| Degustação de licores e muita informação turística no estande do Pará durante a Expo Internacional de Turismo em São Paulo |
Encerrou neste domingo (28) a participação do Pará na Expo Internacional de Turismo, a 42ª. Abav. O evento, que começou dia 23 no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, contou com a participação de expositores e profissionais de turismo de 50 países. O Pará foi representado no evento com um estande promocional da gastronomia, do Círio de Nazaré, peças do artesanato dos índios assurini, licores típicos de jambu, açaí e cupuaçu, além de farto material de divulgação do turismo paraense.
O Círio de Nossa Senhora de Nazaré foi tema de três palestras. A primeira foi apresentada no dia 24, na Vila do Saber, espaço de conhecimento do evento, pelo gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira. O secretário adjunto de Turismo do Pará, Alvaro do Espírito Santo, defendeu a temática em um encontro sobre a importância do turismo religioso no Brasil, promovido pela Braztoa. O maior evento turístico religioso do Pará também foi apresentado neste sábado (27), Dia Mundial do Turismo, no município de aparecida, no interior de São Paulo, durante a Romaria Nacional dos Profissionais de Turismo de Aparecida, com participação de cerca de 150 pessoas.
| Participação do Pará na ABAV direcionou fluxo ao Círio de Nazaré em Belém |
Segundo a Diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, a presença dos cerca de 30 empresários de turismo de agências paraenses fortaleceu a presença do Pará no evento, que contou com um público de cerca de 50 mil pessoas, principalmente no sábado (27) e domingo (28), quando estava aberto também ao público consumidor final, que mora em São Paulo.
“Foi uma oportunidade de mostrarmos os principais segmentos turísticos que o Pará possui em termos de cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios e atrair uma demanda ao Círio de Nazaré, que acontece no próximo mês”. Destacou Jacqueline.
Além da degustação das bebidas típicas do Pará, da interatividade com a história do estado, com os atrativos turísticos de Belém e demais regiões paraenses, o público recebeu a fitinha de Nossa Senhora de Nazaré que representa o Círio, sachês com essências de patchuli e outros cheiros do Pará, cd´s e dvd´s com vídeos promocionais do destino turístico, entre outros materiais informativos.
| Panelas do artesanato dos índios Assurini em exposição no estande do Pará na Abav 2014 |
Em exposição no estande também estavam peças do acervo do Polo Joalheiro em cerâmica produzida pelos povos indígenas assurini, que despertaram a curiosidade do público, a exemplo de panelas de cerâmica, produto cultural mais identitário do Asurini, decorativa ou utilitária, com escultura manual, queima em coivara, pintura com materiais minerais primitivos e acabamento com resina de jatobá (Hymenaeacourbaril L.). Uma curiosidade do material é que somente as mulheres trabalham com o barro e com o grafismo tradicional e que o povo Asurini exercita aproximadamente 70 tipos de traçados gráficos no embelezamento corporal, representações da natureza (animais, plantas), que são transferidas para o tecido cru, panelas, yapemas, bancos e meyrerijas nas cores tradicionalmente usadas que são preto e vermelho. As informações, repassadas pela equipe da Paratur, encantavam os visitantes do estande.
| Estande do pará no Pavilhão de Exposições do Anhembi-São Paulo |
Com a participação na ABAV a Paratur encerra um calendário de 12 feiras nacionais e internacionais nas quais apresentou o Pará como destino prioritário na Amazônia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário