quarta-feira, 5 de março de 2014

Equipe da Paratur leva danças e gastronomia do Pará a Feira Internacional de Turismo de Lisboa

A cantora paraense Fafá de Belém, que em 2012 acompanhou a
comitiva da Paratur na divulgação do turismo paraense em Lisboa
e Nazaré, retorna este ano à Feira Internacional de Turismo de Lisboa.
Música, danças folclóricas, referências da gastronomia, jóias, artesanato, vídeos e outras amostras da cultura, um dos principais segmentos do turismo do Pará, são alguns itens que a equipe de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) leva na bagagem na próxima semana para Portugal, participa da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa. O evento vai acontecer de 12 a 16 de março, durante a FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

A 26ª BTL é o ponto de referência para a indústria de viagens internacionais, um evento chave para o trade turístico, sendo um ambiente propício para realizar novos contatos e atender perspectiva de seu interesse, além de ser um evento para obter novas ideias, sendo seguido por publicações comerciais e meios de comunicação de massa.

O presidente da Paratur, Marcelo Mendes, explica que o público da BTL é de cerca 65 mil visitantes, dos quais 2.500 são profissionais estrangeiros e 350 hosted buyers provenientes de 25 mercados internacionais, o que torna o evento estratégico para promover os principais segmentos de turismo do Pará: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios. Marcelo justifica que o Hosted Buyers, programa de compradores internacionais, tem-se fortalecido de ano para ano, fruto da cooperação entre a organização da BTL, os parceiros estratégicos TAP e Turismo de Portugal, o que permite o apoio a participação de compradores internacionais, com interesse específico nos destinos em exposição.

“Aproveitaremos esse momento para, através das nossas gerências de Promoção e de Captação de Eventos atrair esses compradores ao Pará. Também vamos formalizar convite para que buyers e supplier presentes na BTL venham participar da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita), que realizaremos de 21 a 23 de maio na Estação das Docas, em Belém.

“É também uma oportunidade de captarmos investidores, eventos e estimularmos os diversos empresários que nos acompanham nesta missão a fechar bons negócios”. Anuncia Marcelo, ao informar que este ano o Pará leva marcas fortes para o evento, como a cantora paraense Fafá de Belém, que é convidada do Ministério do Turismo (MTUR), Embratur e Paratur como representante do Pará e do Brasil no evento. Também são convidados da Paratur o grupo parafolclórico Mistura Regional, que se apresenta no estande do Pará e no palco de shows do evento.

Uma novidade da participação do Pará nesta 26ª. edição da BTL é a adesão da equipe de Captação de Investidores da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio (Seicom), que divide espaço no estande do Pará e soma estratégias de inteligência de mercado para ações de sensibilização de investidores em potencial. A gastronomia paraense, segundo a diretora de marketing da Paratur, Jacqueline Alves, será representada pelo Instituto Paulo Martins.

BTL - Realizada anualmente no mês de março em Lisboa, a BTL funciona como uma plataforma do setor turístico que combina exposição de produtos, promoção e comercialização. Assume papel de propiciador de debates e discussão entre os diversos agentes do mercado, que encontram nesta feira um espaço privilegiado de realização de negócios e networking.

A presença da Paratur no evento, que dura cinco dias, visa fortalecer e consolidar o destino Pará no mercado europeu, em especial em Portugal, mercado prioritário preceituado no Plano Ver-o-Pará, principalmente após a conquista do voo da Companhia Aérea Portuguesa – Tap, a realizar-se a partir do mês de junho 2014, com o trecho “Lisboa/Manaus/Belém/Lisboa, que aumenta a necessidade de promover o destino Pará no mercado europeu como destino líder em turismo na Amazônia.

Além do estande de 72m ² para divulgação de produtos turísticos e valores do Pará, a Paratur também vai realizar ações promocionais em um estande de exposição autocarro, onde haverá atendimento e apresentação de vídeos sobre a Amazônia, buscando proporcionar aos operadores, agentes de viagens, imprensa especializada e público em geral, uma experiência sensorial do destino Pará dentro de um ônibus plotado com imagens dos principais segmentos paraenses, apresentando o Pará como A Obra-Prima da Amazônia.

As apresentações de carimbo, lundu, e outras danças vão ficar por conta de representantes do grupo paraense Mistura Regional. A Paratur também vai sensibilizar operadores através da apresentação do Pará: 8 dias e 7 noites, mostrando produtos das regiões turísticas de Belém, Marajó e Tapajós. Além dos operadores, busca-se sensibilizar também os investidores acerca das vantagens do Estado para novos negócios em diversos segmentos da economia.

Texto e foto: Benigna Soares - GEC Paratur/Abrajet Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário