sábado, 27 de setembro de 2014

Dia Mundial do Turismo: Pará se destaca como destino turístico preferencial na Amazônia

Referência mundial como a obra-prima da Amazônia, o Pará tem muito a festejar neste sábado (28), data em que se comemora o Dia Mundial do Turismo e também do turismólogo. Afinal, é guardião de mais de 50% dos atrativos naturais de toda a Amazônia, fecha 2014 com um fluxo de cerca de um milhão de turistas, tem uma rede hoteleira com mais de 13 mil leitos e reúne cinco dos segmentos turísticos mais procurados do mundo: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

Representantes da A.R Intercâmbio Turismo escolheram o
 Pará como um dos produtos  prioritários da nova empresa
de turismo  de São Paulo
São justamente essas características que dão vantagem e competitividade ao Pará que o público participante da Expo Internacional de Turismo (Abav), maior feira de turismo das américas, tem procurado no estande paraense do evento, que começou no último dia 23 e encerra neste domingo (28) com a participação de cerca de 50 mil pessoas no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Entre os visitantes do estande, coordenado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) esteve um grupo de estudantes do curso de Agenciamento de Viagens, da Escola Técnica de São Paulo “Centro Paula Sousa”.

Os estudantes escolheram o Pará como case de estudos e destino para a criação de um roteiro 

“Nossa professora queria um lugar que tivesse a maior representatividade do patrimônio cultural material e imaterial, com diversidade histórica. Por isso escolhemos o Pará e destacamos em nosso roteiro, de três dias, o Complexo Feliz Lusitânia, o Ver-o-Peso, Mangal das Garças e outros lugares”. Explicou Neide Barbosa, que estuda para ser guia de turismo.

Gilcione Batista nasceu em Santarém, mas há 12 anos mora em São Paulo e ajudou na pesquisa e elaboração do roteiro, que incluiu também a região turística do Tapajós, destacando Santarém e a vila de Alter-do-Chão. 

“Aproveitamos para destacar o Çairé, que aconteceu agora em setembro. Infelizmente tivemos que deixar a ilha do Marajó para outro trabalho, mas sabemos que é um lugar encantador”. Disse Gilcione.

Ana Claudia Borges quer se especializar na área de receptivo de cruzeiros e incluiu essa tendência do Pará, que é dividido nas regiões de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, em sua pesquisa e também sonha em conhecer o Marajó. “Já sou apaixonada pelo Marajó mesmo antes de conhecer”. 

O maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, segunda região turística mais procurada no Pará, depois de Belém, também está no imaginário da professora aposentada Clelia Martins. “Gostaria de conhecer a ilha do Marajó pela diversidade da flora e da fauna que ela guarda”. Relata Clelia, que já tem planos para conhecer o Pará em 2015, motivo que a trouxe ao estande paraense na ABAV.

O chef paulistano Ricardo Frugoli ensinou como preparar a
maniçoba no Espaço Gastronômico do Senac e tirou dívidas da
empresária Magda Hildvert sobre o pato no tucupi 
A empresária Magda Helena Hildevert é dona de uma franquia de comidas chinesas e planeja conhecer o Pará no próximo ano. Depois de experimentar o pato no tucupi em outro estado da Amazônia e não aprovar a receita, ela está certa de que o prato típico paraense que integra o cardápio do Círio de Nazaré em outubro, precisa ser apreciado em seu lugar de origem. 

“Quero ir ao Pará e conhecer a gastronomia, conhecer o Ver-o-Peso. Me encanta a história do lugar, que meu marido também quer conhecer por ser originário do Japão e saber que lá há também produção de pimenta na colônia japonesa”. Conta a empresária.

Sobre o pato no tucupi, Magda recebeu, no estande da Paratur, ensinamentos de um dos maiores especialistas em gastronomia do Brasil, o chef paulistano Ricardo Frugoli, que ministrou neste sábado, no Espaço Gastronômico do Senac, um curso sobre a maniçoba para cerca de 40 pessoas.

“Tive a sorte de conhecer o chef Paulo Martins, de fazer parte do projeto da Rota da Mandioca, que envolve Bragança e outras áreas produtoras de farinha no Pará e posso afirmar que a gastronomia paraense é muito rica, muito atraente”. Afirmou Frugoli, ao recomendar o Pará como referência da boa culinária do Brasil. 

Alex Flávio contactou 18 empresas internacionais
a garante que fez bons negócios na ABAV 
Negócios - O estande do Pará também está recebendo centenas de agentes de viagens e operadores de turismo. Uma excelente oportunidade aos cerca de 30 agentes paraenses que integram a comitiva da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV-Pará) convidados pela Paratur para o estande.

“Participei da Rodada de Negócios e consegui fechar pacotes turísticos com 18 empresas dos Estados Unidos, Portugal, Argentina, e outros países. Esse contato é excelente para a comercialização dos produtos das regiões turística do Pará. Afirmou Alex Flávio, diretor da Brazil Amazon Turismo.

A participação do Pará na Expo Internacional de Turismo é uma estratégia promocional da Companhia Paraense de Turismo Paratur, que segundo a diretora de marketing Jacqueline Alves, em 2014, participou de cerca de 12 feiras no Brasil, Portugal, Alemanhã, Inglaterra, Estados Unidos, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, entre outros destinos nacionais e internacionais.

Empresários dinamarqueses apreciaram os licores de Açaí, Jambu
e Cupuaçu, típicos do Pará, servidos no estande da Paratur na Expo
Internacional de  Turismo em São Paulo
“Nossa meta é tornar o Pará o destino líder em turismo na Amazônia, a partir da execução de ações de desenvolvimento, fomento, infraestrutura, promoção, divulgação, marketing, captação de eventos e inteligência de mercado, como preconiza o Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado pela Paratur em 2011 e que vem sendo executado por nós e pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com essa finalidade”. Afirma Jacqueline, para quem o Pará tem muito o que comemorar no Dia Mundial do Turismo, entre os motivos por guardar alguns dos mais significativos atrativos turísticos do Brasil e está hoje na rota de grandes companhias aéreas, abastecidas com voos diretos para a Europa, a exemplo do Belém-Lisboa, da TAP Portugal, para os Estados Unidos, a partir do voo direto Belém-Miami, da TAM, entre outros que lingam Belém à Guiana Francesa e outros departamentos franceses, ao Suriname, entre outros.






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