O Programa Estadual de Qualificação Profissional do Turismo (PEQTur), executado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), realiza o curso "Bem receber Turistas", nesta segunda e terça-feira (25 e 26), na Ilha do Mosqueiro, em parceria com a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) e Agência Distrital do Mosqueiro, com apoio do SEST/SENAT e Organização Pará 2000.
A capacitação pretende atingir 40 trabalhadores da segurança pública na Bucólica, além de taxistas e mototaxistas, entre outros profissionais. O curso ministrado pela psicóloga da Setur, Conceição Pereira, e pela turismóloga da Belemtur, Rosângela Martins, engloba temas como “A Hospitalidade do Turismo – A arte do bem receber”, “Relações Interpessoais” e “Comunicação Interpessoal”.
Já no pólo turístico do Tapajós, em Santarém, a secretaria realizada o curso “Melhoria de Produtos Turísticos”, de 26 a 28 deste mês, envolvendo 30 servidores que atuam no turismo dos municípios de Santarém, Belterra, Oriximiná, Monte Alegre, Óbidos e Prainha. A formação será feita em parceria com a Escola de Governo do Pará (EGPA) e Secretaria Municipal de Turismo de Santarém, com apoio da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV-PA) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur).
O curso tem como objetivo qualificação e aperfeiçoamento de profissionais que atuam na gestão do turismo nos órgãos municipais, para melhoria e excelência dos serviços e produtos turísticos consolidados na região, além de contribuir para a formação de uma rede de gestores municipais e empresários do turismo, à incorporação de inovações e para o aprimoramento da qualidade dos produtos turísticos paraenses, integrar as instâncias municipais e regionais na execução das políticas de desenvolvimento do turismo, bem como fortalecer a estrutura institucional do turismo nos municípios para uma gestão compartilhada da atividade.
A capacitação terá como instrutores o advogado do Núcleo Jurídico da Paratur e consultor, Luiz Guilherme Pontes e Cruz, e a bacharel em Comunicação Social, advogada e vice-presidente de Relações Institucionais da ABAV-PA, Rose Larrat. O curso fará uma análise dos aspectos legais, econômicos, comerciais e sociais do turismo, bem como dos recursos e atrativos locais, serviços e categorias para a formatação de produtos receptivos expressivos que correspondam à realidade local e que seja adequada à clientela em potencial.
Texto: Israel Pegado - Setur
Nenhum comentário:
Postar um comentário