A
Companhia Paraense de Turismo (Paratur) está desenvolvendo uma série de ações
que visam tornar o Pára como destino líder em turismo na Amazônia até 2020.
Para alcançar essa meta são necessárias fortes políticas e ações de marketing
capazes de posicionar o destino nos mercados nacionais e internacionais. Uma
estratégia nesse sentido é levantar o perfil dos turistas nos principais
mercados, o que começa a ser realizado a partir desta quarta-feira, dia 19,
pela Gerência de Inteligência de Mercado da Paratur.
Os
primeiros destinos emissores a serem pesquisados são Belo Horizonte, em Minas
Gerais e a capital de São Paulo. Como informa a gerente Gabriele Santiago, que está
na capital paulista coordenando o levantamento.
“Esse
conhecimento é adquirido através de dados e informações que nem sempre estão
disponíveis em órgãos oficiais e entidades setoriais, sendo necessário,
portanto, a coleta de dados qualitativos através de pesquisa. Tais dados e
informações são essenciais para planejamento de ações voltadas à comunicação e
promoção turística do Estado e que são fundamentais para que gestores dos
nossos projetos e parceiros institucionais possam exercer de maneira eficiente
suas atividades a partir do conhecimento da realidade”. Explica a gerente da Paratur.
Gabriele
explica ainda que o levantamento, executado pela empresa Foco Opinião e
Pesquisa, contratada pela Paratur por
meio de licitação, em São Paulo acontece nos dias 19 e 20. Na capital mineira
acontece nos dias 26 e 27 deste mês. Todo o trabalho tem acompanhamento da
empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, responsável pela concepção e implementação
do Plano Ver-o-Pará, que dá as diretrizes
do planejamento, desenvolvimento, fomento, promoção e marketing do turismo paraense,
executados pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Companhia Paraense
de Turismo (Paratur) desde 2011.
“A
metodologia utilizada será a Técnica “Focus Group”: pequeno
grupo de pessoas estimulado por um facilitador especialmente treinado. Os
entrevistados que são consumidores se sentem totalmente à vontade para
expressaram seus sentimentos e sensações em relação aos estímulos e temas
propostos na pesquisa qualitativa”. Diz Gabriele.
Em 2012 o
Pará recebeu um fluxo de quase 99 mil turistas, dos quais, cerca de 76 mil visitaram o Pará somente no mês
de outubro, motivados pelo Círio de Nazaré. Deste total, 5,14% eram originários
de Minas Gerais e 12,84% vieram de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo
analisar, cuidadosamente, o nível de satisfação desses consumidores e fazer com
que sua permanência no estado e a aquisição de produtos e serviços na cadeia
produtiva do turismo, que envolve mais de 50 atividades, seja ainda maior no
Pará, que em 2013 atraiu cerca de 1 milhão de visitantes e arrecadou com o
turismo aproximadamente de R$ 600 milhões.
Tereza
Jacqueline Alves, diretora geral de Marketing da Paratur, explica que as
pesquisas visam conhecer o perfil do turista potencial da cidade de São Paulo e
Belo Horizonte, o potencial interesse em conhecer a Amazônia, os principais
segmentos de interesse, principais comportamentos e hábitos em relação às
viagens de lazer e viagens por congressos e eventos, dentro do Brasil e ainda identificar
as ferramentas de promoção e comunicação mais adequadas aos potenciais turistas.
Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário