O Plano Estratégico de Turismo do Pará (Ver-o-Pará) foi tema do “Café com
Planejamento”, evento que reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 27, cerca de
60 técnicos de planejamento de diversos órgãos do Governo do Estado. O evento, que
acontece sempre na última quinta-feira de cada mês e discute temáticas
diferenciadas, é realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento
e Finanças (Sepof), teve como convidados especiais Marcelo Mendes, presidente
da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Adenauer Góes, titular da
Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
O Pará atraiu mais de 1 milhão de visitantes em 2013 com o turismo que gerou uma receita de quase R$ 600 milhões. |
Rosana Fernandes, diretora de Planejamento da Sepof explicou que o “Café”
tem como objetivo subsidiar aqueles que atuam diretamente com as diversas
formas de políticas públicas no Pará e o convite ao setor de turismo leva em
consideração a necessidade de que todos compreendam o funcionamento desse tor,
que em 2013 atraiu cerca de 1 milhão de turistas e foi responsável por uma
receita de aproximadamente R$ 600 milhões.
“O Café é um instrumento para compreendermos como funciona o planejamento
de cada órgão do Estado e assim podermos ajudar ainda mais no planejamento e
orçamento de suas ações”. Esclareceu Rosana, ao informar que o próximo passo
dessa aproximação entre os técnicos de Planejamento do Governo, a Setur e a
Paratur com a Sepof é uma reunião para alinhar o Plano Ver-o-Pará visando
otimizar os recursos voltados ao turismo.
Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará, apresentou aos
participantes do encontro alguns resultados do Plano Ver-o-Pará, segundo ele um
instrumento lançado pelo governador Simão Jatene em 2011 que expressa o
compromisso da gestão pública estadual com o turismo como uma das principais
atividades econômicas geradoras de desenvolvimento sustentável.
Adenauer Góes, da Setur e Rosana Fernandes, da Sepof, defenderam a importância do Planejamento para o saldo positivo dos programas, projetos e ações de gestão pública |
Segundo Adenauer, o Plano, elaborado pelo Estado com a consultoria da
empresa espanhola Chias Marketing, trouxe avanços e ferramentas que
posicionaram o destino Pará frente aos mercados regionais, nacionais e
internacionais e o colocaram em condições de competitividade nesses mercados
buscando, até 2020, ser líder em turismo na Amazônia.
O secretário também informou que “o Programa de Desenvolvimento do
Turismo (Prodetur) Pará também é uma boa oportunidade de investimentos no
turismo e resulta de articulações entre a Paratur, Setur, Sepof, Secretaria de
Estado da Fazenda (Sepof) com outras instituições da esfera estadual e federal
que resultaram na aprovação de US$ 44 milhões de dólares de financiamento junto
ao BID – Banco Interamericano Desenvolvimento”. Disse Adenauer.
Também foi pauta do encontro a atração, pelo Governo do Estado, em
parceria com o trade e outros parceiros de dois voos internacionais ligando
Belém direto à Miami, nos Estados Unidos, através da TAM e a Lisboa, em
Portugal, através da empresa aérea TAP, que conecta a Amazônia a pelo menos 12
destinos europeus. O vôo da TAM foi inaugurado este mês e o da TAP entra em
operação em junho.
“O Plano Ver-o-Pará e a criação da Setur definem o papel da Paratur de
implementar macro-programas, programas e projetos de promoção, divulgação e
marketing do turismo paraense e à Setur a missão de garantir desenvolvimento,
apoio e fomento ao turismo”. Concluiu Adenauer ao deixar claro que essas
missões só se concretizam por que o Estado trabalha em sintonia com o
empresariado e as entidades de classe do setor.
Marcelo Mendes, da Paratur, Leandor Morais, da Sepof, Adenauer Góes, da Setur e Rosana Fernandes, da Sepof, certificaram os técnicos participantes do evento |
Marcelo Mendes explicou que a
implementação do Plano Ver-o-Pará contempla a execução de um Plano
Operacional de Marketing que inclui programas, projetos e ações nas áreas de
Promoção, Captação de Eventos, Inteligência de Mercado e Comunicação.
“Nosso planejamento nesta área envolve 24 projetos. Também representamos
o Pará em feiras e eventos nacionais e internacionais em dezenas de estados
brasileiros e diversos países”. Disse Marcelo, que aproveita sua experiência na
área de publicidade e gestão pública para fortalecer as ações da Paratur.
Leandro Morais articula os técnicos para o Café com Planejamento da Sepof, que acontece na última quinta-feira de cada mês |
Leandro Almeida, gerente de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da
Sepof enalteceu a presença dos
representantes oficias do turismo no Café com Planejamento.
“A Sepof tem um vinculo setorial com a Setur e a Paratur e é primordial
esse trabalho voltado a essa área finalística”. Concluiu Leandro, responsável
pela articulação dos técnicos dos mais de 60 órgãos, entidades e instituições
ligadas ao planejamento, orçamento e gestão do Pará.
Atrair fluxo turístico é a principal diretriz do Plano Ver-o-Pará |
Plano Ver-o-Pará - As diretrizes traçadas pelo Plano Ver-o-Pará incluem nove
macroprogramas, 42 projetos de desenvolvimento turístico, 26 projetos voltados
para ações de marketing e estratégias
formatadas para tornar o Estado capaz de atender e satisfazer melhor o mercado
consumidor, com foco direto na qualidade de vida e bem-estar, que envolvem os
mais de 50 segmentos que atuam direta ou indiretamente na atividade turística.
Essas ações impactam positivamente a sociedade onde o turismo desempenha
fundamental importância de promover de maneira sustentável o desenvolvimento
social e econômico dos destinos e produtos turísticos ofertados.
Vale
ressaltar que o Plano Ver-o-Pará preconiza a divulgação do destino enfatizando
alguns valores primordiais: originalidade, autenticidade, criatividade,
diversidade e sustentabilidade.
Segmentos
como natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios são prioridade na
implementação do Plano, que garante hoje a participação do Pará em diversas
feiras no Brasil, França, Portugal, Argentina e outros, onde a Paratur divulga
as regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia
Tocantins e Xingu, cumprindo a meta de se tornar o Destino Líder da Amazônia
até 2020. O Pará visualiza para os próximos anos triplicar o número de turistas
brasileiros e ampliar a participação do volume e da receita gerada pelo turismo
internacional para 15% sobre o volume da receita global do turismo no Estado.
Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Foto: Jairo Augusto Monteiro - GEC Paratur
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