segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Pará será promovido na Bolsa Internacional de Turismo de Milão pela Paratur

A Companhia Paraense de Turismo (Paratur) representa o Pará na BIT - Bolsa Internacional de Turismo de Milão, na Itália. O objetivo é fortalecer o estado enquanto destino turístico principal na Amazônia. O evento acontece na Fiera Milano, na “capital da moda” da Itália, entre 13 e 15 de fevereiro.

O objetivo da missão, segundo a diretora de Marketing da Paratur, Jacqueline Alves, é fortalecer a presença dos produtos e atrativos turísticos do Pará na Europa.

“Seguimos os direcionamentos do Plano Ver-o-Pará (Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico do Pará), que coloca a Itália como um dos destinos indutores do turismo internacional de grande relevância para o turismo paraense”, ressalta.

A avaliação da diretora de marketing da Paratur está correta, afinal, a Itália está em 7º lugar quanto à emissão de turistas internacionais ao Brasil. Pesquisa realizada em 2012 pelo Ministério do Turismo (MTUR) mostra que 229.484 turistas italianos visitaram o Brasil em 2011. No ano seguinte vieram da Itália 230.114 visitantes. O Pará, que em 2013 recebeu mais de um milhão de turistas, sendo quase 79 mil do exterior, em 2011 recebeu 63.770 turistas internacionais, sendo 3% da Espanha, 9,8% da França, 6% da Alemanha, 8,9% da Itália e 42,3% de outros países.

Segundo Carlos Figueira, gerente de Promoção Nacional e Internacional da Paratur, a BIT desde 1980 é referência para a indústria de viagens internacionais, oportuna para fechamento de bons negócios e promoção, já que 44% do público é de profissionais, a exemplo de agente de viagens e operadores. Carlos informa que em 2013 foram mais de 2.100 expositores de 100 países, com mais de 53.600 profissionais de comércio, 1.000 empresas e 700 compradores internacionais que participaram de oficinas. Mais de 2 mil jornalistas credenciados mais de 19 mil negócios consolidados.

Para esta nova edição a expectativa é reunir mais de 56 mil empresas de 130 países para apresentar seus produtos e serviços, além de adotar o conceito de negociação business-to-business (de empresa para empresa) com exposição otimizada e oficinas renovadas. O público estimado para a BIT é de 100 mil pessoas.

Marcelo Mendes, presidente da Paratur, anuncia que a presença do Pará na Itália está associada à participação do estado em vários países da Europa.

"Já estivemos na Fitur, de 22 a 26 de janeiro, na Espanha, estaremos na BIT de 13 a 16 deste mês, em Berlim de 5 a 9 de março, durante a ITB, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), de 12 a 16 de março. Ainda este ano também vamos promover o Pará na França, durante o Top Resa, de 23 a 26 de setembro e na WTM de Londres, de 3 a 6 de novembro", descreve Marcelo Mendes ao informar que o Pará também será divulgado em 2014 na FIT – Feira Internacional de Turismo da América Latina, na Argentina, de 14 a 17 de setembro, a BNT Mercosul, em outubro, no Chile, na WTM, de 23 a 25 de abril, em São Paulo, na ABAV – Feira das Américas, de 24 a 28 de setembro, Feira de Turismo de Gramado - Festuris, de 6 a 9 de novembro e na Expocatólica, com data a ser definida pelos organizadores.

Uma das estratégias de abordagem da Paratur, que ocupará estande coordenado pela operadora italiana Just Brasil é apresentar aos participantes o roteiro Pará: 8 dias e 7 noites na Obra-Prima da Amazônia. O Pará divide o espaço também com representantes da TAP, que está com ações de marketing cooperado com a Paratur tendo em vista a inauguração, em junho, do voo direto Belém-Lisboa-Belém, que vai conectar o Pará com pelo menos 15 destinos emissores de turistas da Europa para a capital paraense e consequentemente a outras regiões turísticas como Marajó e Tapajós.

O público alvo são os operadores de turismo, agentes de viagens, instituições públicas e privadas, companhias aéreas, meios de hospedagem, imprensa especializada em turismo e o público em geral do mercado mundial.

Preferências – Pesquisas revelam que os italianos vêm ao Brasil em busca de sol, praia, natureza, ecoturismo, aventura e negócios. Todos esses segmentos podem ser explorados no Pará, que oferece esses recursos em suas principais regiões turísticas: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins e Xingu. A ideia é revelar aos turistas europeus que o Pará é rico em cultura e natureza, referência em sol e praia, eventos e negócios e tem como principais valores agregados ao turismo a criatividade, originalidade, sustentabilidade, diversidade e autenticidade.


Texto: Benigna Soares e Laura Sampaio - GEC Paratur

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