sexta-feira, 14 de março de 2014

Pará fecha negócios e capta investidores durante feira de turismo em Portugal

Grupo Mistura Regional do Pará e o mascote da Copa de 2014,
representando o Brasil na BTL
O terceiro dia de participação do Pará na Feira Internacional de Turismo de Lisboa (BTL) amplia as expectativas de fortalecimento, no mercado europeu, do destino turístico como o prioritário na Amazônia. A avaliação é da equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que está promovendo o turismo paraense no evento, que começou no último dia 12 e segue até domingo, dia 16, no Parque das Nações, na capital portuguesa.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, que coordena a participação do Pará na BTL, relata que nos três primeiros dias do evento cerca de 350 hosted buyers de 25 países apreciaram a exposição do Pará em um estande próprio, pela primeira vez, e em um ônibus promocional aberto ao público.

O titular da Seicom Davi Leal, com o presidente da Paratur
e representantes da TAP
“O estande já recebeu mais de mil visitantes diretos que se deslumbraram com o ambiente produzido no ônibus “Pará, obra-prima da Amazônia”, onde são apresentados vídeos sobre a cultura, as danças e outros segmentos turísticos do Pará”, relata o presidente da Paratur. Segundo ele, um dos momentos mais significativos da presença do Pará na BTL foi a participação da equipe em um encontro na Embaixada do Brasil em Portugal, com a participação de Ruy Casaes, Embaixador Cônsul Geral do Brasil, Davi Leal, Secretário de Indústria, Comércio e Mineração do Pará, Ricardo Vieira Coutinho, governador da Paraíba, entre outras autoridades brasileiras para “incentivar os estados brasileiros a investir na atração de turistas portugueses ao Brasil” afirma Marcelo.

Investimentos internacionais – A equipe da Paratur já se reuniu com mais de 50 empresários e investidores nacionais e internacionais especializados em turismo. Um desses investimentos poderá ser visto a partir de junho, quando a TAP (Empresa de Transporte Aéreo de Portugal) começa a operar voos direto de Belém para Lisboa, capital de Portugal. Ainda na tarde desta sexta-feira o presidente da Paratur esteve com Victória Williams e Paulo Henrique, diretores executivos da Tap Portugal na Espanha e com representantes da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Em pauta esteve a promoção do Pará no mercado espanhol.

No estande da Embratur também foi lançado oficialmente para os europeus o vôo direto Lisboa-Belém e a Paratur formalizou convite aos suppliers (fornecedores) e buyers (compradores) que comercializam produtos da Amazônia para participar da Fita - Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que realiza com apoio da Setur e do CNTUR de 21 a 23 de maio, na Estação das Docas.

Marcelo Mendes antecipou ainda articulações promocionais com a empresa “Sol Trópico”, operadora de viagens que pode fechar com a Paratur a venda do Pará a outros países da Europa, como França, Inglaterra e Espanha. Quanto ao segmento de natureza, um dos mais fortes do Pará e mais representativos da Amazônia, a Paratur está conversando com a “Douro Azul”, empresa que possibilitará um roteiro exclusivo entre Manaus e Belém a partir de 2015. As expectativas de resultados são excelentes, já que o Pará é detentor de mais de 50% dos atrativos turísticos naturais da Amazônia, segundo a OMT – Organização Mundial do Turismo.

Programação –   Nesta sexta-feira, dia 14, a equipe de marketing da Paratur também realizou uma palestra de apresentação do roteiro Pará: A Obra-Prima da Amazônia em 8 dias e 7 noites. A ação contou com a parceria das operadoras Abreu e Sol Férias. Ao final foi sorteada uma passagem (com direito a acompanhante) para Manaus e Belém, oferecida pela TAP Portugal.

No sábado, dia 15, a jornalista paraense Anete Ferreira que reside em Portugal há 20 anos, estará no estande do Pará lançando a segunda edição de um livro sobre o expedicionário Pedro Teixeira, ícone da história do Pará, da conquista da Amazônia, tendo percorrido o rio Amazonas em outubro de 1637 para explorar e pesquisar o rio. Em Belém o livro será lançado durante a Feira Pan-Amazonica do Livro.

Jóias & Gastronomia - Também no dia 15, a Paratur também vai realizar nos espaços da BTL um desfile de jóias amazônicas, ação a ser feita em parceria com o Polo Joalheiro por intermédio da diretora executiva do Igama, Rosa Helena Neves. 

Todas as ações promocionais dão Pará estão sendo acompanhadas pela degustação da culinária paraense, em especial produtos derivados de tucupi com Jambu, geleia de pimenta e de cupuaçu, além de biju de mandioca. O cardápio é assinado pela chef paraense Ilca do Carmo e a ação é em parceria com o Instituto de Gastronomia Paulo Martins. Tudo ao delicioso som do grupo parafolclórico de dança Mistura Regional. 

O público da BTL chega a 65 mil pessoas que circularam na feira até domingo. O evento tem como tema “Turismo: A Indústria do Sorriso” e está em sua 26.ª O evento é uma homenagem à hospitalidade, a simpatia e a arte de bem receber, um dos pontos fortes do turismo nacional, numa edição onde o segmento Meeting Industry (MI) e o programa de Hosted Buyers têm especial destaque. Instalada numa área de 30.000m2, conta com mais de 1.000 empresas e entidades presentes, das quais cerca de 100 participam pela primeira vez. O evento ocupa três pavilhões e zona exterior do Parque das Nações.

Texto: Benigna Soares com Denilton Resque  - GEC Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário