terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prodepa apresenta nova versão do aplicativo Kd a Berlinda?

Foi apresentado nesta terça-feira (16), durante coletiva de imprensa na Capitania dos Portos, o aplicativo que responde à pergunta que a maioria dos católicos paraenses faz durante o Círio de Nazaré. O "Kd a Berlinda?" volta a ser usado este ano durante as procissões que marcam a maior festa religiosa do Pará. Desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados do Estado (Prodepa), o sistema é georreferenciado, e as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. No site www.kdaberlinda.pa.gov.br, acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido e o tempo.

A primeira versão do aplicativo saiu em 2012, disponível para celulares e tablets com o sistema Android. Em 2013, dos mais de 100 mil acessos ao site do “Kd a Berlinda?” e ao aplicativo, quase 90 mil foram feitos durante as seis principais romarias da festividade de Nossa Senhora de Nazaré, quando os fiéis acompanharam em tempo real a localização da berlinda. 

Como serviço de utilidade pública, a ferramenta foi usada por profissionais de órgãos de saúde e segurança e da imprensa, e ainda por internautas. O "Kd a Berlinda?" usa aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as funcionalidades, independente do dispositivo.

Novidades – Este ano o aplicativo também está disponível na versão para IOS (Iphone e Ipad). Considerado um aplicativo nativo, é possível fazer o download direto da loja de aplicativos para o celular, de graça, sem nenhum custo, e com um ícone já abri-lo direto no mapa para visualizar onde está a berlinda. “A nova versão já está disponível nas lojas virtuais. As pessoas que quiserem já podem baixar o aplicativo, deixá-lo configurado no celular e usá-lo durante as procissões”, explicou o presidente da Prodepa, Theo Pires.

Este ano foram acrescentadas ao aplicativo mais quatro romarias – Ciclo Romaria, Romaria da Juventude, Procissão da Festa e ReCírio –, chegando a dez procissões e totalizando 129,02 quilômetros monitorados.

A apresentação do aplicativo faz parte de um conjunto de ações da Agenda Turística do Círio, que envolvem os seguintes órgãos: Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sinart, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Belemtur, Espaço São José Liberto, Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Pará 2000, Prodepa, Museu do Estado do Pará (MEP) e Capitania dos Portos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário