O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), realiza a campanha de conscientização, orientação e prevenção do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) do Ministério do Turismo (MTur). No Pará, as ações serão realizadas antes e durante o período do Carnaval.
O material de divulgação e promoção da campanha do TSI reúne 150 cartazes, 150 praguinhas, 150 folhetos, 150 adesivos de vidros de carro e 150 adesivos que serão entregues e distribuídos aos prestadores de serviços turísticos, servidores e também para a Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon/PA) e Polícia Rodoviária Federal.
O objetivo do programa Turismo Sustentável e Infância é trabalhar a prevenção e o enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes em todos os níveis do turismo brasileiro e ao mesmo tempo desenvolver, através da atividade turística, proteção ao meio ambiente, redução da pobreza e das desigualdades regionais, por meio da criação de empregos e geração de renda.
O TSI tem como princípios o desenvolvimento sustentável, a responsabilidade social corporativa e os direitos da criança, dividindo-se em quatro eixos de ação: Projeto Inclusão Social com Capacitação Profissional; Projetos de Formação de Multiplicadores; Seminários de Sensibilização e Campanhas.
O Programa Turismo Sustentável e Infância acumulou resultados e números expressivos na luta pelo enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes, entre eles: 1.800 jovens capacitados profissionalmente; 530 agentes locais formados; 163 seminários de sensibilização realizados; e 110 mil pessoas mobilizadas.
Denuncie - A exploração sexual de crianças e jovens (até 18 anos incompletos) é crime. Para denunciar os casos, existe o Disque Denúncia, ou Disque 100, serviço de atendimento telefônico gratuito, sigiloso e que funciona 24h, todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. As denúncias podem ser anônimas, e o sigilo das informações é garantido, quando solicitado pelo demandante. As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail disquedenuncia@sdh.gov.br.
Texto: Israel Pegado - SETUR/PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário