quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Paratur terá Posto de Informações Turísticas no Terminal Hidroviário de Belém

O governador Simão Jatene, acompanhado de parlamentares, visitou,
na tarde desta terça-feira, 25,  as obras do novo Terminal Hidroviário de Belém.
A Companhia Paraense de Turismo (Paratur), responsável pela promoção, divulgação e pelo marketing do turismo do Pará vai ter um Posto de Informações Turísticas (PIT) no Terminal Hidroviário de Belém a ser inaugurado pelo governador Simão Jatene no fim do mês de março. Jatene que visitou o local, na tarde da terça-feira (25), afirmou que a obra será de grande importância para diferentes setores do Estado, como o turismo e a economia, mas o maior benefício é atender com qualidade a população mais simples, ribeirinha, que tem no modal hidroviário o principal meio de transporte.

“O Terminal está sendo construído para atender a toda a população do Estado, mas, principalmente, aos ribeirinhos, essa gente fantástica que, normalmente, não consegue ter acesso a serviços dessa qualidade. Nossa expectativa é que mais de 60 mil pessoas passem por aqui por mês, já que diariamente temos cerca de mil pessoas embarcando e mil desembarcando no terminal em funcionamento. A capacidade do terminal, porém, pode e deve ser ampliada para muito mais do que isso. Quero dividir esse momento com cada paraense, pois essa não é uma obra do governador ou do governo do Estado, mas de todo o povo do Pará, que está de parabéns pela superação de mais esse desafio”, destacou Jatene, ao informar que o novo Terminal Hidroviário de Belém é uma obra que teve investimento de cerca de R$ 19 milhões do Governo do Pará.

Marcelo Mendes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) informa que a Paratur já mantém dois postos de informações turísticas (PIT), um na sede da Paratur, na Praça Maestro Waldemar Henrique e um no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans.

“O diferencial deste novo posto no Terminal Hidroviário é que concentraremos lá, além das informações turísticas básicas, como localização de atrativos turísticos, meios de hospedagens, serviços de receptivo, e outros, também vamos parceirizar com outros órgãos para termos no local segurança turística, atendimento de saúde, e demais serviços demandados pelos visitantes. Esse atendimento, como já acontece na Paratur e no Aeroporto, também será especializado, em português, inglês, francês, espanhol e outros idiomas mais rquisitados, considerando que os Estados Unidos e a França são os principais países emissores de turistas ao Pará”. Afirma Marcelo, ao explicar que o espaço resulta de uma articulação com a presidência da Companhia de Portos e Hidrovias (CPH) do Pará.

Durante a visita o presidente da CPH, Abraão Benassuly, apresentou ao governador espaços como o salão de embarque, com capacidade para 400 passageiros confortavelmente acomodados; guichês de compra de passagens; lanchonetes; centro de atendimento ao turista e boxes que serão destinados a pequenas lojas de artesanatos e afins. Ele explicou que o terminal será totalmente refrigerado e que os passageiros terão à disposição os melhores materiais de acabamento, como luminárias de LED, piso em porcelanato e esquadrias de alumínio, além de portões eletrônicos e sistema de som ambiente. No pavimento superior do prédio serão instaladas as autoridades portuárias organizadas, cuja presença dará ainda mais segurança para passageiros e funcionários do terminal.

Localizado no galpão 9 da Companhia Docas do Pará (CDP), na Avenida Castilhos França, bairro do Reduto, o Terminal Hidroviário de Belém, já considerado o mais moderno do país, oferece quatro linhas de transporte para a população, com destino final em Macapá, Manaus, Santarém e ilha do Marajó.

“Como capital do Estado, Belém se ressentia de um equipamento como esse, que vai contribuir em muito com a qualidade do produto turístico paraense. Dentro do Plano Estratégico de turismo do Pará, o novo terminal se junta, por exemplo, à chegada dos voos que agora vêm direto dos Estados Unidos e de Portugal para a nossa cidade, e que certamente vão trazer um novo fluxo turístico para o Estado. Nesse sentido, é importante que possamos dar passos à frente na qualidade para sermos ainda mais competitivos no mercado e para que todos, incluindo municípios, iniciativa privada e sociedade, possam compreender o que é o turismo como atividade econômica”, ressaltou Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo do Pará.

Texto: Benigna Soares, da PARATUR, com Elck Oliveira, da SECOM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário