terça-feira, 18 de março de 2014

Paratur realiza pesquisas em São Paulo e Minas Gerais

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) está desenvolvendo uma série de ações que visam tornar o Pára como destino líder em turismo na Amazônia até 2020. Para alcançar essa meta são necessárias fortes políticas e ações de marketing capazes de posicionar o destino nos mercados nacionais e internacionais. Uma estratégia nesse sentido é levantar o perfil dos turistas nos principais mercados, o que começa a ser realizado a partir desta quarta-feira, dia 19, pela Gerência de Inteligência de Mercado da Paratur.

Os primeiros destinos emissores a serem pesquisados são Belo Horizonte, em Minas Gerais e a capital de São Paulo. Como informa a gerente Gabriele Santiago, que está na capital paulista coordenando o levantamento.

“Esse conhecimento é adquirido através de dados e informações que nem sempre estão disponíveis em órgãos oficiais e entidades setoriais, sendo necessário, portanto, a coleta de dados qualitativos através de pesquisa. Tais dados e informações são essenciais para planejamento de ações voltadas à comunicação e promoção turística do Estado e que são fundamentais para que gestores dos nossos projetos e parceiros institucionais possam exercer de maneira eficiente suas atividades a partir do conhecimento da realidade”.  Explica a gerente da Paratur.

Gabriele explica ainda que o levantamento, executado pela empresa Foco Opinião e Pesquisa,  contratada pela Paratur por meio de licitação, em São Paulo acontece nos dias 19 e 20. Na capital mineira acontece nos dias 26 e 27 deste mês. Todo o trabalho tem acompanhamento da empresa de consultoria espanhola Chias Marketing, responsável pela concepção e implementação do Plano Ver-o-Pará,  que dá as diretrizes do planejamento, desenvolvimento, fomento,  promoção e marketing do turismo paraense, executados pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur) desde 2011.

“A metodologia utilizada será a Técnica “Focus Group”: pequeno grupo de pessoas estimulado por um facilitador especialmente treinado. Os entrevistados que são consumidores se sentem totalmente à vontade para expressaram seus sentimentos e sensações em relação aos estímulos e temas propostos na pesquisa qualitativa”. Diz Gabriele.

Em 2012 o Pará recebeu um fluxo de quase 99 mil turistas, dos quais,  cerca de 76 mil visitaram o Pará somente no mês de outubro, motivados pelo Círio de Nazaré. Deste total, 5,14% eram originários de Minas Gerais e 12,84% vieram de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo analisar, cuidadosamente, o nível de satisfação desses consumidores e fazer com que sua permanência no estado e a aquisição de produtos e serviços na cadeia produtiva do turismo, que envolve mais de 50 atividades, seja ainda maior no Pará, que em 2013 atraiu cerca de 1 milhão de visitantes e arrecadou com o turismo aproximadamente de R$ 600 milhões.


Tereza Jacqueline Alves, diretora geral de Marketing da Paratur, explica que as pesquisas visam conhecer o perfil do turista potencial da cidade de São Paulo e Belo Horizonte, o potencial interesse em conhecer a Amazônia, os principais segmentos de interesse, principais comportamentos e hábitos em relação às viagens de lazer e viagens por congressos e eventos, dentro do Brasil e ainda identificar as ferramentas de promoção e comunicação mais adequadas aos potenciais turistas.

Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário