quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Turismo do Pará em pauta no Café com Planejamento da SEPOF

O Plano Estratégico de Turismo do Pará (Ver-o-Pará) foi tema do “Café com Planejamento”, evento que reuniu na manhã desta quinta-feira, dia 27, cerca de 60 técnicos de planejamento de diversos órgãos do Governo do Estado. O evento, que acontece sempre na última quinta-feira de cada mês e discute temáticas diferenciadas, é realizado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Finanças (Sepof), teve como convidados especiais Marcelo Mendes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Adenauer Góes, titular da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).

O Pará atraiu mais de 1 milhão de visitantes em 2013 com o
turismo que gerou uma receita de quase R$ 600 milhões. 
Rosana Fernandes, diretora de Planejamento da Sepof explicou que o “Café” tem como objetivo subsidiar aqueles que atuam diretamente com as diversas formas de políticas públicas no Pará e o convite ao setor de turismo leva em consideração a necessidade de que todos compreendam o funcionamento desse tor, que em 2013 atraiu cerca de 1 milhão de turistas e foi responsável por uma receita de aproximadamente R$ 600 milhões.

“O Café é um instrumento para compreendermos como funciona o planejamento de cada órgão do Estado e assim podermos ajudar ainda mais no planejamento e orçamento de suas ações”. Esclareceu Rosana, ao informar que o próximo passo dessa aproximação entre os técnicos de Planejamento do Governo, a Setur e a Paratur com a Sepof é uma reunião para alinhar o Plano Ver-o-Pará visando otimizar os recursos voltados ao turismo.

Adenauer Góes, secretário de Turismo do Pará, apresentou aos participantes do encontro alguns resultados do Plano Ver-o-Pará, segundo ele um instrumento lançado pelo governador Simão Jatene em 2011 que expressa o compromisso da gestão pública estadual com o turismo como uma das principais atividades econômicas geradoras de desenvolvimento sustentável.

Adenauer Góes, da Setur e Rosana Fernandes, da Sepof,
defenderam a importância do Planejamento para o saldo positivo
dos programas, projetos e ações de gestão pública 
Segundo Adenauer, o Plano, elaborado pelo Estado com a consultoria da empresa espanhola Chias Marketing, trouxe avanços e ferramentas que posicionaram o destino Pará frente aos mercados regionais, nacionais e internacionais e o colocaram em condições de competitividade nesses mercados buscando, até 2020, ser líder em turismo na Amazônia.

O secretário também informou que “o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) Pará também é uma boa oportunidade de investimentos no turismo e resulta de articulações entre a Paratur, Setur, Sepof, Secretaria de Estado da Fazenda (Sepof) com outras instituições da esfera estadual e federal que resultaram na aprovação de US$ 44 milhões de dólares de financiamento junto ao BID – Banco Interamericano Desenvolvimento”. Disse Adenauer.
Também foi pauta do encontro a atração, pelo Governo do Estado, em parceria com o trade e outros parceiros de dois voos internacionais ligando Belém direto à Miami, nos Estados Unidos, através da TAM e a Lisboa, em Portugal, através da empresa aérea TAP, que conecta a Amazônia a pelo menos 12 destinos europeus. O vôo da TAM foi inaugurado este mês e o da TAP entra em operação em junho.

“O Plano Ver-o-Pará e a criação da Setur definem o papel da Paratur de implementar macro-programas, programas e projetos de promoção, divulgação e marketing do turismo paraense e à Setur a missão de garantir desenvolvimento, apoio e fomento ao turismo”. Concluiu Adenauer ao deixar claro que essas missões só se concretizam por que o Estado trabalha em sintonia com o empresariado e as entidades de classe do setor.

Marcelo Mendes, da Paratur, Leandor Morais, da Sepof,
Adenauer Góes, da Setur e Rosana Fernandes, da Sepof,
certificaram os técnicos participantes do evento
Marcelo Mendes explicou que a  implementação do Plano Ver-o-Pará contempla a execução de um Plano Operacional de Marketing que inclui programas, projetos e ações nas áreas de Promoção, Captação de Eventos, Inteligência de Mercado e Comunicação.

“Nosso planejamento nesta área envolve 24 projetos. Também representamos o Pará em feiras e eventos nacionais e internacionais em dezenas de estados brasileiros e diversos países”. Disse Marcelo, que aproveita sua experiência na área de publicidade e gestão pública para fortalecer as ações da Paratur.

Leandro Morais articula os técnicos para o
Café com Planejamento da Sepof, que acontece na última
quinta-feira de cada mês
Leandro Almeida, gerente de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente da Sepof  enalteceu a presença dos representantes oficias do turismo no Café com Planejamento.
“A Sepof tem um vinculo setorial com a Setur e a Paratur e é primordial esse trabalho voltado a essa área finalística”. Concluiu Leandro, responsável pela articulação dos técnicos dos mais de 60 órgãos, entidades e instituições ligadas ao planejamento, orçamento e gestão do Pará.

Atrair fluxo turístico é a principal diretriz do Plano Ver-o-Pará


Plano Ver-o-Pará - As diretrizes traçadas pelo Plano Ver-o-Pará incluem nove macroprogramas, 42 projetos de desenvolvimento turístico, 26 projetos voltados para ações de marketing  e estratégias formatadas para tornar o Estado capaz de atender e satisfazer melhor o mercado consumidor, com foco direto na qualidade de vida e bem-estar, que envolvem os mais de 50 segmentos que atuam direta ou indiretamente na atividade turística. Essas ações impactam positivamente a sociedade onde o turismo desempenha fundamental importância de promover de maneira sustentável o desenvolvimento social e econômico dos destinos e produtos turísticos ofertados.

Vale ressaltar que o Plano Ver-o-Pará preconiza a divulgação do destino enfatizando alguns valores primordiais: originalidade, autenticidade, criatividade, diversidade e sustentabilidade.

Segmentos como natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios são prioridade na implementação do Plano, que garante hoje a participação do Pará em diversas feiras no Brasil, França, Portugal, Argentina e outros, onde a Paratur divulga as regiões turísticas de Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu, cumprindo a meta de se tornar o Destino Líder da Amazônia até 2020. O Pará visualiza para os próximos anos triplicar o número de turistas brasileiros e ampliar a participação do volume e da receita gerada pelo turismo internacional para 15% sobre o volume da receita global do turismo no Estado.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur
Foto: Jairo Augusto Monteiro - GEC Paratur 



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