Apresentador Álvaro Garnero em travessia de barco para a ilha do Combú. |
O Pará foi tema de mais uma produção jornalística veiculada internacionalmente. Desta vez foi a TV Record Internacional que exibiu, na noite de domingo, 9, reportagem especial sobre o Pará. A exibição aconteceu no programa “50 por 1”, apresentado por Álvaro Garnero. As águas do Brasil foi o tema do programa que apresentou a rotina de quem vive das águas no Pará, com destaque para o cotidiano de Belém, ilha do Combú e arquipélago do Marajó.
Álvaro Garnero, com a produção de Parris Bittencourt, mostrou a beleza e a cultura de lugares como a Saldosa Maloca, que fica localizada na Ilha do Combú, do outro lado do rio Guamá. Conheceu e participou da produção do chocolate produzido pela dona Isete Santos, na mesma ilha, produto conhecido e aprovado pelos grandes chefs de cozinha brasileira como Alex Atala e Thiago Castanho.
Álvaro Garnero acompanhando a montaria de búfalos do 8º Batalhão da Polícia Militar do Marajó. |
Alvaro acompanhou a produção do famoso queijo de búfala, exclusividade da iguaria paraense. A instituição “Caruana do Marajó Cultura e Ecologia”, da pajé Zeneide Lima, também foi pautada pela equipe.
A rotina do 8º Batalhão da Polícia Montada em Búfalos, grupamento ligado à Polícia Militar do Pará, única no mundo com essa estrutura de usar búfalos como montaria, foi filmada e acompanhada na prática.
O programa acompanhou de perto a pescaria no mangue, a rotina e o procedimento para quem vai buscar o carangueijo e o turú direto da fonte, mostrou os encantos da Ilha do Marajó. O programa destacou a vida de Fábio Vitelli, um morador da ilha que ganha a vida como moto-táxi, e além disso, ensina e apresenta a “Luta Marajoara”, após isso a equipe acompanhou e gravou a apresentação de carimbó à beira da praia.
O trabalho foi realizado com apoio da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e da Secretaria de Turismo de Soure.
Assita aqui ao programa:
http://www.50por1.com.br/episodio_det.php?codeps=MTc5
Texto: Carolinne Reis e Benigna Soares - GEC Paratur
Nenhum comentário:
Postar um comentário