O governo do Pará lançou na segunda-feira (1º) a Agenda Turística do Círio 2014, durante coletiva na Estação das Docas. O calendário de ações inclui divulgação de números da festividade, uma pesquisa inédita, receptivo ao turista, exposições e monitoramento da berlinda, entre outras medidas que fortalecem o Círio como principal produto turístico religioso do Pará. Em 2013, a festa recebeu cerca de 77 mil turistas, gerando uma renda aproximada de US$ 28,95 milhões.
A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Sinart, Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Belemtur, Espaço São José Liberto, Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), Organização Social Pará 2000, Empresa de Processamento de Dados do Estado (Prodepa), Museu
Histórico do Estado do Pará e Capitania dos Portos.
“Esse conjunto de atores trabalha na compreensão do Círio de Nazaré para a atividade turística e econômica do Estado, buscando impactar de forma positiva o desenvolvimento paraense”, explica o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes.
O lançamento contou com a presença de diversos representantes dos principais equipamentos turísticos de Belém gerenciados pelo Governo do Estado, da Associação Brasileira de Agências de Viagens, entre outros. O Diretor de Procissões do Círio 2014, Kleber Vieira, que já participou de várias ações de promoção do Círio realizadas pela Paratur em feiras turísticas nacionais e internacionais, esteve presente na coletiva e avaliou positivamente a iniciativa da criação da Agenda Turística do Círio 2014.
“Todos sabem a importância que tem a festa do Círio de Nazaré, principalmente religiosa, mas também cultural e gastronômica, e também do quanto movimenta a economia da cidade”, completa o diretor de Procissões da Festa de Nazaré, Kleber Vieira.
A Agenda Turística do Círio 2014 começa com a coletiva de divulgação dos números do Círio, no próximo dia 10, às 9 horas, no Museu Histórico do Estado do Pará. Na oportunidade a Paratur realiza uma capacitação aos profissionais que atuarão no receptivo do Círio, juntamente com voluntários de várias instituições de ensino de Belém que atuarão com a equipe técnica da Paratur.
No dia 16 ocorrem o lançamento da Bandeira Símbolo da Romaria Fluvial e a apresentação do aplicativo KD a Berlinda, no auditório da Capitania dos Portos. Nos dias 22 e 23, também será feita a capacitação “Amigo do Turista 2014”, pela Belemtur, no Senac.
O mês de outubro se inicia com a abertura da exposição “Jóias de Nazaré”, que ficará aberta até o dia 31, no Espaço São José Liberto. O dia 7 está reservado para a visita oficial da Imagem Peregrina e missa com receptivo dos turistas do Círio no Aeroporto Internacional de Belém. No mesmo dia, começa o Receptivo do Círio em Belém e será aberta a exposição “Natureza, Cultura e Fé: A Grandiosidade do Círio de Nazaré”. Ações de receptivo também ocorrerão nos terminais rodoviário e hidroviário de Belém, com início nos dias 8 e 9 de outubro, respectivamente.
De 8 a 13 de outubro será promovido pela Paratur press trip com jornalistas especializados em turismo dos Estados Unidos, enquanto no dia 11, em plena Romaria Fluvial, haverá o concurso de ornamentação das embarcações, que serão premiadas no dia 22 seguinte.
Durante a coletiva o coordenador do Dieese-Pa, Roberto Sena, apresentou as estratégias de execução de uma pesquisa de perfil dos promesseiros da corda do Círio, a ser realizada em parceria com a Setur no domingo do Círio, dia 12.
Por fim, de 17 a 19 de outubro ocorre o projeto “Música na Orla – Coletânea Ritmos do Pará”, na Estação das Docas e ainda em outubro e novembro, haverá a exposição “A devoção que vem dos rios”, no Mangal das Garças.
“A promoção e divulgação do Pará e do turismo religioso tem grande impacto no fluxo de visitantes e na atração de divisas ao Estado, que recebe cerca de 1 milhão de visitantes ao ano, resultado de intensa divulgação do destino como prioritário na Amazônia em um calendário de 12 feiras no Brasil, Estados Unidos e Europa, todos os anos”, conclui a diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves.
Israel Pegado (Setur) e Benigna Soares (Paratur)
Nenhum comentário:
Postar um comentário