domingo, 28 de setembro de 2014

Participação do Pará na Feira das Américas incentiva fluxo para o Círio

Degustação de licores e muita informação turística no estande do
Pará durante a Expo Internacional de Turismo em São Paulo 
Encerrou neste domingo (28) a participação do Pará na Expo Internacional de Turismo, a 42ª. Abav. O evento, que começou dia 23 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, contou com a participação de expositores e profissionais de turismo de 50 países. O Pará foi representado no evento com um estande promocional da gastronomia, do Círio de Nazaré, peças do artesanato dos índios assurini, licores típicos de jambu, açaí e cupuaçu, além de farto material de divulgação do turismo paraense.

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi tema de três palestras. A primeira foi apresentada no dia 24, na Vila do Saber, espaço de conhecimento do evento, pelo gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira. O secretário adjunto de Turismo do Pará, Alvaro do Espírito Santo, defendeu a temática em um encontro sobre a importância do turismo religioso no Brasil, promovido pela Braztoa. O maior evento turístico religioso do Pará também foi apresentado neste sábado (27), Dia Mundial do Turismo, no município de aparecida, no interior de São Paulo, durante a Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo de Aparecida, com participação de cerca de 150 pessoas. 
Participação do Pará na ABAV direcionou fluxo ao Círio de
Nazaré em Belém

Segundo a Diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, a presença dos cerca de 30 empresários de turismo de agências paraenses fortaleceu a presença do Pará no evento, que contou com um público de cerca de 50 mil pessoas, principalmente no sábado (27) e domingo (28), quando estava aberto também ao público consumidor final, que mora em São Paulo.

“Foi uma oportunidade de mostrarmos os principais segmentos turísticos que o Pará possui em termos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios e atrair uma demanda ao Círio de Nazaré, que acontece no próximo mês”. Destacou Jacqueline.

Além da degustação das bebidas típicas do Pará, da interatividade com a história do estado, com os atrativos turísticos de Belém e demais regiões paraenses, o público recebeu a fitinha de Nossa Senhora de Nazaré que representa o Círio, sachês com essências de patchuli e outros cheiros do Pará, cd´s e dvd´s com vídeos promocionais do destino turístico, entre outros materiais informativos.

Panelas do artesanato dos índios Assurini em exposição no
estande do Pará na Abav 2014
Em exposição no estande também estavam peças do acervo do Polo Joalheiro em cerâmica produzida pelos povos indígenas assurini, que despertaram a curiosidade do público, a exemplo de panelas de cerâmica, produto cultural mais identitário do Asurini, decorativa ou utilitária, com escultura manual, queima em coivara, pintura com materiais minerais primitivos e acabamento com resina de jatobá (Hymenaeacourbaril L.). Uma curiosidade do material é que somente as mulheres trabalham com o barro e com o grafismo tradicional e que o povo Asurini exercita aproximadamente 70 tipos de traçados gráficos no embelezamento corporal, representações da natureza (animais, plantas), que são transferidas para o tecido cru, panelas, yapemas, bancos e meyrerijas nas cores tradicionalmente usadas que são preto e vermelho. As informações, repassadas pela equipe da Paratur, encantavam os visitantes do estande.

Estande do pará no Pavilhão de Exposições do Anhembi-São Paulo
Com a participação na ABAV a Paratur encerra um calendário de 12 feiras nacionais e internacionais nas quais apresentou o Pará como destino prioritário na Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário