terça-feira, 16 de setembro de 2014

Bandeira reforça tradição da Romaria Fluvial e segurança da navegação durante o Círio

Dieese e Capitania dos Portos afirmam que 500 embarcações devem participar da procissão na baía do Guajará este ano

Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação
 de Embarcações da Romaria Fluvial.
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) apresentaram na manhã desta terça-feira, dia 16 a Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação de Embarcações e o Selo da Segurança da Navegação. Dois importantes instrumentos referenciais da Romaria Fluvial, e também utilizados para garantir o controle e identificação das embarcações participantes da procissão, a quinta mais antiga entre as romarias do Círio.

A apresentação, que contou com a presença do secretário adjunto de Estado de Turismo do Pará, Álvaro do Espírito Santo, aconteceu no auditório da CPAOR, quando também foram apresentadas as novidades do “KD a Berlinda”, aplicativo criado em 2012 pela Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), com objetivo de fazer o georeferenciamento da Berlinda que transporta a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré e retransmitir em tempo real as imagens capturadas em GPS para qualquer dispositivo móvel ou computador.

Theos Pires, presidente da Prodepa, apresentou o aplicativo
"KD a Berlinda".
O capitão de Corveta Vieira Barros, da Capitania dos Portos, explicou que o Selo da Segurança da Navegação começa a ser entregue nesta quarta-feira, dia 17, na sede da Capitania, aos responsáveis pelos barcos que vão participar da Romaria, ao explicar que a estimativa para este ano é de 500 embarcações na procissão que acontece dia 11 de outubro, na baía do Guajará. Os dados foram confirmados também pelo coordenador do Dieese Pará, Roberto Sena.

“As analises feitas pelo DIEESE/PA com os números da Romaria Fluvial nestes 29 anos, com base em dados da Paratur e da Capitania, nos mostram um crescimento de 1.567% embarcações participantes”. Afirmou Roberto Sena, considerando que a primeira Romaria, em 1986, contou com 30 embarcações e em 1987 com cerca de 130 a 150, chegando em 2014 com estimativa de 500 embarcações e um público em geral de 50 mil participantes.

Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, apresentou
a bandeira símbolo.
Além de reforçar a importância de assegurar a identificação dos barcos participantes com o Selo da Segurança da Navegação os responsáveis pela Agenda Turística do Círio também apresentaram a Bandeira Símbolo do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial, com a mesma estampa da imagem oficial do Círio de 2014, medindo 60cm por 45cm. O símbolo foi apresentado pelo gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira.

“A Romaria Fluvial foi criada em 1986 pelo presidente da Paratur, jornalista e escritor Carlos Rocque, com o intuito de fortalecer esta que é a quinta mais antiga Romaria entre as demais que compõem o Círio. O concurso é dividido nas categorias Embarcações Regionais e Outras Embarcações e o corpo de jurados avalia requisitos de ornamentação religiosa, postura da tripulação, cumprimento do percurso do Cortejo entre Icoaraci e Belém, que soma 18,5km (10 milhas náuticas)”. Explica Figueira, ao anunciar que a premiação dos vencedores do concurso acontece no dia 22 de outubro.

A diretora de Marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Jacqueline Alves, explicou que a apresentação integra um conjunto de ações da Agenda Turística do Círio.

Participaram da coletiva diversos representantes
da Agenda Turística do Círio 2014.
“A Agenda inclui diversos eventos e programações em Belém voltadas ao receptivo dos turistas do Círio, apresentando a eles informações de forma organizada e opções de como aproveitar melhor sua estadia no Pará nesse período, quando, entre os 2 milhões de romeiros, receberemos 82 mil turistas que devem deixar uma renda de U$ 30,80 milhões”. Afirma Jacqueline, ao explicar que a Agenda é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Dieese-PA, Sinart, Infraero, Belemtur, Espaço São José Liberto, Companhia de Portos e Hidrovias do Estado do Pará (CPH), OS Pará 2000 (Estação das Docas), Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), Museu Histórico do Estado do Pará e Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR).

Álvaro do Espírito Santo, secretário adjunto de Turismo do Pará,
 Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur,
Tenente Eduarda e Capitão de Corveta Vieira de Barros da CPAOR,
Theo Pires, presidente da Prodepa,
 Roberto Sena, coordenador do Dieese - PA
 com o Selo da Segurança da Navegação.
Turismo em números - Jacqueline Alves também ressalta que o volume de participantes do Círio oriundos de outros países e estados, especialmente do Rio de Janeiro (19,40%), São Paulo (13,90%), Maranhão (11,60%), Amazonas (6,90%) e Ceará (6%) é resultado de um amplo trabalho de promoção e divulgação do Pará e do Círio como produto cultural e turístico do segmento religioso em dezenas de feiras e eventos nesses e em outros mercados emissores do Brasil e do exterior, tendo em vista ações promocionais também nos Estados Unidos, França, Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Argentina entre outros países, onde além das feiras também desenvolve ações articuladas com operadores de turismo e empresas aéreas, a exemplo da TAM e da TAP.

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