terça-feira, 2 de setembro de 2014

Exposição 'Joias de Nazaré' compõe a Agenda Turística do Círio

A diretora executiva do Espaço São José Liberto e do Programa Polo Joalheiro do Pará, Rosa Helena Neves, participou da coletiva que apresentou a Agenda Turística do Círio 2014, nesta segunda-feira (1º), na Estação das Docas. Entre os destaques da programação deste ano está a tradicional exposição "Joias de Nazaré", que reúne o trabalho artesanal de designers, ourives, lapidários e demais empreendedores criativos e empresas do Polo Joalheiro.

A agenda foi apresentada pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA), entre outros parceiros. Durante a coletiva foram divulgados detalhes da programação do oficial do Círio 2014, que inclui espetáculos de danças folclóricas para receber os turistas, exposição de joias inspirada na temática nazarena e lançamento da bandeira da Romaria Fluvial, entre outros eventos.

Da programação oficial do Círio 2014 que ocorrerá no Espaço São José Liberto constam duas exposições. Uma delas é a "Natureza, Cultura e Fé: a Grandiosidade do Círio de Nazaré", aberta de 1º a 31 de outubro e resultado de parceria entre o espaço, Paratur, Setur, Imprensa Oficial do Estado e Fundação Escola Bosque.

A outra mostra, "Joias de Nazaré", este ano completa onze edições, tendo a "fé" como tema central. A exposição será aberta na Casa do Artesão, no dia 1º de outubro, onde fica até o dia 31, com promoção da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Paratur, Setur e Companhia de Portos e Hidrovias (CPH).

A exposição mostra o resultado do trabalho desenvolvido pelo Programa Polo Joalheiro. Em ouro e prata, os profissionais criam joias exclusivas artesanais com temas de caráter religioso que envolvem a festividade, usando gemas minerais (pedras preciosas) e orgânicas, madeira, chifre de búfalo, sementes e outras matérias-primas características da região amazônica. A consultoria é da designer e professora da Universidade do Estado do Pará (Uepa) Rosângela Gouvêa, responsável pela curadoria da coleção, que começou a ser concebida em julho deste ano, durante workshop de geração de produtos.

Segundo Rosa Helena Neves, o produto com representação religiosa tem se consolidado no mercado local, com resultado satisfatório de vendas, que representam um crescimento de 33% no mês de outubro, considerando os demais meses do ano. O período do Círio também atrai muitos turistas ao Espaço São José Liberto, patrimônio histórico de Belém considerado referência em turismo na capital paraense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário