quarta-feira, 19 de março de 2014

Encenação da Paixão de Cristo começa nesta quinta, dia 17, em Barcarena.

Começa nesta quinta-feira, dia 17, a  já tradicional encenação da Paixão de Cristo de Barcarena, município localizado na região turística Araguaia Tocantins. O espetáculo será encenado na Praça da Matriz da sede municipal, em espaço cenográfico montado na orla turística da cidade. Segundo o idealizador e organizador do evento, Arildo Poça,  a versão 2014 do evento vai acontecer todas as noites, até 20 de abril.

A encenação da Paixão de Cristo, que tem apoio promocional da Paratur, é um dos espetáculos mais tradicionais da Semana Santa, importante expressão da cultura religiosa em todo o mundo. A narrativa dos últimos dias de Jesus atrai um grande público nas cidades que mantêm essa tradição, a exemplo de Nova Jerusalém, em Pernambuco, sendo um grande agente impulsionador do turismo. Em Barcarena, município da Região Metropolitana de Belém, a versão amazônica do espetáculo é encenada há mais de 30 anos e atrai um número cada vez maior de visitantes à cidade.

Desde 2001 a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) dedica apoio institucional e promocional ao espetáculo teatral, denominado “Paixão de Cristo, Paixão da Amazônia”, encenado pelo grupo Chama, sob a direção de Arildo Poça, que além de dar vida aos personagens da narrativa é também o ator que representa Jesus Cristo no espetáculo. O elenco, aliás, é todo formado por pessoas da comunidade, o que dá um caráter mais popular ao evento. Os números envolvidos são de uma superprodução com cerca de 350 pessoas, entre os quais, mais de 130 atores, cerca de 200 figurantes, 10 palcos distintos, um grande sistema de som, luz, efeitos especiais e outros recursos tecnológicos utilizados. Tudo isso ao ar livre, tendo a Amazônia como cenário.

Programação - As encenações este ano estão confirmadas para os dias 17, 18 e 19 às 20 horas e dia 20 às 21 horas.

“Essa parceria é muito importante para o grupo Chama e para o município de Barcarena, que tem nesta época a oportunidade de expressar sua cultura e dar visibilidade ao turismo. A Paratur sempre esteve conosco e esse apoio é fundamental”. Disse Arildo Poça, ao informar que o evento já foi encenado em diversos espaços, como o Centro Cultural de Barcarena, o Cabana Clube, entre outros mas que o grande projeto é a construção da Cidade Cenográfica da Paixão de Cristo, como aconteceu na comunidade de Fazenda Nova, em Nova Jerusalém, no estado de Pernambuco.

“Trabalhamos estes anos todos com esse objetivo. A Cidade Cenográfica será construída em um terreno com mais de 20 mil metros que já adquirimos. Agora buscamos investidores para essa obra, que certamente vai fortalecer o turismo em Barcarena”. Reitera Arildo, que para a edição 2014 do evento conta com apoio da Paróquia local e da Prefeitura municipal, além da Paratur e da Setur.

Turismo - O espetáculo teatral “Paixão de Cristo”, em Barcarena, é também um dos seis eventos existentes no interior do estado, apoiado pela Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur) por meio do projeto Incubadora de Eventos, que busca fortalecer a competitividade e incrementar o fluxo de turistas no local onde eles acontecem.

Os visitantes que forem a Barcarena na Semana Santa não terão apenas o espetáculo da Paixão de Cristo como opção de entretenimento. O município oferece ótimas alternativas de lazer, como as praias do Caripi, na Vila dos Cabanos, Itupanema, na Vila de Itupanema, e do Conde, na Vila de mesmo nome. Para quem busca por tranqüilidade e contato com a natureza, a praia do Sirituba, na ilha de Trambioca, oferece um clima bucólico e águas mornas e claras. Um passeio pelos rios e igarapés soma-se aos atrativos locais, que também permite visitas ao patrimônio histórico, trilhas e outras atividades. A principal referência de hospedagem é o Hotel Samaúma, construído no alto de uma centenária samaumeira, árvore típica da Amazônia.

A "Paixão da Amazônia" vem se consolidando no calendário religioso e turístico no Pará. O apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) é determinado pelo Plano Estratégico de Turismo do Pará “Ver-o-Pará”, lançado no final de 2011, que aponta a cultura e a natureza como importantes insumos para o desenvolvimento social e econômico do Estado a partir do turismo.

Acesso - É possível chegar em Barcarena em um hora e meia por via rodoviária, partindo de Belém pela BR-316 através da Alça Viária (PA-150). Outra opção são os barcos ou lanchas que saem de hora em hora, de domingo a domingo, dos portos localizados na rua Siqueira Mendes, no bairro da Cidade Velha, em Belém, ou ainda do Porto do Foca, localizado no Complexo do Ver-o-Peso, também na capital paraense.

Texto: Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur

Um comentário:

  1. INDISCUTÍVEL O MAIOR E MELHOR ESPETÁCULO TEATRAL DO NORTE DO BRASIL!

    ResponderExcluir