O secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, esteve reunido na tarde da última sexta-feira (31) com a coordenadora de Turismo da Prefeitura de Altamira, Veridiana Silva, para discutir propostas e alternativas para o crescimento do fluxo de turistas no município, que é a cidade de referência na região turística.
"Estamos discutindo algumas ações e encaminhamentos, por meio da parceria com Belo Monte, para dotar a cidade de Altamira da infraestrutura que permita o desenvolvimento econômico, baseado nos investimentos da hidroelétrica, com os ganhos proporcionados pelo turismo", disse Adenauer Góes. Ele destacou o segmento da pesca esportiva como um dos mais importantes da cidade do polo turístico do Xingu, trabalho que vem sendo feito pela Diretoria de Produtos Turísticos, bem como as ações de qualificação do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur).
O secretário enfatizou ainda a importância do turismo como atividade econômica que precisa se fortalecer nos polos e, partindo das cidades chaves destes polos, se irradiar para os demais municípios no entorno. "A natureza, o Rio Xingu e o espírito indígena, que é a base cultural desse cenário, mais a gastronomia, o artesanato, a música e a dança, compõem a matéria-prima para que o setor empresarial invista na formação do produto turístico em Altamira", explicou.
De acordo com a coordenadora de Turismo do município, Veridiana Silva, o PEQTur promoveu sete cursos em Altamira: Cozinha Regional, Qualidade no Atendimento, Condutor de Pesca Esportiva, Marketing & Vendas de Artesanato, Gestão de Pequenos Negócios, Biojóias e Sucatas da Floresta (Reciclagem).
Para ela o trabalho de qualificação profissional do setor é fundamental, assim como a de construção da imagem turística de Altamira como fator de atração. "Altamira precisa de uma identidade como um todo perante a sociedade local e para o turista que vem de fora do estado", conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário