O Pará vem pontualmente conquistando espaço com produções cinematográficas, especialmente curta metragem, documentários, e outras produções. Mas, aqui foram produzidos poucos longas-metragens inteiramente fictícios. O “Bruto Inocente”, de Líbero Luxardo, foi o último deles, lançado em 1973. Um projeto inovador, idealizado pelo produtor Ofir Figueiredo, da REC Produtores Associados, pretende mudar essa realidade, com o inícios das filmagens, já no próximo mês, do longa “Amores Líquidos”.
O filme, que deve ter Dira Paes no elenco, entre outros atores de renome internacional, leva a assinatura também de quem já provou que é bom nessa área, a diretora de cinema Jorane Castro, que realiza a co-produção através da “Cabocla Filmes”.
“Amores Líquidos” conta a história de três mulheres paraenses que, em uma viagem de um único dia até a cidade praiana de Salinas, vivem momentos tanto de humor como de suspense, em encontros e desencontros que vão modificar as suas compreensões sobre o amor. O filme adotará o gênero “road movie”, os chamados “filmes de viagens”, que estão muito em alta, a exemplo do premiado filme estadunidense “Na Estrada”, dirigido pelo brasileiro Walter Salles.
Ofir Figueiredo, que mora há 17 anos em Recife, onde criou há 15 anos a “REC Produtores”, conta que a produção está orçada em R$ 2,8 milhões e parte deste valor, R$ 1 milhão e 200 mil são oriundos de patrocínio do Ministério da Cultura (MINC). O governo do Estado do Pará vai apoiar a produção através da Secretaria de Turismo (SETUR), apoio promocional da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e institucional da Secretaria de Estado de Cultura (SECULT). Uma boa parte do elenco e a equipe de produção, técnica e demais vai ser originária do Pará.
“O filme será rodado em diversos municípios do estado como a capital Belém, Ananindeua, Benevides, Castanhal, Bragança, Traquateua, Igarapé-Miri, Santa Maria do Pará, São João de Pirabas, e Salinópolis, entre outros que ”. Explica Ofir.
“A inclusão de todos esses municípios no roteiro de filmagens contribui com a nossa missão de divulgar o Pará através da nossa cultura, da natureza, sol e praia e outros que integram os segmentos turísticos do Estado”. Explica a diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, que recebeu os produtores Ofir Figueiredo e Mouana Mendes, na sede da Paratur nesta terça-feira, dia 19, para apresentação do projeto.
“Esta é uma maneira de contribuirmos com a formação de mão-de-obra criativa na área cinematográfica do Pará. Queremos que esse filme tenha ampla repercussão. Para isso, logo após a conclusão, seguirá uma carreira de festivais de cinema a exemplo do ‘Festival de Cinema de Gramado’ no Rio Grande do Sul, do ‘Festival do Rio’ no Rio de Janeiro, ‘Cinemato’ em Cuiabá, Mato Grosso, ‘Festival Guarnicê de Cinema’ em São Luís, Maranhão e a ‘Mostra Internacional de Cinema’ de São Paulo”, completa Ofir.
“Amores Líquidos” inicia sua pré-produção em maio deste ano, e começa a ser rodado em setembro. O lançamento do filme está previsto para julho de 2015.
Texto: Laura Sampaio e Benigna Soares – Gerência de Comunicação da Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário