segunda-feira, 1 de setembro de 2014

"Kd a Berlinda?" mostra localização exata da Virgem durante as principais procissões do Círio 2014


Aplicativo "Kd a Berlinda?" volta a ser utilizado este ano
durante as procissões que marcam a maior festa
religiosa da capital paraense, o Círio de Nazaré
Aplicativo que responde à pergunta que a maioria dos católicos paraenses faz durante o Círio de Nazaré, o "Kd a Berlinda?" volta a ser utilizado este ano durante as procissões que marcam a maior festa religiosa da capital paraense, o Círio de Nazaré. O sistema é georreferenciado e as coordenadas da berlinda são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas pela rede 3G para um servidor. Em um site web (www.kdaberlinda.pa.gov.br) acessível por qualquer dispositivo móvel ou computador, é possível acompanhar o trajeto percorrido e o tempo. Desde sua primeira versão, em 2012, foi disponibilizado um aplicativo para a plataforma Android, que pode ser baixado em celulares ou tablets e, no ano passado, ganhou uma versão para IOS também.
O sistema é georreferenciado e as coordenadas da berlinda
são capturadas por GPS em tempo real e transmitidas
 pela rede 3G para um servidor
Em 2013, dos mais de 100 mil acessos ao site do “Kd a Berlinda?” e ao aplicativo, quase 90 mil foram realizados durante as seis principais romarias da festividade de Nossa Senhora de Nazaré, quando os fiéis acompanharam em tempo real a localização da berlinda. O serviço esteve disponível desde a primeira romaria, o traslado para Ananindeua, e continuou ativo na ida para o distrito de Icoaraci, a Romaria Fluvial, a Moto-romaria, a Trasladação e o Círio, no domingo. Os países que mais visitaram a página na internet foram respectivamente: Brasil, com 85.151 acessos; Estados Unidos, com 215; Portugal, com 112 e França, com 46 acessos. Vinte profissionais, entre técnicos, engenheiros e pessoal de apoio logístico, trabalharam durante os três dias.
Como serviço de utilidade pública, a ferramenta – desenvolvida pela Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) - foi utilizada por profissionais de órgãos de saúde e segurança, e da imprensa, e ainda por internautas. O "Kd a Berlinda?" utiliza aplicações ajustáveis, que se adaptam ao tamanho da tela. A página é acessada com todas as suas funcionalidades, independente do dispositivo utilizado, computador, tablet ou celular.
Reconhecimento
Para o presidente da Prodepa, Theo Pires, o sucesso do “Kd a Berlinda?”, que teve quintuplicado o número de acessos ao site de um ano para o outro e mais de 2.500 downloads do aplicativo este ano, é um reconhecimento ao trabalho e ao esforço da empresa em prover serviços de tecnologia para o cidadão. “Isso demonstra a qualidade do pessoal da Prodepa, e que boas ideias, bem executadas em um timing perfeito, podem fazer a diferença”, ressaltou.
A inovação tecnológica e a relevância social do aplicativo renderam a indicação ao prêmio Tela Viva Móvel 2013, na categoria Governo. A premiação destaca os melhores projetos de conteúdo para celulares e tablets de todo o Brasil, considerando três critérios principais: criatividade e inovação, relevância para o mercado brasileiro de conteúdo móvel e resultados obtidos.
A Prodepa também vai transmitir via internet, pela quarta vez, em parceria com a Rede Cultura de Comunicação, através do Portal Cultura, o Círio. A programação começa às 5h, com transmissão ao vivo da Missa na Sé, que dá início à procissão. Às 6h começa a romaria, seguindo até a chegada da berlinda com a imagem de Nossa Senhora à Praça Santuário.
Nátia Machado
Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário