas do Rio Tapajós com as águas barrentas do Rio Amazonas, na orla da cidade de Santarém, encanta paraenses e turistas, pelo fato de elas não se misturarem. O encontro ocorre em decorrência da diferença de temperatura e densidade das águas desses dois importantes rios da Amazônia.
Festival - Realizado durante a segunda semana de dezembro, o Festival do Caranguejo é um evento tradicional do município de São Caetano de Odivelas, um dos grandes produtores de caranguejo.
A manifestação valoriza um dos principais itens da culinária e da economia local. Além dos vários pratos preparados com carne de caranguejo, a programação inclui uma extensa programação cultural, com shows de bandas e grupos folclóricos.
Adison Ferrera
Secretaria de Estado de Comunicação
Secretaria de Estado de Comunicação
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:
Postar um comentário