A
coordenadora da Feira, Andressa Malcher,
durante a apresentação da Gincana aos representantes das USES |
Representantes de Unidades Setoriais de Ensino (Uses) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) participaram na manhã dsta quarta-feira, 12, na Escola Cordeiro de Farias, do lançamento da Gincana Literária. O evento faz parte da programação da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro, realizada ao longo do ano. O objetivo é incentivar entre os estudantes o hábito da leitura, a partir da valorização das obras e de autores paraenses.
Na ocasião foi feito o sorteio das Uses que vão integrar a gincana desta edição. Foram elas a USE 9, a USE 10, a USE 15 e a USE 16. Cada uma dessas unidades engloba cerca de 20 escolas públicas.
Antes do sorteio, a coordenadora da Feira do Livro, Andressa Malcher, explicou como ocorre a dinâmica desse evento ao longo dos meses e apresentou algumas novidades da Feira para este ano. “Chegamos este ano a nossa 18ª edição, a maioridade, como costuma dizer o secretário Paulo Chaves, que é o idealizador da feira”, disse. “Este ano, o país homenageado será o Qatar, porque este será o ano do Brasil no Qatar, com programações envolvendo cinco estados, sendo o Pará um deles, e será também o ano do Qatar no Brasil”, completou a coordenadora, ressaltando que o escritor homenageado será o amazonense Milton Hatoum.
Logo em seguida, Andressa Malcher fez uma breve explicação sobre o funcionamento da Gincana Literária. “Cada uma das quatro equipes formadas por 15 alunos de escolas das Uses sorteadas ficará responsável por um escritor, que deve ler sua obra e discutir com o grupo. É preciso pesquisar sobre as homenagens e condecorações recebidas e representar uma das obras. A equipe também deve responder a 20 perguntas sobre autor e obra”, detalhou aos presentes.
Uma das Uses sorteadas para participar da gincana este ano foi a USE 9, para surpresa da representante, Elaine Mércia. “Ano passado também fomos sorteados e participamos com cinco escolas. Este ano, vamos trabalhar para que outras escolas, do total de 18 que compõem essa USE, possam participar. Costumamos mandar convite a todas para que todas possam ter oportunidade”, disse.
Quem também esteve presente ao lançamento da Gincana Literária da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro foi o escritor Antônio Juraci Siqueira, que já foi um dos escritores homenageados do evento. “Faço questão de prestigiar o lançamento da gincana e a própria gincana porque considero esta uma das mais importantes ações da Feira do Livro, porque incentiva o conhecimento dos nossos escritores por um público tão especial quanto os estudantes das escolas públicas”, avaliou.
Na próxima semana, em uma reunião no dia 19, às 9h, no Teatro Gasômetro, entre a coordenação da Feira do Livro e as Uses sorteadas, serão apresentados os quatro nomes dos escritores escolhidos para serem trabalhados durante a gincana, bem com o tema da redação.
A Gincana Literária da XVIII Feira Pan-Amazônica do Livro é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) em parceria com a Seduc, por meio da coordenação do Sistema Estadual de Bibliotecas Escolares (Siebe). No ano passado, a Gincana Literária ocorreu no Teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, e mobilizou 250 alunos de escolas públicas para a realização de trabalhos a partir de pesquisas sobre quatro autores paraenses. Todas as equipes receberam premiações, do 1º ao 4º lugar, com medalhas e troféus. A equipe vencedora desenvolveu seus trabalhos a partir da vida e da obra da escritora paraense Olga Savary.
Este ano a gincana será nos dias 10, 11 e 12 de setembro, em Belém, abrangendo a Região Metropolitana e as regiões do Capim (no nordeste do Estado) e do Baixo Amazonas (no oeste).
Fonte: Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário