segunda-feira, 24 de março de 2014

Marajó integra associação de ilhas turísticas do Brasil

O Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, acaba de entrar para a Associação Brasileira de Ilhas Turísticas. A adesão foi formalizada pelo prefeito de Soure, João Luiz Melo, neste final de semana, ao assinar um termo de compromisso com o prefeito de Paranaguá, Edison Oliveira Kersten, idealizador do projeto de criação da nova entidade representativa desse setor turístico. Edison e comitiva técnica fez uma visita de cortesia ao presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, na manhã desta segunda-feira, dia 24.

“O Pará tem muitas ilhas, a exemplo do Marajó que é um dos maiores arquipélagos do mundo”. Ressaltou o prefeito Edison, ao justificar o convite para que o Pará faça parte da entidade. Segundo ele, a organização dos municípios insulares e ilhas turísticas em uma entidade representativa, com recursos próprios inclusive, visa atender o conceito de sustentabilidade no turismo e surge para que essas ilhas possam produzir de maneira mais eficaz” Explicou o prefeito de Paranaguá, cidade mais antiga do Paraná, onde vivem mais de 130 mil pessoas.

O município, entre os seus atrativos turísticos mais fortes, tem a Ilha do Mel, administrada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), através de um programa de manejo. No local, onde não é permitida a tração animal ou a motor, dos 2.700 ha, apenas em 200 há permissão de uso, o restante é reserva ecológica e ainda existem recantos onde não é permitida a presença de visitantes. Os principais atrativos são a Fortaleza, ao norte, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul as Encantadas.
Edison Oliveira Kersten, prefeito de Paranaguá, PR.

O presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, Rafael Guttierres Júnior, agradeceu o convite e ratificou a importância de ter o Pará entre os membros da Associação de Ilhas Turísticas. Chegou o momento das ilhas serem reconhecidas como merecem”, afirmou o gestor que propõe uma entidade com uma nova visão de trabalho.

Durante o encontro o presidente da Paratur, Marcelo Mendes, falou que, além do Marajó, o Pará tem outras ilhas, como a de Mayandeu, que tem como principal atrativo a vila de Algodoal, com belas dunas e praias de água doce, dunas de areia branca e a prática de turismo de natureza. Apresentou também o relatório executivo do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Turismo do Pará), lançado pelo Governo do Pará e que aponta o turismo de natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios como prioridade para o estado, que busca a liderança em turismo na Amazônia a partir desses segmentos.

Marcelo falou da prioridade de mercados internacionais para a promoção do turismo do Pará, a exemplo de Portugal, onde acaba de participar da BTL – Bolsa Internacional de Turismo de Lisboa, visando atrair fluxo turístico da Europa. Aproveitou para convidar o prefeito e equipe para participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), evento que a Paratur realiza entre os dias 20 e 23 de maio, na Estação das Docas, em Belém.


Gabrielle Santiago, gerente de Inteligência de Mercado da Paratur,  presidente da Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, Rafael Guttierres Jr, prefeito de Paranaguá, Edison Oliveira Kersten, Marcelo Mendes, presidente da Paratur, Adolfo Maia, secretário de Turismo de Soure,  diretora  Dayane Pires, professora doutora e consultora Marlene Novaes e o  consultor Aldo Novaes,do Paraná.

“Pode ser uma oportunidade para reforçar aos países e estados que participam da Fita a importância do projeto”, afirmou Marcelo sobre a criação da nova entidade turística, ao reforçar que só Ananindeua, que integra a Região Metropolitana de Belém, possui 14 ilhas.

Também integram a comitiva de Paranaguá, em visita ao Pará, a professora doutora e consultora do Paraná, Marlene Novaes, que na última sexta feira ministrou em Belém, à convite da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) palestra no encontro “Formatação do Projeto de Apoio à Rede de Operadores de Receptivo e Fortalecimento do Segmento Turismo Religioso”.

Adolfo Maia Junior, secretário de Turismo de Soure, a diretora Dayane Pires e o consultor Aldo Novaes também participaram da visita.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Fotos:  GEC Paratur

Nenhum comentário:

Postar um comentário