segunda-feira, 31 de março de 2014

Franceses são recebidos ao som do carimbó no Pará

Cerca de 100 turistas franceses desembarcaram na manhã de sábado, 29, no píer da Estação das Docas, em Belém. A equipe da Gerência de Captação de Eventos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) fez a recepção dos estrangeiros que chegaram à capital paraense por volta das 5 horas da manhã, à bordo do navio MS Autral.

O roteiro do cruzeiro, antes de Belém, incluiu capitais do litoral brasileiro como Recife (PE), Fortaleza (CE) e São Luis (MA). No roteiro dos visitantes, em Belém, os encantos da Amazônia, hoje um dos destinos mais procurados por turistas do mundo, seja pela beleza dos rios, da fauna, da flora, da diversidade encontrada em cada canto da região, que tem como referência o Pará, estado detentor de mais de 50% dos atrativos naturais da Amazônia e guardião da gastronomia mais genuína do Brasil

Os turistas ficaram encantados com a recepção. Ao som do carimbo, ritmo típico do Pará, os franceses receberam um sachê com essências do “cheiro do Pará”. Muitos queriam registrar fotos dos dançarinos e outros caíram literalmente na dança.

Em Belém, os principais pontos turísticos visitados foram o Parque do Museu Paraense Emílio Goeldi, Complexo do Ver-o-Peso, Estação das Docas, Mangal das Garças e Theatro da Paz . 

Ariane Mathne, gerente de Captação de Eventos da Paratur, diz que “uma boa recepção pode trazer o turista outras vezes ao local visitado”. E ressaltou a movimentação econômica que resulta dessa visitação, quando eles se utilizam de espaços como restaurantes e pontos turísticos da cidade.

“Quando chegam ao Pará, os turistas ficam positivamente impactados com a dança, gastronomia e cultura local. Tudo muito diferente. Foge ao padrão europeu que estão acostumados” explica Ariane.
ao falar do que os turistas transmitem a ela. 

O receptivo da Paratur, em parceria com Belemtur (Coordenadoria Municipal de Turismo) contou com a presença do 2° Batalhão de Polícia Militar e Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR). A OS Pará 2000, empresa que administra a Estação das Docas ajudou na logística do porto e a Semob garantiu ordenamento do trânsito, tudo para dar aos visitantes mais tranquilidade.

De Belém, os franceses seguiram para a região turística do Tapajós, com visitas no início desta semana em Santarém e Alter-do-Chão.

Texto: Denilton Resque e Benigna Soares - Paratur
Foto: Thiago Figueira - Paratur 

Nenhum comentário:

Postar um comentário